Escrito e colaboração da Artista Plástica: Oswaldyene Almeida
“A Arte pode desempenhar um papel de grande importância na construção da vida humana e social. Ao apreciar e, principalmente, ao fazer arte, o ser humano torna-se capaz de uma inserção mais ativa e criadora no mundo e na sociedade.” Camarotti, em Diário de um Corpo a Corpo Pedagógico, p.23
A Proposta de Interação entre Arte e Crianças
A Proposta de Interação entre Arte e Crianças, é de vital importância dentro de toda e qualquer ação educativa que pretende uma inserção estética desse público numa formação global dos sentidos. A Arte já tem uma relação próxima com esse público, não no sentido da intensão do mesmo em fazer arte, mas de ser um público aberto a Arte como experiência coletiva.
Como disse tão bem Ana MAE em seu discurso na Abertura do Seminário Nacional de Arte Educação do Sesc, “ A arte possibilita o reconhecimento de si mesmo e do mundo que nos cerca”, e nesse processo de reconhecimento estamos sempre educando nossos sentidos nessa inserção ativa e criadora de mundo ao qual se referia CAMAROTTI, no trecho que faz a abertura desse artigo.
Como Artista, recebi o convite de apresentar alguns de meus trabalhos para a turma da Educadora Renata Valença, uma turma de Pré I. Antes de apresentar os trabalhos, arrisquei conversar sobre o que eles achavam que fazia um artista e as possibilidades de Arte que eles percebiam no contexto que os cercavam, entre os relatos ainda em formação do que pra eles representava Arte, percebi que o conceito que formavam sobre, era que cada um tinha Arte em casa em alguns quadros que ornamentavam suas paredes.
E, esse conceito em formação, não reflete tão somente a impressão desse público em formação, mas também se formos ampliar um pouco o público, é comum pensar Arte como Ornamento, numa perspectiva de fetiche comercial.
Ouvi algo da Professora Maria do Carmo Nino, que “uma obra precisa se renovar sob olhar das pessoas atemporalmente”, e só pude entender na prática isso, quando percebi as diversas leituras que esse público infantil, fez sobre os trabalhos que apresentei, e esse processo de fazer uma obra com uma determinada intenção.
Vendo que a leitura que cada pessoa faz sobre uma imagem é um processo libertário, que possibilita infinitas leituras e tão somente, esse processo faz com que o trabalho estabeleça uma relação com o público num educar dos sentidos, onde muito além do que é “belo ou não”, está à relação de reflexão com a obra. Uma relação mágica por excelência, que liga o artista, a obra, as reflexões e o público numa conexão que acontece e se renova em rede.
A Rede Conectiva da Arte , liga diversos pontos que fundamentam o fazer artístico, quando tenho a intensionalidade de expressar algo por meio de um produto artístico, e esse produto consegue estabelecer uma relação reflexiva com o público que percebe nesse produto uma possibilidade de leitura, seja por meio da relação do “gostar”, ou pela “estranheza” que o trabalho cause, já estabelecemos aí uma Rede Conectiva. Rede no sentido de entrelaçamento, e conectiva, pois se ligam a um determinado objeto artístico.
Quando conversei com as crianças apresentei minha experimentação com adesivos como o meu jeito de pintar, tentando ampliar não somente a ideia de pintura que as mesmas tem, como a própria ideia de arte como um objeto específico e como um único método de fazer.
Arte vai muito mais além do objeto e método utilizado, e só se educa esteticamente os sentidos numa relação de fruição com o objeto, quando libertamos o olhar e o pensar além da materialidade do objeto. A Arte por si só é um campo híbrido, permite e só existe pela fusão de pensamentos, pois sua maior materialidade é a conexão estabelecida pela relação entre público, leitura, obra e intencionalidades.
Meu, muito obrigada a educadora Renata Valença, pelo convite e experiência única de ver meu trabalho artístico seguir seu curso natural de encontro com o público, foi um momento único, ver que o resultado de tantas madrugadas pensando arte em adesivos, teve marcada uma exposição com tão ilustre público.
Belissímo trabalho com as crianças Wal, a arte precisa ser levada a todos não importa a idade ou até classe social. Parabéns! como sempre seu objetivo vem sendo alcansado.
Admirável trabalho que a professora e artista Oswaldyene realizou. Pois foi de extrema importância para
àquelas crianças terem a oportunidade de conhecer outros tipos de trabalho e ampliar as visões do que se espera da Arte.
Parabéns Oswaldyene e muito obrigada!
Um trabalho muito bonito. Como sempre motivo de orgulho.