Uma vez mais o Pangasius (Pangasius hypophthalmus) mostra (agora no Reino Unido) o que poderia ser o Brasil na área de cultivo de pescados, se aquicultura fosse implementada seriamente.
Para isto bastaria replicar exemplos nossos de sucessos de aquicultura associativista e empresarial como o Polo de Piscicultura de Paulo Afonso, Petrolandia, Jatobá, Itaparica e Itacuruba no médio vale do rio Sao Francisco no Nordeste Brasileiro.
Temos tudo para ser um potencia mundial em aquicultura em curto prazo. O Pangasius está mostrando isto. Semelhantemente ao que acontece no Rio Mekong, o médio São Francisco podia gerar U$bilhões e milhares de empregos através da aquicultura.
O bagre Pangasius também chamado na Inglaterra de “bacalhau” Vietnamita está crescendo em popularidade junto os consumidores britânicos numa velocidade jamais observada por qualquer outro tipo de pescado já introduzido no Reino Unido. Lembram do cultivo do nosso bacalhau amazônico, o Pirarucu?
Vendas de Pangasius, ou bagre vietnamita, aumentaram em 60 por cento em 2009 comparadas com 2008. O Pangasius, ou Basa, está sendo vendido nos supermercados como “bacalhau vietnamita” e na realidade tem muitos dos atributos de bacalhau, a um preço muito mais baixo e atraente.
É vendido pela metade do preço do bacalhau. Pangasius também é usado extensivamente em refeições processadas no Reino Unido.
As vendas atingiram 1.005 toneladas em 2009. Isso coloca o Pangaisus quase no mesmo nível de vendas do robalo e pescadas, em peso, e é o dobro da quantidade de caranguejos e vieiras.
Em contraste, as vendas de bacalhau caíram 17 por cento em 2009 comparadas com 2008. O salmão e o atum caíram 4 por cento, a truta 11 por cento e a soia 13 por cento. No entanto, as vendas de haddock aumentaram 2 por cento.
Como dissemos antes e mostramos em outros artigos, o bagre vietnamita é cultivado no delta do Mekong, é relativamente livre de ossos, tem um sabor suave e carne branca.
Vendas no ano passado totalizaram mais de £8 milhões de libras esterlinas ou U$12,75 milhões de dólares. O pangasius começou a ser importado do Vietnam para o Reino Unido a cerca de dois anos atrás. É um recém-chegado que está tomando o mercado como uma tempestade.
As vendas de Pollock, muitas vezes consumido como uma alternativa ao bacalhau e, geralmente importado do Alasca, teve um aumento de 29 por cento, com mais de 15.000 toneladas vendidas no ano passado.
Tuna continua a ser o peixe mais popular no Reino Unido, com quase 77.000 toneladas vendidas em 2009, seguido de salmão com 53.000 toneladas, o bacalhau com 39.000 toneladas e haddock com 25.000 toneladas.
A indústria aquícola deste bagre é um exemplo para ser analisado por todos que promovem aquicultura. Para se ter uma idéia, o Pangaius só realmente começou a ser intensamente cultivado há cerca de cinco anos atrás e hoje comanda um mercado de bilhões de dólares anualmente.
Mais informações sobre Pangasius:
- Filé de Pangasius (bagre vietnamita) Chegou e Abafou nos Restaurantes Americanos
- Exportações de Pangasius Duplicam para o Mercado Russo
- Aquicultura Mundial em Plena Expansão
- Por que Os Peixes Amazônicos Não São Ainda Estrelas Mundiais em Aquicultura?
- Pangasius: A Nova Estrela da Aquicultura Mundial
- O que tem o Pangasius de tão Especial?
- Pangasius Aquicultura