Colaboração: Chadia Marques
Professora Dulce Ramos; tantas palavras já foram ditas, tantas emoções já foram sentidas e observando esses momentos vividos veio a exclamação … Que grande mulher!!! È por isso que ela faz a diferença… E senti diante de mim um exemplo de um valor sem tradução, inconfundível e que exprime uma força tão grande que mesmo com seus bons anos de vida não se deixa ofuscar.
Num recente sabado a tarde visitamos Prof. Dulce . Um groupo de AMIs que estamos fazendo o curso de especialização em TQLSystems na AQUA-University. Eu pessoalmente, desfrutei de um momento ímpar, me senti uma aluna, aprendendo com a professora a lição do dia, qual a aula de hoje? Deveria ter perguntado, sabendo que ela teria a resposta na ponta de sua língua, com palavras de sabedoria e de uma inteligência fenomenal.
Meu Deus: que criatividade expressada em papéis simbólicas e guardados com tanto apresso, fiquei extasiada com tanto cuidado e admiração por seus próprios feitos, o jeito que pega em seus bilhetes, suas cartas, seus protestos manuscritos, tudo feio á lápis e papel ou em tintas que jamais se apagarão.
Fico pensando no que ela pensa antes de escrever, como uma mente tão trabalhada descreve em folhas em branco seu pensar, seus traços, sua criatividade, é como se ela brincasse com as letras e registrasse naquele papel branco vida…arte…planos…gratidão…sonhos…
E continuei a observá-la, e ela; a nos ensinar, parecia que estava diante de seus velhos alunos, queria nos mostrar que ainda brota dentro dela o ESTANDARTE DA EDUCAÇÂO. Sua maior luta é contra má formação interior do ser humano. Deste modo ela procura combater verbalizando diariamente a cartinha da vida, defende com bravura o saber e no seu peito bate o amor pela arte de querer mostrar que não nascemos pra perder, que somos melhores do que pensamos.
Essas palavras já foram pronunciadas a pessoas que hoje lhe agradece eternamente, palavras ditas no momento que alguns esqueciam de si mesmos, esqueciam que tinha algum valor. Ela deixou seus frutos locais,regionais, nacionais e internacionais… com isso , volta a minha exclamação…Que mulher é essa!!!! O mais sublime de tudo é a doçura de sua voz, fazendo-nos deleitar na calmaria e ter o prazer de estar ao seu lado por algum tempo, parece que para tudo e concentra-se ali, naquela mesa cultural.
O que se pode esperar mais dessa mulher? Corre dentro dela o sangue heróico, não se subestima Dulce Ramos ou Doce Ramos, tem suas artimanhas alfabéticas e se sente uma revolucionária, visando sempre o bem do próximo e valorizando o que elas tem de mais incrível dentro de si… o seu caráter.
Eu ainda a descrevo como formadora de personalidades e que merece os meus aplausos, os aplausos de todos os belojardinenses por este mundo afora por tê-la como um dos BALUARTES intelectuais de nossa cidade.
É motivo de orgulho ter passado por seus ensinamentos, é uma satisfação ser sua amiga. Ela não quer saber se é rico, pobre, preto, brando, ela fala o que pensa, escreve o que sente, doa a quem doer, não se incomoda, porque diz a verdade e é a verdade que sempre prevalece.
Ela é simbologia de que nunca devemos parar de confrontar o nosso eu e de encarar os desafios com firmeza e sei que sairá de qualquer situação que possa perturbar.
Nessa visita tive a certeza de seu dinamismo e de suas multe-faces
• É atleta, porque CORRE em busca do que acredita
• É psicóloga, pois sempre tem uma PALAVRA certa para quem precisa
• É agrônoma, sempre PLANTA uma semente em alguém
• É médica, pois já ajudou vários corações a se recuperar
• É escritora, pois tem uma criatividade fabulosa com as palavras
• É professora, pois carrega em seu peito a responsabilidade de transformar vidas.
Também sou professora e digo, tenho uma admiração e sonho ser tão importante na vida de outros como ela foi, é e sempre será.
Ela é a nossa “ DOCE RAMOS”!!!
Excelente artigo amiga Chádia, realmente este codinome Dulce Doce Ramos caiu muito bem a grande pessoa que ela é, doce, carismática… enfim quaisquer adjetivos serão poucos ainda para definí-la!
Excelente artigo AMI Chadia, você soube colocar as mais belas palavras e expressar toda a sabedoria da nossa mestre das palavras, siga em frente e continue a jornada e lembre-se a rapadura é doce mas não é mole… um grande abraço