Máquinas de Refrigerantes Podem Abrigar Bactérias Fecais, Aponta Estudo

 

Máquinas de Auto-Atendimento de Refrigerantes
Máquinas de Auto-Atendimento de Refrigerantes

É possível que as máquinas de  auto-atendimento de refrigerantes em restaurantes e lanchonetes de fast-food sejam fontes de contaminações de perigosas bactérias?

A partir de hoje você deve pensar bem se deve encher seu copo de refrigerante ou ordenar bebida engarrafada  em restaurantes ou lanchonetes fast-food . 

Estudo recente mostra que as bebidas das máquinas de refrigerante localizadas em restaurantes e estabelecimentos de fast food podem realmente abrigar bactérias fecais, de acordo com uma pesquisa realizada nos USA.
 
O estudo mostrou que quase metade das bebidas que saem das máquinas de auto-atendimento de refrigerantes estavam contaminadas com coliformes fecais. As máquinas podem trazer bactérias coliformes, juntamente com as bebidas.
 
Cerca de 48 por cento das bebidas tinha coliformes, segundo o estudo. Mas apenas 20 por cento das bebidas nas amostras continha bactérias coliformes que realmente excedeu os limites da Agência de Proteção Ambiental Americana. O gelo e água das torneiras das máquinas não testaram positivos para todas as bactérias.

Até agora, a fonte da bactéria é desconhecida. Gerentes de restaurante e lanchonetes de fast-food disseram que fazem a limpeza dos bicos todo dia, e não foram vistos muitas pessoas nos restaurantes tocando nos bicos das máquinas. No entanto, apenas um gerente disse que ele regularmente limpa o tubo de plástico dentro das máquinas.

Pode ser que as  bactérias fecais  se implantaram no revestimento dos tubos de plástico, pois se sabe que em hospitais as bactérias podem estabelecer-se em tubos de plástico para máquinas.

Em uma declaração à jornais americanos, a Coca-Cola Company disse que não tinha conhecimento das doenças que poderiam ser causadas por suas máquinas, as quais “têm servido bebidas por mais de 120 anos.”

O microbiologista da Universidade do Arizona,  Charles Gerba, disse que as bactérias coliformes têm sido detectadas em máquinas de distribuição de água potável também, onde os clientes enchem botijões de água.

Em recentes surtos de doenças gastrintestinais ocorridos nos USA a presença da bactérias coliformes são causas de  constante preocupação. Até agora, somente formas menos perigosas da E. coli foram encontrada nas máquinas de refrigerante.

Contudo, é possível que as máquinas possam hospedar raças mais virulentas de E. coli. E se as máquinas podem abrigar bactérias, elas também podem conter vírus. como Norovirus (que causam sérias doenças gastrintestinais.

Sendo assim da próxima vez que for ordenar refrigerantes em restaurantes e lanchonetes de fast-food pense duas vezes se vai ou não preencher seu copo nas máquinas de auto-atendimento ou ordenar engarrafados/enlatados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *