Energia Eólica: Lançadas Pás Gigantescas de Turbinas Eólicas

Energia Eólica – Empresa Alemã Lança Gigantescas Pás , as Maiores do Mundo, que  Podem Girar Turbinas Eólicas de 6 Megawatts

Energia Eólica - Pás B75 Comparadas com a Envergadura do Airbus A380 (Crédito: Siemens)
Energia Eólica – Pás B75 Comparadas com a Envergadura do Airbus A380 (Crédito: Siemens)

Com cientistas eólicos afirmando que temos vento disponível na terra em qualidade e quantidade que podemos gerar energia eólica suficiente para exceder a demanda total mundial  de energia, energia eólica continua crescendo em volume e inovação.

Recentemente, a empresa alemã Siemens divisão de energia eólica, liberou fotos de suas pás de rotor de turbina de vento verdadeiramentes gigantescas chamadas B75.

Como se pode imaginar, os protótipo de turbinas  de energia eólica que vão usar estas pás possuem algumas dimensões surpreendentes.

O que chama a atenção de frente são os 75 metros de comprimento das pás de energia eólica é que a mesma é feita de um único componente, resina epóxi, e tem o corpo reforçado com fibra de vidro, convertida em um gigantesco molde usando um processo Siemens chama IntegralBlade.

Inicialmente, três pás B75 já podem estar em operação em um protótipo de turbina de offshore de 6 MW no centro de testes nacionais da Dinamarca em Østerild.

A varredura da turbina de energia eólica cobre 18.600 metros quadrados e as pontas das pás girão a 290 km/h (180 mph) em lamber completo. A uma velocidade de vento de 10 m/s (19,4 nots), a turbina será atingida por 181 toneladas de ar por cada segundo. Realmente impresionante.

Só em termos de comparação, a mega pá de 75 metros de  comprimento é similar a envergadura de um moderno Airbus A380 (79,75 m ), que é uma dimensão incrível para um pá de energia eólica.

A empresa alemãs já instalou turbinas de 6 MW no distrito eólico de Gunfleet Sands do Reino Unido, embora com lâminas de 60 metros. Graças a o processo “QuantumBlade”,  a empresa afirma que as B75s pesam muito menos que as pás convencionais.

“A redução de peso é conseguida usando-se perfis de pás especialmente projetado em uma forma que produzem um desempenho máximo do rotor em variadas e diferentes velocidades do vento”, afirma a empresa.

Comparando com os modelos atuais em operação, inclusive no Brasil, estas pás colossais com capacidade de gerar turbinas de 6 MW são inovações bem vindas à indústria Eólica mundial. Vamos ver e acompanhar os resultados dos projetos iniciais.

[cincopa AUEAAALIzMom]

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *