Inteligente Design do Tamarutaca é Fonte de Inspiração para Meteriais Resistentes Usados em Estruturas de Aviões e Blindados

Inteligente Design do Tamarutaca – O design inteligente de um crustáceo muito conhecido pela sua potencia de ataque, o Tamarutaca (Odontodactylus scyallarus), camarão-pavão ou lagosta-boxeadora esta sendo fonte de inspiração para o design e produção industrial de materiais altamente resistentes utilizados em estruturas de aviões e blindados.

 Como mostramos em artigo anterior, o Tamarutaca ou camarão-pavão é sempre motivo de estudos e curiosidade. Agora a National Science Foundation dos Estados Unidos está financiando uma pesquisa  no que poderíamos chamar de Inteligente Design do Tamarutaca, um crustáceo de cor de arco-íris de 4 a 6 cm de comprimento que vive em águas tropicais e  parece mais com uma uma lagarta blindada.

Inteligente Design doTamarutaca é Fonte de Inspiração (Fonte: NGS)
Inteligente Design do Tamarutaca é Fonte de Inspiração (Fonte: NGS)

 Famosas Universidades americanas como a da Califórnia em Riverside, Universidade do Sul da Califórnia e a conhecida Universidade de Purdue estão estudando na realidade (embora não afirmem) o Inteligente Design do Tamarutaca procurando dados para produzir materiais usados não somente para corpos de aeronaves, mas para armadura militar de carros militares entre outras utilizações.

 O que é de especial sobre este crustáceo é a força espantasa do seu punho laranha ou pata laranja que, para assombro dos cientistas, pode acelerar debaixo de água mais rápido que uma bala de calibre 22.

 Quando ataca sua futura presa, a pata em forma de tesoura chega a ferver a água, criando bolhas de cavitação que implodem causando um impacto secundário.

 O camarão-boxeador usa a potência de seu murro para destruir conchas do molusco e exoesqueletos, que estão também sendo estudados para determinar a resistência ao impacto de caranguejo.

 A pata cria uma força de impacto que é mais de 1.000 vezes o próprio peso do Tamarutaca. E é descomunalmente resistente; o desing inteligente do Tamarutaca faz com que ele possa esmurrar até 50.000 vezes em alta velocidade sem quebrar durante toda sua vida útil.

 Como Funciona o Inteligente Design do Tamarutaca?

 Os cientistas estão estudando de que é feita a pata-tesoura que permita suportar o correspondente a 50.000 impactos de balas. o Inteligente Design do Tamarutaca mostra que é altamente tolerante a impactos e resistente ao choque, além de leve, rígido e resistente. Imagine um material como este desponível no mercado?

 O design inteligente do Tamarutaca tem uma estrutura complexa com três regiões especializadas, todas funcionado juntas para torná-las mais resistente do que muitos produtos de engenharia cerâmica.

 Similar ao osso humano, a superfície da pata tem uma alta concentração de minerais que ajuda a suportar o impacto quando o crustáceo atinge a sua presa/comida.

 Na visão microscópica, os componentes são altamente organizados e forados de camadas de fibras feitas de um açúcar complexo chamado quitina. Estas fibras são espalhadas ao longo da pata têm como função ser um absorvente de choque.

 Inteligente Design do Tamarutaca – Durante os impactos de alta potencia e velocidade, as fibras de quitina mantém a pata ou porradeira intacta

 Os pesquisadores ficaram curiosos e estudaram a absorção de energia e resistência de impacto da pata quando a mesma é atingida, e avaliaram sua força após o impacto. Eles usaram exames de ultra-som para medir danos externos e internos. Os experimentos reproduziram os mesmos tipos de testes feitos pela indústria aeronaútica para testar resistência dos materiais empregados nos aviôes.

 As aplicações potenciais do Inteligente Design do Tamarutaca são imensas. Em aviões, eles poderiam reduzir o peso, reparações e custos de combustível, melhorando a resistência ao impacto. Poderiam fazer carros elétricos mais leves, aumentar seu alcance e reduzir seu consumo de energia.

As pesquisas indicam que usando este design inteligente pode ser obtida uma melhoria da resistência da armadura de veúculos militares além de reduzir seu peso e espesura em um terço das usadas atualmente.

Os cientistas afirmam que “quanto mais estudamos a pata tesoura desse crustáceo minúsculo, mais percebemos que sua estrutura poderia melhorar muitas coisas que usamos no nosso dia-a-dia,”

Quem diria, o Inteligente Design do Tamarutaca sendo base para tantas descobertas e inovações. Quem desenvolveu um design orgânico tão inteligente e altamente resistente como este, sabia realmente o que estava fazendo!

Inteligente Design do Tamarutaca – Vejam este vídeo sobre a potencia do golpe do camarão pavão

Fonte:

Olho de Camarão É Modelo para Tecnologia Ótica

Allison Barrie – http://www.foxnews.com/tech/2014/04/24/shrimps-inspire-stronger-materials-for-airplanes-armor/?intcmp=obnetwork

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *