Explosões Solares: Como temos acompanhado e mostrado no nosso site, as tempestades solares estão super ativas em 2012. As maiores erupções solares vistas neste verão (inverno no sul) até agora estão acontecendo desde sol sexta-feira (6 de julho), são as mais recentes de uma série de poderosas tempestades geomagnéticas produzidas por nossa estrela mais próxima, os especialistas estão afirmando
Estas tempestades solares vêm ocorrendo desde as 19:00 da sexta e foram classificadas como uma labareda de classe X1.1 solar – um dos mais fortes tipos de erupções possíveis, de acordo com a Serviço Espacial de Previsão de Tempo (SWPC), gerido pela NOAA o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
Explosões Solares – Formando Manchas Solares Gigantes tipo AR1515
As chamas ou labaredas enormes de energia solar formaram manchas solares gigantes tipo AR1515, que já dispararam várias outras poderosas tempestades esta semana. Cientistas estão acompanhando de perto estas manchas para o surgimento de outras possíveis classe X-labaredas.
Por todas as contas, o grupo de manchas solares AR1515 é enorme. Elas se estendem por 118,681 milhas (191.000 quilômetros) da superfície do sol, do tamanho de mais de 15 Terras medidas de ponta a ponta, segundo astrofísicos da Nasa.
Enquanto as erupções solares que estão acontecendo desde sexta indicam uma forte temporada de verão, que começou no final de junho, não são as mais fortes de 2012. Em março, o sol disparou um surto de classe X5.4 solar intensa. Contudo, a sequência que temos nestes dias pode crescer de intensidade e se tornar recorde para o currente ano.
Links Relacionados:
- Explosões Solares: Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra
- Explosões Solares: Massivas ES Acontecendo no Início de 2012
- Explosões Solares: Sol Libera Gigante Erupção Classe X6.9
- Massiva Erupção Solar M-2
- Explosões Solares Mostram a Vulnerabilidade da Matriz Elétrica Mundial
- Sol: Espetaculares Explosões e Tempestades Solares com Labaredas Maiores que a Terra
- O Sol Visto de Bem Perto pelo SDO da NASA