Insetos Comestíveis: ONU Sugere Que Devemos Comer Insetos

Insetos Comestíveis – A ONU tem novas armas para lutar contra a fome mundial, aumentar a nutrição das populações carentes e reduzir a poluição, e pode ser que esteja rastejando ou voando perto de você agora mesmo: insetos comestíveis na mesa ou na dieta alimentar humana

Em artigo anterior mostramos que bilhões senão trilhões de cigarras vão invadir o leste dos Estados Unidos a qualquer momento. Agora vem a ONU com uma sugestão do que fazer com tantos insetos presentes no nosso planeta.

Insetos Comestíveis - A ONU tem novas armas para lutar contra a fome mundial (crédito: UN-FAO)
Insetos Comestíveis – A ONU tem novas armas para lutar contra a fome mundial (crédito: UN-FAO)

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação afirmou esta semana em um relatório que a “classe de invertebrados que compreende animais de corpo dividido em três regiões : cabeça com um par de antenas, geralmente um par de olhos e armadura bucal; tórax, um par de patas,e asas; abdome , composto de 7 a 10 segmentos que se parecem encaixar um a outros” como gafanhotos, formigas e outros membros do mundo dos inseto são alimentos subutilizados que devem ser mais consumidos por pessoas, animais e animais de estimação.

Quem é Nordestino do interior, deve lembrar bem da fina iguaria da culinária cabocla consumida no inicio das chuvas ou trovoadas. Com as chuvas vêm as famosas super formigas voadoras ou mais conhecidas como tanajuras que chegam as milhares.

Neste reboliço, a turma sai como doidos para pegar quantas possíveis e comer tanajura frita, com farinha de mandioca  ou servida torrada e consumida como se fosse amendoim. Tem gente que não troca esta delícia por nada deste mundo!

É isto. O relatório de 200 páginas, divulgado em uma conferência de imprensa na sede de Roma da Agência da ONU, diz que 2 bilhões de pessoas no mundo já suplementam suas dietas com insetos, que são ricos em proteínas e minerais e têm benefícios ambientais.

Segundo a Agência, os insetos são “extremamente eficientes” na conversão de alimentos em carne comestível. Em média, eles podem converter 2 kg dos alimentos em 1 quilograma (2.2 libras) de massa de inseto. Em comparação, gado precisa de 8 quilogramas de alimentos para produzir um quilo de carne.

A maioria dos insetos são susceptíveis de produzir menos gases de efeito estufa prejudiciais ao ambiente, e também se alimentam desperdício de alimento humanos, compostagem, chorume de animal e outros produtos da cadeia alimentar agrícola, disse a Agência.

Atualmente, a maioria dos insetos comestíveis são colhidos nas florestas. Contudo, existem insetos cultivados que são  muitas vezes explorados a nível familiar e comercializados em nichos de mercado.

Entretanto, a ONU afirma que o cultivo massal e mecanizado pode dinamizar exponencialmente a produção de insetos comestíveis. Um exemplo é a indústria de isca de peixe que há muito vem cultivando insetos.

Agricultura ou cultivo de insetos comestíveis é “uma das muitas maneiras de endereçar a segurança alimentar e alimentação,” disse a Agência de alimentos.

“Insetos estão por toda parte e reproduzem-se rapidamente”, acrescentando que deixam um “baixo impacto ambiental.” Eles fornecem proteína de alta qualidade e nutrientes quando comparado com a carne e peixe e são “particularmente importante como suplemento alimentar para crianças subnutridas.”

Insetos também podem ser ricos em cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, selênio e zinco e são uma fonte de fibra.

A Agência observou que seu programa de insetos comestíveis está também estudando o potencial de aracnídeos, como aranhas e escorpiões, embora estritamente falando não são insetos.

Biólogos em universidade têm analisado o valor nutricional de insetos comestíveis e alguns deles, tais como certos besouros, formigas, grilos e gafanhotos, aproximam-se da carne vermelha magra ou grelhado de peixe em termos de proteína por grama.

 Insetos Comestíveis – Mas dá Para Encarrar uma Panelada de Insetos ao Molho-de-Coco?

 O relatório observou que algumas lagartas na África do Sul e ovos de formiga tecelã no sudeste da Ásia são considerados iguarias e atingem altos preços no mercado.

 Agora será que você vai entrar nesta e fazer aquela insetada de dá água na boca?

Fonte: http://www.fao.org/docrep/018/i3253e/i3253e00.htm

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *