Brócolis: O Perfeito-Super-Alimento que Não Pode Faltar no Seu Cardápio Diário
Brócolis – Recentes resultados de estudos e pesquisas nas universidades do Arizona, Barkley e várias outras renomadas entidades de estudos têm confirmado as incríveis qualidades nutricionais e medicinais do brócolis e couve-flor, membros das família Brassicaceae. Eles são classificados como superalimento com elevadas densidades nutricionais e ricos em fitoquímicos e antioxidantes.
Os fitoquímicos presentes nestes vegetais têm propriedades anticancerígenas e os antioxidantes tem importante ação no combate à doenças do coração.
Ambos são categorizados mundialmente por entidades e organizações internacionais, nacionais e locais de nutrição e saúde como super alimentos. Eles podem reverter situações graves de desequilíbrios desnutricionais e doenças causadas por mudanças de hábitos alimentares.
Brócolis – O Perfeito Alimento
Contudo a grande descoberta e destaques destas pesquisas são as imensas qualidades nutricionais e medicinais específicas do brócolis. O brócolis é classificado em todos os estudos não somente como um super-alimento, mas como o Perfeito-Alimento que deve ser cultivado localmente e incluído no cardápio de todos as pessoas em qualquer idade.
Embora brócolis, couve-flor sejam tradicionais culturas de clima ameno, existem variedades adaptadas para climas quentes tropicais. Deste modo eles podem ser cultivados em praticamente qualquer parte do planeta. Estados Unidos, Índia e China são os grandes produtores mundiais.
Além disto, brócolis, couve-flor e outras verduras, legumes e peixes podem ser propagados em Sistemas AquaBioPonics e AquaFuelsPonics tanto em larga escala como em pequena escala a nível familiar em jardins, hortas, quintais, sítios, hortas comunitárias, hortas escolares e outros locais na própria comunidade.
Como sabemos obesidades, diabetes e doenças cárdiovasculares são enfermididades em constante crescimento em muitas partes do mundo. Países gastam Bilhões de dólares para prevenir e combater estas doenças. O cultivo local e consumo de brócolis pode ser um poderoso instrumento na reversão e prevenção do avanço destas “epidemias” atuais.
Brócolis – Propriedades Nutricionais
Brócolis e outros vegetais verdes (como o couve-flor, kale, couves, repolho) são todos ricos em ferro, ácido fólico (importante para a fertilidade e gravidez), fibra, magnésio, bioflavenoids, carotenóides e vitaminas A, C, E e K.
Quando consumidos frescos, principalmente em forma de brotos (plantinhas de 3-7 dias geralmente consumidas cruas ou levemente refogadas ) são também uma excelente fonte de enzimas.
Enzimas irão impulsionar o seu metabolismo e garantir um sistema digestivo saudável. Antioxidantes são abundantes em vegetais verdes, protegendo-nos dos danos causados pelos radicais livres.
Com relação a nivéis proteícos, os brócolis contêm quase duas vezes mais proteínas por caloria do que o bife bovino e muito mais do que o frango! É claro sem os hormônios estimuladores de crescimento hoje usados nas rações avícolas para estufar as aves.
Brócolis, caloria por caloria, é o mais denso em nutrientes dos alimentos que podemos ingerir. É um superalimento de baixo teor de gorduras e calorias: 100 gramas contem tão somente 34calorias. Porque é baixo em calorias, é ideal para controle do peso. Isto é, quanto mais você come, mais você perde! Por mais que coma durante o dia, você ainda vai para a cama “light”.
Brócolis vem empacotado de proteínas. A vaca não come outra vaca para formar a proteína em seus músculos, que chamamos comumente de bife. A proteína vem do verde. Da mesma forma, os animais maiores e mais fortes do planeta – os elefantes, os gorilas, rinocerontes, hipopótamos e girafas – todos comem vegetação predominantemente verde. Contudo, Brócolis, entre todos os super alimentos, é que tem praticamente tudo que você precisa da parte vegetal de sua dieta.
Brócolis – Propriedades Medicinais
Brócolis contêm nutrientes múltiplos com propriedades anticancerígenas, como diindolylmethane e pequenas quantidades de selênio. Uma única porção de 35 gramas fornece mais de 30 mg de vitamina C e meia xícara fornece 52 mg de vitamina C. O 3,3-Diindolylmethane encontrado no brócolis é um potente estimulado do sistema imunológico repleto de propriedades anti-virais, anti-bacterianas e anti-câncer.
Brócolis também contém o composto glucoraphanin, que pode ser transformado em um anti-câncer ( que combate o câncer) composto conhecido como “sulforaphane”. Pesquisas recentemente comprovaram que os brotos de brócolis contêm de 10 a 100 vezes mais o indutor de enzimas “sulforaphane” quando a comparação é feita com o brócolis adulto na forma em que é normalmente comercializado. Contudo, devemos ter em mente que os benefícios do brócolis são extremamente reduzidos, quando o vegetal é cozido por mais de dez minutos.
O alto consumo de brócolis foi cientificamente comprovado como forma de reduzir o risco de agressivas formas de câncer de próstata e mamas. Semelhantemente, o consumo de brócolis foi também comprovado na prevenção de doenças cardíacas. Três porções diárias desses vegetais ajudam a evitar o câncer de próstata segundo pesquisas desenvolvidas em Centro de Pesquisas do Câncer nos Estados Unidos.
Uma porção de 100 gramas de brócolis cozido a vapor tem mais fibra do que uma fatia de pão integral, além de vir com substanciais doses de cálcio, vitamina A, vitamina K, vitamina C, anticancerígenos e antioxidantes.
Brócolis – Doenças que Podem Ser Prevenidas-Revertidas
Doenças que podem ser prevenidas-revertidas pela ingestão diária de Brócolis, couve-flor, couve, repolho e kale.
- Doenças cardíacas
- Diabetes tipo 2
- Osteoporose
- Câncer – especialmente da pele, mama, pulmão, estômago e cólon
- Deficiência Imunológica
- Cegueira – ambos da catarata e degeneração macular
- Derrame Cerebral
Brócolis – Como Consumir?
Mesmo que você não goste do sabor ativo do Brócolis e outros super-alimentos, existem maneiras saudáveis e saborosas de ingerir estes importantíssimos alimentos. Sopas, saladas e o “Green” Smoothie-Shake-Vitamina são várias das opções fáceis de preparar.
Faça e tome diariamente todas as manhãs um “Green” Smoothie-Shake-Vitamina. Deste modo você vai ter vegetais, frutas e proteínas em sua dieta em uma só jogada e de forma agradável e fácil de ingerir:
O Green Smoothie-Shake-Vitamina!
Vitaminas, Shakes ou Green smoothies são feitos a partir de líquidos tais como: água, leite, leite de soja, ou suco (laranja-açaí, caju, etc), porções de frutas (laranja, banana, morango, manga, goiaba, etc), verduras. (brócolis, couve-flor, kale, repolho, salsa, etc), granola light, e concentrado de proteína de soja em pó.
Selecione todos ou os componentes você pode ingerir caso você tem alergias a alguns destes alimentos.
O importante é ter os vegetais super-alimentos nos shake e com um sabor agradável.
Se quiser variar existem milhares de receitas na internet. A proporção ideal é de 60% de frutas e 40% vegetais.
Você pode adicionar um pouco de linhaça, canela, gengibre, alho (funciona bem com citros), ervas aromáticas (alecrim, hortelã, manjericão, salsa), ervas comestíveis, óleo de oliva ou mesmo pimenta caiena.
Os smoothies são bem mais suaves, quando você mistura o verde e o líquido primeiro e só depois adicione as frutas. Se gostar de smoothies frios, pode adicionar frutas congeladas ou cubos de gelo ou café.