A aprovação do Presidente Obama caiu para 47 por cento, o nível mais baixo já registrado para um presidente americano neste momento em seu mandato, segundo a última pesquisa do instituto Gallup.
Esta queda sem precedente na história do Gallup acontece coincidentemente no momento em que 20,000 delegados a um custo de 205 milhões de dólares e produzindo 40.584 toneladas de CO2 iniciam a conferência sobre mudanças climáticas na Dinamarca.
A nova queda coincide também com a veemente defesa da equipe de Obama do antropogênico aquecimento global (global warming) e o esforço de estatizar o sistema nacional de saúde, embora isto seja rejeitado pelo grande maioria dos americanos.
Outro fator desgastante à popularidade do Presidente é a continuada participação dos EUA na guerra do Afeganistão. Isto é exatamente o oposto do que ele prometeu durante sua campanha eleitoral na qual afirmou categoricamente que terminaria a guerra no primeiro ano do seu governo. Alguns de sua base aliada, como o ator Michael Moore, já o querem chamar do Presidente da Guerra com prêmio Nobel das Paz nas mãos, segundo alguns jornais dos USA.
Abaixo estão as avaliações comparativas de outros presidentes desde que o Gallup começou a fazer pesquisas de aprovação presidencial, em 1938:
– George W. Bush, 71 por cento
– Bill Clinton, 52 por cento
– George H.W. Bush, 86 por cento
– Ronald Reagan, 49 por cento
– Jimmy Carter, 57 por cento
– Gerald Ford, 52 por cento
– Richard Nixon, 59 por cento
– Lyndon Johnson, 74 por cento
– John Kennedy, 77 por cento
– Dwight Eisenhower, 69 por cento
– Harry Truman, 49 por cento
Fonte: FOXNews.com, Gallup