Auto-Gestão LSQLSystems – Olhando as listas de resoluções de ano novo apresentadas na internet , uma tem chamado nosso atenção por ser bastante frequente no cyberspace:
- “Eliminar, sumir, arrasar e tirar de vez da minha vida aquele chefe chato, cabuloso, metido a besta que só vive atazanando e tiranizando minha vida.
Será que isto é possível? Não sei se esta resolução faz parte da sua lista, mas o que estas pessoas sonham é com a benção divina de remover para sempre de suas vidas este que só sabe mandar, exigir, xingar e fazer suas vidas miseráveis.
Que tal além de banir com o cargo de chefe, você ainda por cima vai continuar numa boa na sua empresa desfrutando do seu salário, bonificações e com todas liberdades e responsabilidades, além de acrescentar alta eficiência, inovação, qualidade total e produtividade em tudo que está fazendo?
Será isto somente um sonho? Olha que não. Já percebeu que na natureza não existem gerentes?
Vamos começar a introduzir com este post o que é Auto-Gestão LSQLSystems (Auto-Gestao de Liderança Empresarial de Qualidade Sustentável).
Um estilo/tecnologia de gestão empresarial onde:
- Não existem chefes (logo, sua oração respondida dos altos céus celestiais!!!)
- Empregados que chamamos de AMI (Agentes de Mudanças e Inovações) negociam diretamente com seus pares as responsabilidade de cada um
- Todos têm um orçamento para aplicar nas compras que precisam
- Não existem títulos ou promoções
- Decisões de compensações são feitas pelos próprios AMIs
Nesta altura você deve está pensando na sua empresa, naquele seu chefe maravilhoso e perguntando a si mesmo se será possível aplicar um sistema gerencial-administrativo-financeiro de Auto-Gestão como este em uma empresa aqui na terra num sistema capitalista de livre iniciativa?
Bem, é exatamente este sistema a base e condição essencial para implementação com sucesso da Auto-Gestão Empresarial.
Sistemas ditatoriais centralizados de qualquer forma de direita ou esquerda cerceadores de liberdade de criação e formação de empresas não podem ser a base para o estilo de Auto-Gestao empresarial.
Auto-Gestão (Self-Management) Empresarial é uma tecnologia de negócios e administração de empresas que é plenamente viável e tem sido colocada em prática com sucesso por empresas ”Forbes 500” a mais de 10 anos.
Não tenha dúvida que Auto-Gestão Empresarial é uma revolução de tudo que imaginamos no mundo de” business and administration” atuais onde “cale-a-boca-que-quem-manda-aqui-sou-eu”, ‘trabalhe-caladinho-aí-na-sua-senao-rua”, e “voce-sabe-com-quem-está-falando” são as mais famosas expressões do dia a dia.
Nesta linha centralizada, conheço com detalhes empresas-grupos locais e multinacionais que têm estilos de comando-controle-decisão super complicados, onerosos e altamente centralizados.
O que presenciamos nestas empresas/corporações é que são administradas de cima para baixo com mãos de ferro e controle absoluto. Todo mundo desconfia de todo mundo e a maior preocupação é “quem esta na minha frente que precisa ser derrubado para eu subir’, ou “descobrir quem está roubando na empresa”.
Elas têm estruturas hierárquicas pesadas onde coitado de quem tomar decisão sem a benção do Patrão (até que rimou). Nestas empresas, eles e elas se sentem sempre como um equilibrista do circo de Soleil e onde puxadores-de-saco estão sempre na mira de promoções para subir na escada hierárquica.
Neste estilo centralizado de gerenciamento, as várias empresas locais que pertencem a estes grupos têm cada uma centenas/milhares de empregados que são dirigidos por supervisores o quais são subordinados a gerentes de áreas, que por sua vez são ligados a diretores de departamentos que são ligados a um vice-diretor-geral local que por sua vez são ligados ao diretor-geral local de cada empresa do grupo.
Bem, a coisa não para por aí. O diretor-geral da empresa local local responde ao diretor-geral nacional que por sua vez responde ao vice diretor-geral da América Latina que por sua vez que responde ao diretor-geral da América Latina que por sua vez é subordinado ao diretor-geral mundial que por sua vez responde ao CEO ou Presidente mundial do grupo. UFA!!!
Nestas empresas qualquer decisão de investimento, mudanças e inovações maiores são sugeridas pelos gerentes e diretores locais (supervisores e empregados quase não apitam em nada) têm de ser aprovadas pelo Presidente mundial da empresa!!!!!
Imaginem a burocracia envolvida e o tempo que leva para uma, muitas vezes, simples mudança ser aprovada e colocada em prática?
Quão essencial é ter estas camadas-após-camadas de executivos, diretores, gerentes, supervisores controlando os empregados na empresa local?
Na realidade estes gerentes e camadas intermediarias têm um custo elevadíssimo, barrando e demorando decisões vitais, além de desengajar os empregados com a identificação dos objetivos da empresa. Lealdade de empregados nestas condições, nem pensar! É a famosa lei do Murici, cada um por si e o chefe contra todos!
Auto-Gestão LSQLSystems – Administrando/Liderando sem Gerentes ou Chefes, ou Melhor, onde Cada Um É Seu Próprio Gerente e Chefe
Observando o modelo das multinacionais citado acima, a pergunta que vem no ar é se podemos desaparecer com todas estas camadas intermediárias de comando-controle numa empresa local e a mesma ao invés de ir ao caos e falência, vai, antes pelo contrário, às alturas em faturamento, crescimento, criatividade e lealdade dos empregados?
Será isto possível, viável e atingível? Absolutamente!!! Você precisa conhecer o que é Auto-Gestão LSQLSystems e verá que um estilo de auto-gestão empresarial de liberdade e responsabilidade não só é possível, mas vem sendo aplicado por grandes empresas em várias partes de mundo.
Estas empresas inovadoras descobriram que quando que cada AMI tem sua missão pessoal discutida, negociada a e estabelecida por ele e por seus AMIs na empresa, esta missão se torna seu chefe, dando-lhe verdadeiramente liberdade com plena responsabilidade, criando na empresa um ambiente e cultura de Auto-Gestão onde onde cada um(a) pode realmente ser seu chefe.
É claro que Auto-Gestão LSQLSystems nao é para todos. Têm pessoas que nunca podem deixar de ser guiadas, tangidas, açoitadas e mandadas. Na maioria das vezes não é sua culpa, mas a maneira como sempre trabalharam ou ninguém nunca o(a) expôs a Auto-Gestao.
Vamos ver como isto funciona na prática nos próximos posts. Aguardo você aqui. Neste intervalo, mande um comentário sobre se você acha que auto-gestão teria alguma possibilidade de sucesso na sua empresa ou onde você trabalha?