Estrela Desabafando – Vídeo quase inacreditável de Lapso-de-tempo, que demorou quatro anos para ser feito, mostra imagens vindas do telescópio Hubble de uma extraordinária explosão estelar que não pode ser visto da terra. Um evento real mas ainda sem explicação.
Esta grande explosão estelar é tecnicamente chamada de um “eco de luz”. A NASA capturou as incríveis tomadas ao longo de quatro anos usando o telescópio espacial Hubble e disponibilizou este vídeo de lapso de tempo na internet.
Estrela Desabafando – Os cientistas da NASA estão perplexos e afirmam que ainda não sabem o que causou o “Desabafo” de V838 Mon, a estrela explodindo. Mas Sabemos que os Céus proclamam a Glória de Deus e o Firmamento Anuncia as Obras das Suas Mãos!
“Por razões totalmente desconhecidas, a estrela V838 Mon de repente se expandiu resultante na estrela mais brilhante de toda a galáxia Via Láctea em janeiro de 2002,” explicou a NASA. “Então, tal como de repente, desvaneceu-se.”
Um flash estelar como este nunca tinha sido visto antes em supernovas e novas expelindo matéria para o espaço, de acordo com a NASA. Embora a Estrela Desabafando não apareça expelir o material para o espaço, o que o vídeo mostra na verdade é o eco de luz movendo-se exteriormente em forma de um flash brilhante.
“Em um eco de luz, a luz do flash é refletida pelos anéis sucessivamente mais distantes na matriz complexa de poeira interestelar que cercou a estrela,” cientistas afirmaram. ” A Estrela Desabafando, V838 Mon. situa-se cerca de 20.000 anos luz de distância da terra na direção da constelação de unicórnio (Monóceros), enquanto o eco de luz gerado pela explosão se estendeu por cerca de seis anos-luz de diâmetro.”
Para se ter uma ideia destas distancias e a gente ter uma melhor perspectiva, o sol está a oito minutos-luz da terra. Plutão fica de aproximadamente a nove dias-luz de nós. Foi um senhor desabafo de seis anos-luz do tamanho.
Estrela Desabafando – A causa do eco de luz ainda é um mistério, mas seja qual for a causa, as imagens capturadas pelo Hubble são raras e de tirar o fôlego.
Como mostramos em outros posts, Hubble é uma das missões científicas da NASA mais bem sucedidas e duradouras, de acordo com a agência. Até agora o famoso Hubble tem transmitido centenas de milhares de imagens para a terra, “ajudando esclarecer muitos dos mistérios da astronomia,” afirma o site da NASA. “Seu olhar tem ajudado a determinar a idade do universo, a identidade dos quasares e a existência da energia escura (dark energy)”.