Aquicultura Sustentável – Recente relatório do Banco Mundial mostra que aquicultura sustentável pode ser uma das mais eficazes opções para enfrentarmos o grande e imenso desafio de alimentar a população mundial de 9,5 bilhões de habitantes em 2050.
Todos que lidamos com segurança alimentar e produção de proteínas temos uma preocupação sempre em mente: como vencer os desafios alimentares globais atuais e do futuro com a população mundial aumentando diariamente em mais de 250 mil pessoas (400 mil nascendo e 150 mil morrendo)?
Esta sempre crescente população mundial demanda e causa competição por água, terra, alimentos e energia. Mas os recursos são limitados, e práticas pecuárias-agrícolas-aquícolas insustentáveis aliadas aos ciclos climáticos agravam ainda mais estes desafios.
Aquicultura sustentável e, mais particularmente AquaBioPonics, aquaponia e aquicultura de circulação fechada, podem ajudar em muito produzirmos a comida que o mundo precisa.
Não é preciso ir muito longe para perceber que secas, enchentes, nevascas e outras mudanças cíclicas climáticas estão causando sérios desafios a produção mundial de alimentos. Junte-se a isto, a cada vez mais escassez de terra agricultáveis e a sempre crescente demanda por água para vermos que produzir alimentos para suprir quase 10 bilhões de pessoas não vai ser uma tarefa fácil.
Atualmente, com uma população no planeta de 7,21 bilhões de pessoas, temos já uma escassez de alimentos que atingem bilhões de pessoas, principalmente em países em desenvolvimento. Estima-se que hoje em dia cerca de 980 milhões de pessoas vão dormir diariamente com fome ou somente com uma refeição. Denutrição é uma realidade devastadora em muitos países do mundo.
Quais as opções viáveis que temos para enfrentar tamanho desafio de colocar proteínas no prato de uma população de 9,5 Bilhões em 2050? Aquicultura sustentável desponta como uma das mais seguras opções para o rápido aumento da produção mundial de proteínas.
Aquicultura é considerada a atividade com maior potencial de rápido crescimento na produção de proteína animal a curto prazo. Hoje como sabemos, a produção mundial aquícola superou a produção bovina (Aquicultura Sustentável: Pescados Cultivados Passam a Produção Bovina Mundial). Isto é, a aquacultura produz atualmente 66,5 milhões de toneladas e a bovinicultura ficou atrás com 63 milhões de toneladas no ano passado.
Quando comparamos os aumentos da pesca e aquicultura, vemos que nas três décadas passadas segundo dados da FAO (2012), a produção mundial de pescados vinda da pesca extrativa aumentou somente 34.7 % (de 69 milhões para 93 milhões de toneladas métricas).
Enquanto isto no mesmo período a produção mundial derivada da aquicultura aumentou 13.300 % (de 5 para 66,5 milhões de toneladas). Isto mostra o grande potencial da aquicultura em contribuir com o atual e futuros suprimentos de proteina à população do Planeta.
O segredo do sucesso é promover e disseminar em todos os níveis aquicultura sustentável. Isto é, o grande desafio é usar tecnologias, métodos e sistemas que produzam pescados com sustentabilidade sem depredarem os recursos naturais e sem impactarem negativamente o precioso meio ambiente aquático.
Atualmente, importantes empresas distribuidoras de pescados estão querendo cada vez mais terem acesso a confiável e ambientalmente seguras cadeias de abastecimento sustentável. Esta crescente demanda do mercado por abastecimento confiável via aquicultura sustentável representa uma grande oportunidade para se investir em produção de alimentos ambientalmente sustentáveis.
Essa demanda pode permitir que países criem empregos, ajudem a atenderem à demanda global de pescados e alcançem suas próprias aspirações de segurança alimentar e desenvolvimento do setor aquícola.
Ainda segundo o relatório do Banco Mundial, pescados correspondem hoje a 16.6 porcento da oferta mundial de proteína animal e 6.5 porcento de toda proteína consumida pelos seres humanos.
Como peixe é geralmente baixo em gorduras saturadas, carboidratos e colesterol, pescados suprem não só proteína de alto valor, mas também uma grande variedade de micronutrientes essenciais, incluindo várias vitaminas, minerais e os polinsaturados ômega-3 ácidos graxos.
Deste modo, mesmo em pequenas quantidades, a aquicultura sustentável é um instrumento eficaz nos programas de segurança alimentar e nutricional entre as populações pobres e vulneráveis ao redor do globo.
Aquicultura Sustentável e Sistemas AquaBioPonics para Zerar-Minimizar-Maximizar
Um modo de praticar Aquicultura Sustentável é na implementação de Sistemas AquaBioPonics tanto de micro a larga escala. Umas das qualidades dos AquaBioPonics é sua característica de zerar emissões, minimizar uso de terra e água e maximizar produção. Ó que chamamos de Zerar-Minimizar-Maximizar com AquaBioPonics Systems ou ZMM – AquaBioPonics.
Como temos mostrado em posts passados, sistemas AquaBioPonics simulam a natureza em um ambiente controlado com zero emissões, mínimo uso de área e agua e maximização da produção. Neste sistema de circulação fechada, o nitrogênio liberado pelos peixes alimenta os vegetais. As plantas filtram os nutrientes e devolve a água livre de amônia de volta para os peixes num ciclo contínuo sustentável.
Isto é possível graças à microrganismos benéficos que reciclam os resíduos liberados pelos peixes. Os resíduos dos peixes veem em forma de amônia que é transformado em nitritos e nitratos que em seguida são os alimentos das plantas.
MSABP é um sistema simples, amigo do meio ambiente e autossustentável tendo como inputs tão somente o alimento dados aos peixes e a eletricidade (pode ser solar) que move a bomba que circula a água.
Outro ponto importante é que sistemas AquaBioPonics ocupam pouco espaço produzindo alimentos estratégicos em pequenas áreas, frequentemente muito mais rapidamente que a agricultura terrestre.
Muitos experimentos e trabalhos práticos aplicados em muitas partes do mundo demostram que vegetais cultivados em sistemas integrados de produção de alimentos como os AquaBioPonics crescem até oito vezes mais rápido usando mais de 4 vezes a densidade tradicional.
Embora AquaBioPonics não seja o único sistema integrado de produzir alimentos em circulação fechada, eles podem ser um instrumento importante no combate a fome, desnutrição, uso indiscriminado de agrotóxicos e falta de segurança alimentar. É também uma fonte segura de implementar geração de empregos, substituição de importações e fomento de pequenos negócios familiares.
No desafio de alimentar 9,5 bilhões de pessoas, aquicultura sustentável, e especialmente sistemas AquaBioPonics podem dar uma estratégica e única contribuição no suprimento de proteínas à população mundial.