Que gizmo (geringonça) é isto? Sera outra coisa ridícula para bloquear a parte da frente do cellphone e atrapalhar de vez estas desvalorizadas câmera de 2-megapixel?
Na verdade, não: ele é o CellScope, que transforma um normal telefone celular no limitadíssimo acesso a um microscópio no mundo em desenvolvimento. Isto é torna o celular comum em um microscópio poderoso disponibilizando uma ferramenta super valiosa para o diagnóstico de doenças como a tuberculose a malária.
O CellScope trabalha com cellphones, handhelds e até mesmo Notebooks. A verdade é que este inteligente invento pode transmitir wireless ( sem fios) os dados do paciente para centros clínicos, permitindo que o doente possa ser avaliado remotamente e receber o tratamento sugerido. Desenvolvido por Daniel Fletcher, professor associado de bioengenharia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, o dispositivo poderia ser utilizado igualmente para pacientes em casa para acompanhamento de pacientes em qualquer parte do mundo que tenha acesso cellphone e/ou internet.
O CellScope é um dos quatro vencedores do Inspire Empower Challenge, anunciou no Intel Developer Forum, em Pequim. Mais de 200 ideias foram propostas pelos desenvolvedores – variando entre os apresentados por ONG ate grandes empresas – todas visando combater falta de educação, cuidados de saúde, meio ambiente, ou problemas econômicos dos países em desenvolvimento.
Os outros vencedores são Great Lakes Cassava Initiative, que conecta pequenos agricultores produtores de mandioca a computadores portáteis; a Mobile Solar Computer Classroom (computadores portáteis movidos a energia solar em escolas) em Uganda, e a Rural Livelihood Enhancement project, que visa a criação de laboratórios de computadores no Nepal que funcionam movidos pequenas hidroeléctricas