Internet via Balões – Google testa balões estratosféricos para transmitir internet sobre Austrália e em locais remotos da terra
A gigante da Internet associada com uma equipe da Telstra vão usar 20 balões para sobrevoar e região da Queensland ocidental como parte do projeto Loon, como é chamado, concebido para ajudar a conectar internet em regiões remotas do planeta.
Até o presente, o projeto Loon da Google tem balões testes de transmitir internet voado sobre a Nova Zelândia
Agora a Google está trazendo seus audaciosos balões de transmissão de internet para a Austrália. A empresa testará 20 balões voadores no oeste de Queensland em dezembro em parceria com a Telstra.
É o mais recente passo do projeto Loon, plano do Google para disponibilizar internet para regiões remotas do mundo através de balões de hélio que circulam o globo levados pelos ventos estratosféricos. Os balões carregam antenas que podem transportar sinais de 4G, para casas e telefones 20km abaixo
Internet via Balões – Para os testes, a Telstra fornecerá equipamentos de rádio para se comunicar com os balões e acesso a internet no espectro de rádio.
Isto prossegue os ensaios iniciais realizados acima de cidade de Christchurch na Nova Zelândia em junho do ano passado. Google afirmou que na época tudo foi desenvolvido para as condições estratosféricas favoráveis da área.
O objetivo final da empresa é ter um anel de balões circundando a terra, trazendo a internet para os estimados dois terços das pessoas que estão atualmente sem acesso a net.
Espera-se também que os balões possam um dia fornecer cobertura para áreas atingidas por catástrofes naturais.
O projeto Loon está em desenvolvimento desde meados de 2011 pelos cientistas do Google laboratório X super secreto que também trabalha no Google Glass e carros driverless (que dirigem sem motoristas).
A tecnologia é especialmente atraente para os países em desenvolvimento, porque isso pode evitá-los que coloquem o cabeamento de fibra subterrânea muita dispendiosa.
Internet via Balões- Como Funciona o Projeto Loon
1. estações de rádio conectadas a web mandam sinais até os balões, que flutuam duas vezes mais altos do que a altura que os aviões a jato voam.
2. Os sinais saltam adiante de um balão para a próximo à frente.
3. Cada balão tem capacidade de transmitir sinais de internet para uma área mais de duas vezes o tamanho da cidade de Canberra ou cerca de 1 milhão de habitantes..
4. Painéis solares de tamanho de um cartão proveem power para os equipamentos on-board. Os balões podem ficar no ar por cerca de 100 dias.
5. O plano é um anel de balões que orbitarão a terra levados pelos ventos oestes estratosféricos.
Fonte: Google Loon Project & Australian Associated Press