Cigarras – A qualquer momento nesta primavera, bilhões ou mesmo trilhões de cigarras vão rastejar para fora da terra depois de 17 anos de vida subterrânea e caminharem, voarem e cigarrearem na costa leste dos EUA. Isto vai acontecer quando a temperatura da terra (solo) atingir precisamente 64 graus F (17,78 Celsius).
“Estas cigarras cíclicas permanecem subterrâneas por anos antes de emergir para a luz do sol, onde passam a chamar os companheiros(as) por semanas para acasalamento e postura dos ovos para a próxima geração.”
“Elas vão chegar em tais números que vão superar em mais de 600 para 1 o número de pessoas da Carolina do Norte até Connecticut em números realmente astronômicos.”
São insetos inofensivos, mas que incomodam muito com suas cantadas 24 horas. Ninguém vai sair machucado. Na pior das hipóteses, elas podem danificar algumas mudas de árvores ou arbustos jovens.
Não confundam com o filme de horror em que cigarras sugam sangue ou Zumbificam as pessoas,” dizem os especialistas. O que elas estão procurando é apenas uma coisa que muita gente faz aqui na terra: sexo. As cigarras esperaram, reproduzem, morrem e suas proles vão ficar subterrâneas, não retornando até 2030.
Contudo, enquanto estão nas árvores, elas vão fazer um barulho da pesada. O ruído é feito pelas cigarras machos para atrair o sexo oposto podendo rivalizar um concerto de rock nos seus estrondos quilométricos. Um especialista mediu e a intensidade do canto que pode atingir perto de 100 decibéis chegando e impedir a escuta de ruídos de aviões sobrevoando a área.
“Há cigarras normais que saem de cada ano em todo o mundo, mas estas são diferentes. Eles são chamados em inglês de magicicadas – como mágica – e olhos vermelhos. E estas magicicadas são vistas somente na parte oriental dos Estados Unidos, em nenhum outro lugar do mundo”, afirmam os entomologistas.
Existem 15 ninhadas de magicicadas nos EUA. que emergem a cada 13 ou 17 anos. Quase todo ano, algum lugar é invadido. No ano passado foi uma área pequena, principalmente ao redor de Blue Ridge Mountains de Virgínia, Virgínia Ocidental e Tennessee. No próximo ano serão atingidos dois lugares: Iowa, Illinois e Missouri; e Louisiana e Mississípi.
A invasão deste ano, a ninhada II, é uma das maiores. Vários especialistas dizem que eles realmente não têm um identificador preciso de cigarras que estão à espreita subterrâneas, mas que 30 bilhões parece como uma boa estimativa. Contudo outros acham que pode ser mais de 1 trilhão.
“Mesmo que seja apenas 30 bilhões, se elas foram alinhados de cabeça à cauda, elas podem cobrir uma distancia de ida e volta à Lua.”
Quem faz a festa são os passarinhos predadores de cigarras que nunca veem tanta fartura de comida fresca. No entanto tem tanta cigarras que os pássaros possivelmente não podem comê-las todas, e aquelas que sobram ficam livres para se multiplicar, dizem os pesquisadores.
Cientistas e pessoas comuns admiradores de insetos viajam do mundo inteiro para vê-las. Um dos pais da democracia americana, Thomas Jefferson, escreveu sobre uma invasão de uma destas ninhada em Monticello, sua casa, em Virgínia.
Enquanto eles permanecerem subterrâneas, elas não estão dormindo. Elas passam por fases de crescimentos diferentes e mudam quatro vezes antes de chegarem na superfície. Na realidade, elas são alguns dos insetos de mais longa vida do mundo.
Para sobreviver por tanto tempo, eles consumem um líquido das árvores chamado xylum, que não é essencial para a árvore. Em seguida, eles vão na superfície, onde mudam, deixando para trás uma casca marrom crocante e crescem 1,27 cm a mais.
“O calendário de quando eles primeiro saem depende puramente da temperatura do solo. Que significa o início de maio para áreas do Sul e final de maio ou junho mesmo para áreas do Norte.”
“Os machos saem primeiro – Eles vêm em primeiro lugar como ninfas, que são essencialmente juvenis sem asas e silenciosos, subem em galhos de árvores e mudam uma vez, tornando-se cigarras com asas adultas ou aladas.”
Elas empoleirem-se em galhos de árvores e cantam, individualmente ou em um coro. Em seguida, quando uma fêmea chega perto, os machos alteram suas canções e fazem uma dança para atrair a companheira. “
Depois do acasalamento, a fêmea põe cerca de 600 ovos na ponta de um ramo. A prole, em seguida, se adere às árvores, salta fora da terra e eventualmente escava a terra, onde fica por mais de uma década.
Cigarras – Por que só em cada 13 ou 17 anos?
“Mas por que só em 13 ou 17 anos? Alguns cientistas acham que elas saem nestes ciclos ímpares para que os predadores não aprendam a coincidir o tempo e fiquem esperando por elas em grande número.
Outra teoria é que os ciclos incomuns garantem que diferentes ninhadas não competem uns com as outras.”
E há um grande mistério neste design inteligente de como elas sabem se foi 13 ou 17 anos e tempo certo para sair, não 12, 14, 15 ou 16 anos.
Querer explicar isto somente pela tautologia (aceitar sem discutir ou pensar) da evolução, sem parar um pouco para analisar ou considerar um inteligente design, se torna muito difícil.
Estas migicicadas usam um sistema matematicamente inteligente sendo gênios com cérebros tão pequenos. Seu Design Inteligente possibilita sobrevivência, continuidade e mais um milagre da natureza.
Fonte: http://www.ars.usda.gov/is/pr/2004/040421.htm