Convivência com a Seca – Trabalho Planejado de Convivência com a Seca Baseado em Conhecimento-Tecnologia Sustentáveis Desenvolvido pelo Dinâmico Eng. Agro José André Rocha, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Belo Jardim, e sua Equipe está transformando e restaurando a dignnidade das populações rurais do Município Pernanbucano
Como temos mostrado em vários artigos anteriores, água é um desafio cada vez maior no nosso planeta e convivência com a seca é uma realidade a ser enfrentada.
Relatório recente divulgado mundialmente concluiu que quando chegarmos em 2030 será muito mais difícil obter ou comprar água do que petróleo e que a demanda do planeta pelo precioso líquido vai ser 40% maior do que a água disponível.
Quando sabemos que somente 0,7 % da água do mundo está disponível para o uso humano e que um pouco mais de 97% é salgada e cerca de 2 % está congelada nas calotas polares e que um bilhão de habitantes do planeta não têm acesso à água encanada, o assunto de aplicar sustentabilidade em nossos recursos aquáticos e aprender técnicas de convivência com a seca são vitais em nossos dias.
Sempre digo nas minhas palestras sobre conhecimento sustentáveis, cidades inteligentes, liderança sustentável e sustentabilidade que escassez de água será sem dúvida um dos maiores desafios que enfrentaremos no futuro bem próximo, senão já agora, e o motivo de muitas guerras bélicas e legais que estamos presenciando e que teremos pela frente.
Os dados sobre consumo de água no mundo fornecidos pelas Nações Unidas mostram que em todo o mundo, agricultura é responsável por 70% de todo consumo de água, em comparação com 20% para a indústria e 10% para uso doméstico. Nas nações industrializadas, no entanto, indústrias consomem mais da metade da água disponível para uso humano.
Por outro lado, publicações do Banco Mundial mostram que há um desequilíbrio alarmante de oferta-demanda de água a nível global, agravado pela secas, poluição e drenagem dos aquíferos subterrâneos, reduzindo o abastecimento de água doce disponível. Tecnologias sustentáveis de convivência com a seca são importantíssimas em muitas partes do planeta.
Convivência com a Seca – Eng. Agro José André Rocha, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Belo Jardim e sua equipe Desenvolvendo Ações e Projetos Convivendo com a Seca
Eng. Agro José André Rocha, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Belo Jardim e sua equipe,( Graça, Tony do Perfume, Nazareno, Roberto Lacerda, Roberto Siqueira, Léo, Cláudio, kaique, Rosa, Brito, Rogério ) vem desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais do município de Belo Jardim-PE- no Nordeste Brasileiro dando especial atenção ao desafio da escases de água em regiões áridas.
Um dos distritos da cidade Pernambucana, nosso heróico Xucuru, vinha sofrendo décadas de descaso com o desafio de disponibilidade de água em períodos de seca e longas estiagens. Promessas e mais promessas foram feitas em períodos eleitorais e nada tinha sido feito em benefício da população carente do distrito.
Depois de mais de 40 anos de esquecimento a população de Xucuru (no sitio Conceição ) ganha uma barragem para atender as necessidades básicas de vida e melhorando a produção de alimentos. Isto é fruto de um forte planejamento de convivência com a seca utilizando métodos de Conhecimento Sustentável que integra Análise-Raciocínio Crítico, APPC, PDSA e SQLSistems.
Eng. Agro André Rocha é membro do grupo seleto de líderes mundias que recebem capacitação, treinamento e orientação diretamente do Prof. Aecio D’Silva e sua equipe online e presencial. O Eng. André Rocha participou recentemente de um seminário online sobre aplicação de Conhecimento Sustentável (Seis Nívies de Análise-Raciocínio Crítico, APPC, PDSA e SQLSistemsna) para identificação de desafios, desenvolvimento de soluções e obtenção de resultados de sustentabilidade inteligente.