Explosões Solares – No último dia de agosto, o sol literalmente cuspiu uma imensa massa de gás controlada apenas por seus próprios campos magnéticos — e tudo foi filmado pelo Observatório de dinâmica Solar da NASA.
O filamento ou monstra labareda solar foi descrita pela NASA como o colapso de chamas “de uma maneira espetacular” visto no dia 31 de agosto.
O observatório capturou a cena em extrema ultravioleta, permitindo ver o detalhe”dramático” do evento brilhando intensamente.
As filmagens mostram o gigante filamento solar desmoronando em detalhes dramáticos.
“Longos filamentos como estes são conhecidos colapsarem causando imensas explosões quando atingem a superfície estelar,” de acordo com a NASA.
Veja o Vídeo do SDO-NASA
Relatório e previsões do serviço meteorológico americano afirmavam que este evento solar poderia apenas criar uma tempestade geomagnética moderada na terra, mas acontenceu algo mais.
Tempestades geomagnéticas quando intensas, como temos mostrado no nosso site, podem afetar de moderada a severa comunicações, linhas de transmissões e alguns equipamentos de satélite. Elas são também conhecidas por realçar as luzes do Norte ou aurora boreais. Este vídeo abaixo de luzes do Norte foi feito em Alberta no Canadá na segunda-feira — o dia, quando esperava-se que a tempestade atingisse a terra:
Fonte: SDO-NASA, TheBlazeNews
Links Relacionados:
- Explosões Solares: Outra Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra
- Explosões Solares: Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra
- Explosões Solares: Massivas ES Acontecendo no Início de 2012
- Explosões Solares: Sol Libera Gigante Erupção Classe X6.9
- Massiva Erupção Solar M-2
- Explosões Solares Mostram a Vulnerabilidade da Matriz Elétrica Mundial
- Sol: Espetaculares Explosões e Tempestades Solares com Labaredas Maiores que a Terra
- O Sol Visto de Bem Perto pelo SDO da NASA