DULCE RAMOS: MULHER À FRENTE DE SEU TEMPO

Coluna de Oswaldyene de Almeida Rufino

             Figura conhecida no cenário educacional belo-jardinense tendo cientistas internacionais renomados como seus ex-alunos a professora Dulce Ramos é um exemplo de educadora comprometida com o sentido maior da palavra EDUCAÇÃO, o de PROJETAR e PROPORCIONAR DESENVOLVIMENTO HUMANO.

             Professora com P maiúsculo, numa época em que poucos conheciam o significado de ludicidade, vestiu-se de cangaceira  e foi dar aula sobre temáticas nordestinas, causou espanto e menor  ainda foi o número dos que compreenderam sua atitude, mas ela já exercia na prática esse significado como poucos. Mulher a frente de seu tempo, pois trouxe para discussão uma temática que na época nem se falava, viu além do comum.

             Mulher, professora e poetisa, são alguns dos nomes que tentam defini-la, e tão somente tentam, pois não vão além da superficialidade terminológica e gramatical, é preciso senti-la nos pequenos gestos, para conhecer sua grandiosidade.

             Drummond escreveu que: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede” e nessa tentativa de despertar essa sede produtiva que a professora Dulce realiza um trabalho de incentivo a leitura, com um painel fixado num supermercado da cidade, ela constantemente deposita textos variados que visam ser um estímulo e exercício a este tão salutar hábito.

             E nesse misto indecifrável e amplo de possibilidades que caminham à frente de seu tempo, chamada Dulce Ramos que procuramos descrever um pouco do infinito exemplo de mulher que CAMINHA sempre à FRENTE de seu tempo, chego até mesmo pensar se é que existe temporalidade para ela. Humildemente, coloco-me apenas como admiradora de sua trajetória profissional e uma atrevida em querer retratar com palavras aquela que é uma INSPIRAÇÃO de vida e AMOR a profissão de EDUCADORA e exímia escritora.

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *