Cheiro de Chuva no Ar: Cientistas do MIT Descobrem a Razão e o Porquê

Cheiro de Chuva no Ar – A razão porque um cheiro de chuva no ar aparece logo após uma precipitação era desconhecida até que os investigadores do MIT observaram este fenômeno detalhadamente

Cheiro de Chuva no Ar é algo que todos temos notado quando saímos após a primeira chuva: um cheiro bem distinto. O sertanejo vibra com este cheirinho gostoso.

Os cientistas se referem ao Cheiro de Chuva no Ar como “Petricor” ou “um cheiro que frequentemente acompanha a primeira chuva após um longo período de clima quente e seco.

“Cientistas australianos foram os primeiros a caracterizarem este fenômeno de Petricor,” afirma a MIT em um vídeo recente. “No entanto, até agora o mecanismo por que esse cheiro é liberado no ar era desconhecido.”

Usando câmeras de alta velocidade, os investigadores do MIT gravaram a precipitação que atinge uma superfície dura. Em seguida, eles analisaram a filmagem quadro a quadro.

“Os pesquisadores observaram que quando uma gota de chuva atinge uma superfície porosa, captura pequenas bolhas de ar no ponto de contato,” a Universidade disse em um comunicado à imprensa. “Como em um copo de champanhe, a bolhas, então atire para cima, em última análise, a como acontece com aerossóis.”

“Os pesquisadores suspeitam que em ambientes naturais, aerossóis podem transportar elementos aromáticos, juntamente com as bactérias e vírus armazenados no solo,” acrescentaram “Esses aerossóis podem ser lançados durante chuvas leves ou moderadas e depois se espalham através de rajadas de vento.”

Cullen R. Buie, professor assistente de engenharia mecânica da escola, disse que ele achou curioso que ninguém tinha resolvido este mistério antes.

“Chuva acontece todos os dias — está chovendo agora, em algum lugar do mundo,” ele disse. “É um fenômeno muito comum, e que era intrigante para nós que ninguém havia observado e interpretativo este mecanismo antes.”

Cheiro de Chuva no Ar – Veja abaixo o v’ideo da MIT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *