A guerra comercial entre os membros da Associação dos Produtores de Catfish (Ictalurus punctatus) dos Estados Unidos e os Importadores do Pangasius (Pangasius hypophthalmus) Vietnamita está cada vez mais acirrada. O pivô da luta é um intenso esforço lobbyst de Washington jogando produtores nacionais de catfish contra os importadores de Pangasius do país asiático.
A questão é como o Pangasius será regulamentado e se as importações vietnamitas representam um risco à saúde dos consumidores americanos. Produtores de catfish americano estão utilizando um esforço multimilionário para convencer o Congresso (que votou a lei agrícola de 2008) a regulamentar uma única espécie de peixe. Este programa deverá custar entre $ 5 milhões a $ 16 milhões em custos iniciais com o seu lançamento previsto para o próximo ano.
A batalha provocou ameaças de uma guerra comercial com o Vietnã que batalha para que o seu Pangasius seja excluído da regulamentação. As autoridades vietnamitas estão fazendo tudo para não sejam alteradas as regras do Pangasius somente para proteção dos produtores nacionais.
Sob a lei agrícola aprovada em 2008, as inspeções de catfish serão transferidas para o Departamento da Agricultura (USDA), que demorou 18 meses para elaborar os regulamentos. As regras, que ainda são segredo, têm de ser aprovadas pelo US Office of Management and Budget. Todos os outros peixes permanecem sob a alçada da Food and Drug Administration.
Produtores de catfish doméstico argumentam que um regulamento mais rígido – semelhante ao que eles enfrentam localmente – forçaria os produtores estrangeiros a aderir às normas de segurança mais em sintonia com a que os produtores nacionais seguem.
A guerra começou em 2002 quando o Congresso aprovou uma lei agrícola proibindo os piscicultores vietnamitas de rotular o seu peixe como bagre. O peixe vietnamita é do gênero Pangasius.
A lei determinou que o único peixe que pode ter o rótulo de bagre é o da família Ictaluridae, que é produzido nos Estados Unidos e é comumente chamado de catfish de canal . Os dois peixes têm mercados semelhantes.
Em 2008, quando outra lei agrícola foi aprovada no congresso, os americanos estavam consumindo menos catfish produzidos internamente comparado com o consumo de 2002. Mas o consumo de Pangasius – que normalmente é chamado basa em mercados internacionais – disparou. Preço foi um fator. Atacado, o basa é vendido por $1 dólar a menos que o catfish americanao.
Nesta terça-feira passada o US Office of Management and Budget decidiu estender a revisão das inspeções rígida do Pangasius vietnamita proposto pelo Departamento de Agricultura (USDA).
Funcionários do Departamento de Comércio Estadunidense e vários membros do Congresso criticaram a proposta, dizendo que as importações do bagre asiático estavam sendo injustamente tratadas, particularmente o tra e Basa do Vietnam.
Antes disso, muitos parlamentares chamaram o Secretário do USDA, Tom Vilsack, solicitando para não incluir o tra e basa na nova lesgilação protencionista. Eles disseram que se o bagre pangasius do Vietnã for incluído na lista, os custos de produção aumentariam além do que os vietnamitas tinham condição de suportar .
Membros do Congresso americano deixaram claro que não vão aceitar incluir os Pangasius Tra ou Basa do Vietnã no ajustamento alfandegário-inspecionista previsto na lei agrícola de 2008. E a guerra continua….
Mais informações sobre Pangasius:
- Filé de Pangasius (bagre vietnamita) Chegou e Abafou nos Restaurantes Americanos
- Filé de Pangasius (bagre vietnamita) Chegou e Abafou nos Restaurantes Americanos
- Exportações de Pangasius Duplicam para o Mercado Russo
- Aquicultura Mundial em Plena Expansão
- Por que Os Peixes Amazônicos Não São Ainda Estrelas Mundiais em Aquicultura?
- Pangasius: A Nova Estrela da Aquicultura Mundial
- O que tem o Pangasius de tão Especial?
- Pangasius Aquicultura