Batimentos cardíacos: Diz o adagio popular que “quem canta seus males espanta” e a Bíblia afirma que Deus habita entre os louvores. Agora uma pesquisa mostra cientificamente que nossos corações ficam sincronizados em uníssono quando cantamos num coral.
Pesquisa revela uma coisa fascinante que acontece com os batimentos cardíacos quando os membros de corais cantam. É uma íncrivel sincronização nunca antes observada.
Quando um coral canta, os membros não só sincronizam suas vozes e respirações, mas esta pesquisa mostra que seus corações batem praticamente em um ritmo sincronizado ou semelhante.
Uma pesquisa na Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, na Suécia demonstrou que os pulsos (batimentos cardíacos) dos membros de corais aumentam e diminuem em uníssono quando eles cantam.
O estudo, parte de um projeto abrangente chamado escore corporal, avaliou os ritmos dos corações de estudantes entre 15 e 18 anos que cantarolavam, cantando um hino sueco em ritmo lento.
“Canto regula a atividade do chamado nervo vago que está envolvido em nosso lado emocional e em nossa comunicação com os outros e que, por exemplo, afeta nosso timbre vocal. Canções com frases longas conseguiram o mesmo efeito como exercícios de ioga de respiração. Em outras palavras, através da canção podemos exercer um certo controle sobre estados mentais,” Björn Vickhoff, autor do estudo, disse em um comunicado.
Os pesquisadores têm certeza agora que realmente os ritmos do coração ou batimentos cardíacos sincronizadas ocorrem, mas especulam se é devido ao padrão de respiração regular que vem com o canto em uníssono.
Com os resultado, eles também teorizam que esta descoberta poderia ter benefícios para saúde, e que eles esperam, finalmente, vai contribuir a uma maior compreensão de como a música poderia ser usada na reabilitação médica e cuidados preventivos.
“No caso de respiração controlada, a frequência cardíaca ou pulso diminui quando se respira durante a expiração para em seguida aumentar novamente quando respira durante a inspiração. Isto é, a expiração e inspiração ativam o nervo vago que reduz a taxa de batimentos cardíacos que desacelera o coração.
O termo médico para essa flutuação na taxa dos batimentos cardíacos do coração e a conexão entre respiração e frequência cardíaca é RSA e é mais pronunciado em jovens em boa condição física e não sujeitos a stress.
Nossa hipótese é que a música é uma forma de regular e controlar a respiração, como expirando ocorre sobre as frases da canção e inspirando nas paradas,”disse Vickhoff.
“Nós já sabemos que o canto dos participantes do coral sincroniza os movimentos musculares e atividades neurais em grandes partes do corpo. Agora sabemos que isso aplica ao coração nos batimentos cardíacos, que é uma grande descoberta.”
Bem, de agora em diante, quando estiver louvando-cantando no coral de sua igreja, trabalho ou entre amigos, lembre que seu coração estará sincronizado com todos os outros componentes e pode ser que seus males estão sendo espantados como você nunca imaginava antes.
Fonte: http://www.sahlgrenska.gu.se/english/news_and_events/news/News_Detail/melody-modulates-choir-members-heart-rate-.cid1176267