Malware DNSChanger – Atenção Cheque Se Seu Computador Está Infestado com o Malware DNSChanger, ou “Vampiros”, que Atingem Milhões de Computadores em todo o Mundo.
Malware DNSChanger – As advertências sobre o problema do Malware DNSChanger na Internet – que transforma seu DNS em “vampiros” – estão espalhadas no Facebook e Google. Prestadores de serviços de Internet estão enviando avisos, e o FBI (Polícia Federal dos EUA) criou um site especial para você verificar seu computador.
Contudo centenas de milhares ainda podem perder o seu serviço de Internet segunda-feira a menos que façam uma verificação rápida dos seus computadores do malware que poderia ter assumido suas máquinas mais de um ano atrás sem estaren sabendo. Você pode ser um deles?
Apesar de respetidos avisos e alertas, milhões de computadores provavelmente estão infectadas em todo o mundo. Dos que ainda são infectados, o FBI acredita que cerca de 64.000 estão nos Estados Unidos. Não sabemos quantos estão no Brasil, Portugal, Angola…. Mas com certeza não são poucos…
Os usuários que ainda estão infectados segunda-feira vão perder a sua capacidade de acessarem a Internet. Já pensou que desastre terrível, passar um dia sem internet. Os que não checarem e limparem seus computadores rapidamente terão que chamar seus prestadores de serviços para obter ajuda e eliminarem o malware e reconectarem à Internet.
O problema começou quando hackers internacionais engendraram um esquema de publicidade online para assumir o controle de milhões de computadores infectados em todo o mundo. Quando o FBI entrou para derrubar os hackers no final do ano passado, os agentes perceberam que os servidores maliciosos são usados para controlar os computadores. Todas as vítimas se não agiram agora vão perder seu serviço de Internet.
Malware DNSChange – Como Tudo Começou
“No final do ano passado, o departamentos de segurança digital do FBI e de organizações internacionais anunciaram o fim de um esquema de crimes virtuais praticados com o malware DNSChanger que já teria infectado mais de 4 milhões de computadores. Para complicar, algumas dessas máquinas estavam em mais de 50% das empresas da Fortune 500 (a lista das 500 empresas mais ricas dos Estados Unidos) e também de órgãos governamentais do mesmo país.
O malware funciona infectando servidores DNS e os transformando em “vampiros”. Quando algum internauta tenta acessar determinadas páginas, o DNS ilegal o redirecionava para endereços falsos e infectados. Com isso, os criminosos responsáveis pelo sistema conseguem instalar maneiras de reunir informações sigilosas para clonar cartões de crédito e invadir contas dos mais variados tipos (desde emails até contas bancárias).
Em uma operação do FBI e organizações internacionais, foram localizados seis dos responsáveis pelos ataques (todos da Estônia). Calcula-se que eles tenham faturado mais de 14 milhões de dólares durante os roubos, que já aconteciam há alguns anos.”
O FBI publicou uma ferramenta que permite você saber se seu computador está configurado para acessar um servidor vampiro. Se quiser conferir, clique aqui e insira seu IP no local indicado.