China: Comprando Todo Mundo, Incluindo Hollywood?

China – Há um adágio popular hoje no mundo todo que os chineses estão comprando todo mundo. Bem, pode não ser bem assim, mas, uma nova investida chinesa na indústria cinematográfica de Hollywood está acontecendo e deixando alguns de orelha em pé…..

China - Rede Wanda Cinemas Comprando IMC
China - Rede Wanda Cinemas Comprando IMC

AMC Entertainment, a segunda maior rede de salas de cinemas dos Estados Unidos , foi adquirida recentemente por Wang Jianlin, um multi bilionário chines com fortes laços com o Partido Comunista do país asiático. A compra criará o maior conglomerado mundo do cinema,

A transação está avaliada em US $ 2,6 bilhões de dólares. Wanda, com sede em Pequim, pretende investir até US $ 500 milhões na AMC nos próximos anos.

.”Este é um investimento a longo prazo”, disse Jailin ao Wall Street Journal explicando sua grande aquisição. “Alguns setores privados não têm a visão de longo prazo que temos.”

O bilionário Jianlin, fez fortuna em imóveis, hotéis e lojas de departamento, também fundou a maior rede de cinema da China, a Wanda Cinemas.

A Wanda Cinemas domina 14 por cento do mercado da China, e possui 86 salas de cinemas e 730 telas de projeção. Agora, com a aquisição por Jianlin da AMC Entertainment, a Wanda vai ser a maior operadora cinemas do mundo, o que representa cerca de 10 por cento do mercado global.

Jianlin, que é o deputado do décimo-sétimo congresso do partido comunista chines, membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva de Politica do Povo Chinês e um dos vice-presidentes da Federação da All-China de Comércio e Indústria, insistiu que não houve segundas intenções para sua aquisição da AMC.

“Não houve nenhuma menção de promover filmes chineses durante as nossas negociações”, disse Jianlin. “Não temos muitos filmes chineses que podem ir para o estrangeiro. A qualidade e o conteúdo dos filmes não é alta o suficiente.”

Mas os críticos estão preocupados com a compra da AMC Entertainment e acham que devido as estreitas ligações do Jianlin com o partido comunista, ele seria um instrumento para promover a propaganda e objetivos do governo chinês.

“Até agora, não sabemos se esta compra é parte do Projeto da propagando da Grande China,” expressou o ativista da Tiananmen Square e ex-preso político chines, Dr. Yang Jianli à imprensa americana.

Como todos sabem o programa da Grande China é o que nome diz. A China tem planos estratégicos para se tornar o país mais poderoso do mundo tanto militarmente como economicamente e isto eles não escondem para ninguém.

China –  Iniciativa de Poder Soft

O Dr. Yang acrescentou que: “Nos últimos anos, o governo chinês promoveu uma chamada iniciativa de poder soft. Eu não estou dizendo que a aquisição por parte do Jianlin da AMC Entertainment é uma parte do Projeto de Propaganda da Grande China, mas os americanos têm toda razão para se preocupar, porque os chineses têm a intenção de exportar seu produto cultural e ideológico”.

“Outros afirmam que Jainlin, que também tem laços com o político chinês que caiu em desgraça, Bo Xilai, pode estar interessado em melhorar sua posição na China, com sua aquisição da AMC Entertainment.

O produtor Robert Caim adiantou que: “A liderança do partido comunista chines tem enfatizado repetidamente a importância crucial das iniciativas de poder soft, especialmente no oeste, e com a AMC, a Wang terá agora o maior porta-voz da China direto nos EUA.

Outra coisa que está deixando os especialistas alarmados foi a quantidade de dinheiro pago por Jianlin pela AMC Entertainment. Foi bem mais de que seu estimado valor de mercado.

“É o extra-pagamento dos chineses para tudo”, disse um economista para assuntos asiáticos dos EUA. “A economia chinesa é metade do tamanho da dos EUA, mas a oferta de moeda é de 30 por cento maior. Portanto, há todo esse dinheiro pulando ao redor para comprar o mundo”.

Assim, o método padrão dos investidores chineses é pagar mais. Dada a direção da indústria de cinema neste país, você iria olhar para este negócio e dizer: ‘É este realmente vale a pena? “Mas pode valer a pena para Jianlin, mesmo que não valeria a pena para qualquer investidor americano.

“No entanto, alguns jogadores do poder em Hollywood não veem todas as bandeiras vermelhas levantadas na ação de Jianlin de tomar o leme da AMC Entertainment.”Há um monte de vantagens para isso”, o produtor Frank Capra III, neto do falecido lendário cineasta Frank Capra, acrescentou.

Capra, acrescenta que não devemos preocupar muito com os comunistas assumirem o poder em Hollywood. Bem, estas declarações não são de causarem admiração a ninguém, pois, é em Hollywood que existe os mais ferrenhos defensores e admiradores de figuras totalitárias como o ditador Fidel Castro.

“Obrigado por sua paciência enquanto completamos nossa próxima fase. “Jianlin disse ao Wall Street Journal que ele não iria interferir no dia-a-dia dos negócios da AMC. “Não há nenhuma mudança para a marca ou de gestão”, disse ele. “A única mudança é o chefe.” Será mesmo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *