Biocombustível Sustentável – Boeing e Embraer, duas empresas aeroespaciais líderes, anunciaram hoje que vão implantar em São José dos Campos, SP, Brasil, um sofisticado centro de pesquisa conjunta para avançar a indústria de biocombustível sustentável de aviação
As duas empresas vão estabelecer juntas um avançado centro de biocombustível sustentável para aviação e compartilham o compromisso de desenvolverem pesquisas de bio-jetfuels no Brasil.
Através de um memorando de entendimento, as duas gigantes da aeronáutica mundial irão realizar pesquisas conjuntas de biocombustível, bem como financiarem e coordenarem estudos com universidades brasileiras e outras instituições científicas.
As pesquisas e estudos incidirão sobre tecnologias que preencham lacunas na cadeia de suprimentos para biocombustível de aviação sustentável no Brasil, tais como a produção de matérias-primas e tecnologias de processamento. O centro de pesquisa de biocombustível das empresas será localizado no parque tecnológico de São José dos Campos em São Paulo.
“Boeing está trabalhando agressivamente em todo o mundo para expandir a oferta de biocombustíveis de aviação sustentável e reduzir as emissões de carbono da aviação,” disse Julie Felgar, diretor de estratégia ambiental e integração, Boeing Commercial Airplanes. “Com nosso conjunto centro de pesquisas de biocombustível, Boeing e Embraer estão fazendo um forte empenho na direção de uma indústria de biocombustíveis de aviação sustentável de sucesso no Brasil.”
“A Embraer está empenhada em apoiar o desenvolvimento de biocombustíveis sustentáveis para a aviação e os esforços conjuntos com a Boeing, sem dúvida, contribuirão para a empresa continuar na vanguarda da investigação nesta área,”, diz Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo, engenharia e tecnologia, Embraer. “O Brasil tem tradição na área de combustíveis alternativos e o enorme potencial ainda a ser explorado em pesquisa de bioenergia.”
“Boeing e Embraer têm uma tremenda oportunidade de trabalhar juntas para melhorar as capacidades de biocombustível de aviação do Brasil, bem como o acesso da indústria global de biocombustível de aviação,” disse Al Bryant, vice-presidente, Boeing Research & tecnologia-Brasil.
Em 2013, Boeing, Embraer e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) concluíram um plano de ação – Flightpath para biocombustíveis de aviação no Brasil. O plano identificou lacunas na cadeia de suprimentos potenciais do biocombustível sustentável. A investigação conjunta entre a Boeing e Embraer vai ajudar a resolver essas falhas.
Quando produzido de forma sustentável, biocombustível de aviação emite de 50 a 80 por cento menos emissões de carbono através de seu ciclo de vida do que o combustível de jato de petróleo. Globalmente, mais de 1.500 voos de passageiros usando biocombustível têm sido realizados, desde que o combustível foi aprovado para uso em 2011.
O Brasil com centros como este pode dar um pulo quântico na pesquisa e aplicação integrada de biocombustível sustentável de aviação, além de ser tornar um dos polos mundias mais importantes de inovação tecnológica sustentável.
Fonte: Boeing, Embraer to Open Joint Research Center