Não sei você, mas todas as vezes que pago a conta de luz de minha casa, sinto que alguem esta medindo errado pois nunca para de aumentar. Se você fica fazendo esta mesma questão, que tal saber como o consumo de eletricidade é medida na sua casa.
Primeiro é bom sabermos o que é eletricidade e como os elétrons fluem nas nossas casas?
Eletricidade é um fluxo de cargas elétricas, que em nossas residencias consiste de um quantidade de elétrons que fluem (viajam) por milhares de kilometros através de fios de cobre (vindo geralmente das termal e hidro-eléctricas) até atingirem todos os dispositivos e equipamentos eletricos de nossas casas. Os elétrons chegam em nossas casas a partir da empresa de eletricidade carregados de energia, ou como diriam os especialistas, com muito potencial.
Depois de percorrer o seu caminho através de todos os aparelhos elétricos nas nossas casas, as luzes, os motores, os ar acondicionados, micro-ondas, etc, os elétrons têm usado toda sua energia, e ficam descarregados (têm pouco potencial), e devem voltar ao poder planta de geração de eletricidade para serem re-energizados.
O que é que você realmente paga na sua conta de eletricidade?
Os moradores das residencias na realidade pagam pela energia que esses elétrons deixam nos lares geralmente incluindo no caso das hidro-eléctricas as longas distancia que eles percorrem até sua casa. A unidade oficial de energia no sistema métrico é joules, no entanto, várias outras unidades de energia são utilizadas, dependendo da fonte em particular da energia. A energia mecânica é descrita em unidades de joules, a energia de calor em unidades de calorias, os níveis de energia atômica em unidades de elétron-volts, etc. Eletricidade é calculada em termos de quilowatts-hora (kWh).
Para calcular a quantidade de eletricidade (energia elétrica) que um dispositivo-equipamento consume, basta multiplicar a potência do aparelho em quilowatts vezes o número de horas de uso. Por exemplo, uma lampada de 100 watt (0,1 kW) ligado por 8 horas consome 0,1 kW x 8 h = 0.8 kWh de energia nas oito horas que ficou ligada. É assim com todos os outros equipamentos, luzes, etc de sua casa.
Para saber quanto isto custa, multiplique pelo preço do Kwatt-hora que sua amada empresa fornecedora de energia elétrica cobra na sua conta mensal. Normalmente, entre 10 a 30 centavos ou mais por cada kWh consumido.
Agora, por favor e obséquio, somente e particularmente para sua própria alegria e contentamento, faça o cálculo de quanto sua ducha de 5500 watts que aquece agua do seu banheiro consume se você, seu conjugue e cada um dos seus filhos ficarem 30 minutos, duas vezes ao dia, sete dias por semana, 365 dias no ano tomando banho sem se preocupar com a conta da luz e da agua?
Imagine que você tem 4 pessoas na sua casa. Esposa, esposo, e dois filhos. Calculando: 5.5 kW x 4 horas de uso total por dia x 365 dias no ano. Total consumo anual da bendita ducha: 8030 Kwatt-horas por ano mais 788,400 litros de agua! Agora você pergunta onde estar indo seu santo dinheiro!
Uma casa que tem em média 150-200 metros quadrados e com aparelhos elétricos, exceto se usar aquecimento, consumo em média de 1500 Kwatt-hora por mês, ou 50 Kwatt horas por dia, ou 2,08 Kwatt-hora por hora e um total de 18.000 Kwatt-horas por ano.
Imagine agora ter esta conta ou boa parte dela completamente grátis ou bem mais em conta usando energia solar ou mesmo bio-combustiveis? Porque os líderes e governantes de sua cidade, políticos, etc nunca falam sobre isto nem implementam ? Pense nisto no dia da eleição e no seu santo bolso de cada dia! Acompanhe-nos aqui que vamos falar sobre isto nos próximos artigos.
Um excelente texto informativo com inúmeras possibilidades para ser utilizado, tanto para esclarecer pontos relevantes quanto ao nosso consumo diário, como também amplia horizontes no sentido de que o mundo já deve repensar sua forma de consumir bens naturais de maneira consciente para manutenção da vida no ambiente às futuras gerações.