Lichia: A Nova Estrela na Fruticultura Tropical

Lichia – A Pitomba de Luxo que  o Brasil Poderá Facilmente Dominar o Mercado Mundial e Que Você Pode Ter em Seu Jardim, Quintal ou Pomar

Lichia - Pitomba de Luxo (Crédito: USDA)
Lichia – Pitomba de Luxo (Crédito: USDA)

Lichia é uma fruta tropical que é principalmente cultivada na China e no Vietnã, porém também é encontrada na parte norte da Índia e em outros países tropicais como o Brasil.

É uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade. É a árvore favorita para os jardins de residência no Havaí, e em cidades da Califórnia como San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey e dai por diante.

A fruta Lichia é normalmente de 1 ½ a 2 polegadas de tamanho e tem uma forma oval distinta com formato de coração, também chamada no Brasil de uma pitomba de luxo.

Em muitos países é considerada a estrela da fruticultura ou rainha das frutas. No Brasil foi totalmente adaptada as condições de clima dos Estado de São Paulo, Minas Gerais e muitos outros.

Os produtores pioneiros estão produzindo excelentes safras, com resultados econômicos compensadores. Produtores de quintal, pequeno pomar ou jardins podem tê-la como uma excelente planta fruteira em suas casas.

O Brasil em futuro próximo poderá facilmente dominar o mercado mundial, porque a produção das outras regiões produtoras ocorre de maio a agosto e no Brasil de novembro a janeiro.

Assim, sem concorrência, o Brasil poderá abastecer o mercado mundial com lichias na época do Natal de excelente qualidade.

Lichia fruta tem pele vermelha e polpa branca-suculenta por dentro. A pele da fruta Lichia é um pouco irregular e áspera, e você não pode comer a pele. Você racha a pele para abrir e comer o fruto.

Dentro de uma fruta  há uma semente grande, preta no meio que não é comestível. A parte branca no interior é muito doce e saborosa.

O método normal de reprodução de mudas da lichia é através de sementes ou usando o método chamado mergulhia e sua derivação alporquia.

Lichia – Fonte Importante de Vitamina C

Pode ter até 72 mg de vitamina C por 100 gramas de carne, a lichia é uma fonte importante desta vitamina essencial. Lichia é rica em vitamina C e potássio. É baixa em calorias: uma lichia tem somente 7 calorias. Baixa em gordura saturada, colesterol e sódio. É  rica em cobre. O valor nutricional e benefícios de saúde de Lichia faz que a mesma seja adequada para manter a saúde ótima, e para  perder de peso.

Os altos valores nutricionais da Lichia são as razões pelas quais ela é uma bebida popular onde é cultivada. No entanto, nos Estados Unidos, Lichia (conhecida como Lychee) não é ainda uma fruta comum. No resto do mundo, Lichia tem crescido intensamente em popularidade.

Os benefícios de saúde da Lichia são impressionantes e são muitas vezes esquecidos em países onde esta deliciosa fruta não é  comum ou nos países onde a fruta Lichia não é encontrada em abundância. Lichia é bom para a saúde e bem estar, particularmente bom para a saúde gastrointestinal.

Pesquisas mostraram também que a Lichia pode ter impressionante propriedade anticâncer de mama. Um estudo publicado no Jornal de Toxicology and Applied Pharmacology mostra que Lichia retarda a formação e progressão do câncer da mama através de vários mecanismos, incluindo a apoptose.

Lichia – Não Corte os Galhos para Mantê-la em Forma Piramidal

Atenção: Muitos cultivadores domésticos desta árvore em jardins tendem a podá-la para mantê-la piramidal ou vertical em forma. Este é uma prática que não deve ser feita! A árvore naturalmente tem galhos que curvam para baixo em forma de guarda-chuva, como para sombrear as raízes e manter o frescor do chão durante os verões quentes.

O corte destes ramos vitais que salientam a planta e vai reduzir em muito a produtividade da fruta. Também torna mais difícil alcançar o fruto no tempo da colheita.

O que você está esperando para ter a Lichia em seu pomar?

 

One comment

  1. Eu já conhecia a lichia e na época de sua produção no Brasil, como agora na proximidade do Natal, nós a compramos sempre. Entretanto fiquei surpreso com as informações acima. Tem uma combinação perfeita: muita vitamina C e potássio e poucas calorias, além, claro, do excelente sabor. É surpreendente que a lichia retarde a formação e progressão do câncer de mama. Certamente a indústria farmacêutica vai, mais cedo ou mais tarde, identificar o princípio ativo, submetê-lo a testes e talvez surja uma nova medicação para esse mal que é um pesadelo para as mulheres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *