Para entender os mecanismos hereditários nos DNAs de qualquer ser vivo o uso de Biotecnologia Genética – BA – é essencial.
BA – previsão do potencial genético de humanos, animais e plantas – ou a obtenção de informações sobre as características genética de qualquer ser vivo tais como longevidade, resistência e debilidade a doenças e enfermidades, rusticidade e muitas outras, é hoje uma ferramenta valiosíssima na sociedade que vivemos.
Uma das tecnologias ou ferramentas usadas em BA é localização e/ou identificação de marcadores genéticos-moleculares presentes no DNA.
Marcador genético é um gene ou uma sequência do DNA com um local conhecido em um cromossomo que pode ser usado para identificar a potencialidade ou correlação genética de células, indivíduos ou espécies dentro de uma população.
Marcadores moleculares podem ser descritos como uma variação (que podem surgir devido da mutação ou alteração na loci genômicos) possíveis de ser localizados e observados.
Um marcador genético pode ser uma pequena sequência de DNA, como uma sequência de mudanças em torno de um par de base única (polimorfismo de nucleotídeo único – SNP), ou um longa, como microsatélites.
Um dos marcadores genéticos mais utilizados são as SNPs (Polimorfismo Nucleotídico Simples/Único) que é uma variação da sequência do DNA que ocorre quando um único nucleotídeo – A, T, C ou G – no genoma (ou outras sequência compartilhadas) difere entre os membros de uma espécie biológica ou pares de cromossomos em um indivíduo.
Por exemplo, dois fragmentos de DNA sequenciado de diferentes indivíduos, AAGCCTA para AAGCTTA, contêm uma diferença de um único nucleotídeo. Neste caso, dizemos que existem dois alelos: C e T. Quase todos os SNPs comuns têm apenas dois alelos.
Estes marcadores podem ser usados para determinar a relação entre uma doença hereditária e sua causa genética (por exemplo, uma mutação específica do gene que resulta em uma proteína defeituosa) ou características desejáveis como rápido crescimento, resistência a certos tipos de doenças e precocidade nos indivíduos de rebanhos de gado de corte e na aquicultura.
Sabe-se que partes do DNA que estão próximos uns dos outros em um cromossomo tendem a ser herdados juntos. Esta propriedade permite o uso de um marcador molecular para determinar com precisão caraterísticas hereditárias ou padrão de herança de genes tanto “bons” como “maus”.
Bem, como veremos no artigo relacionados, cientistas usando marcadores geneticos descobriram genes associados com alta longevidade nos seres humanos. Será que podemos viver para sempre?????
Artigo relaciomado: Cientistas Descobrem Genes Responsáveis por Vida Extremamente Longa