Angola: Depois da Guerra, a Paz com Explosão de Crescimento e Oportunidades

Colaboração: Salomão Soares (Lubango, Huila-Angola-Africa)

Alô, pessoal e amigos do MyBeloJardim.com. Permita introduzir-me a todos vocês. Aqui  é seu amigo e irmao Salomão Soares,  desde Angola-Africa, a partir da Cidade do Lubango, província da Huila com número de 1.7 milhões de habitantes.

Angola, foi sempre conhecida nos jornais e televisão como um país de guerra. Mais agora o Cenário e completamente diferente daquilo que ela foi conhecida.

Mapa de Angola
Mapa de Angola

Hoje, Angola é conhecida nas manchetes de Jornais, e de Televisão como o país dos Sonhos e como país com uma das economias que mais cresce no mundo e a segunda economia depois da África do Sul a nível do continente Africano.

Foto Noturna da Cidade de Luando Capital de Angola
Foto Noturna da Linda Cidade de Luanda Capital de Angola

Angola, é um país muito rico em recursos naturais e na sua cultura. Angola é um dos maiores produtores de Petróleo e Diamantes no mundo, ainda assim não falamos do Ouro, Ferro, café, Cana-de-açúcar, Mercúrio, e outros minerais que ainda não explorados devido a fraca ou ausência de capacidade técnica e humana para que estes recursos estejam disponível ao mercado.

Angola em 2 anos Vai se Tornar o Maior Exportador de Petroleo da Africa
Angola em 2 anos Vai se Tornar o Maior Produtor e Exportador de Petróleo da Africa Inclusive Passando a Nigéria

A população, Angolana e na sua maioria camponesa e depende do campo (Agricultura) para produção de alimentos. Agricultura em Angola é a outra grande área de investimentos visto que temos muitos solos aráveis e férteis para execução de uma boa agricultura e adicionando a esta área investimentos temos grandes bacias hídricas não aproveitadas, assim como muitas fazendas abandonadas, visto que os seus donos não possuem capital financeiro para mantê-las em funcionamento.

A Esperanca de um Amanhã de Prosperidade Estar no Face, Coração e Alma de Todo os Angolanos e Angolanas
A Esperanca de um Amanhã de Prosperidade e Possibilidades Estar no Face, Coração e Alma de Todo os Angolanos e Angolanas

Estamos em fase de reconstrução nacional, onde grandes investimentos estão sendo canalizados para construção de estradas, pontes em todo país, construção de escolas, e agora que o Governo Angolano Criou um Projecto de construção de mais de 1 milhão de casas ate no ano 2012. É muita obra acontecer. É tanto para se fazer mas que o país não tem material suficiente para responder esta grande demanda.

Porto-Terminal Petrolífero na Nova Angola
Porto-Terminal Petrolífero na Nova Angola

Assim dependemos de importação de material partir da China, Portugal e África do Sul etc. Neste momento, há grandes incentivos para os nacionais abrirem empresas e indústrias de produção de material de construção e também em vários ramos para se fazer face a esta situação.

Devastacao-da-Guerra-Toda-Infraestrura-Precisa-Ser-Reconstruida
Devastação da Guerra - Toda Infraestrura Precisa Ser Reconstruida em Angola

Temos em Angola, muitas mas muitas oportunidades de investimentos e ter retornos consideráveis em pouco tempo. As áreas que estão precisando de mais investimentos e que sugiro são: Construção Civil, Agricultura, Industria transformadora, eletricidade, agua e Hotelaria e Turismo etc.

Povo Trabalhador, Água Abundante e Terras Férteis e Amplas Fazem da Agricultura um dos Pontos Chaves da Reconstrução de Angola - Dia de Campo com Agricultores Recebendo Treinamento de Agrônomos da USAID
Povo Trabalhador, Água Abundante e Terras Férteis e Amplas Fazem da Agricultura um dos Pontos Chaves da Reconstrução de Angola - Dia de Campo com Agricultores Recebendo Treinamento de Agrônomos da USAID

Devido, o longo período de guerra que Angola viveu, formou-se poucos quadros, e assim o país depende da força de trabalho estrangeira, e é por isso que vemos muitos Chineses, Portugueses, Sul-africanos e Brasileiros também agora trabalhando e fixando residência em Angola.

Mercado de Agricultores em Cidade da Zona Rural de Angola
Mercado de Agricultores em Cidade da Zona Rural de Angola

Use esta oportunidade de conhecer um pouco mais da realidade atual de Angola enquanto tudo esta nascer agora fazer grandes parcerias Publico Privada. Neste momento tudo esta acontecer mais em Luanda de que em outras províncias. Mais que as oportunidades são sempre as mesmas em todo país.

Muito obrigado ao nosso MyBeloJardim.com que esta realmente mudando, transformando e inovando intensamente agora também  nas terras Angolanas.. Quero ouvir de vocês. Façam seus comentários e mandem qualquer pergunta que queiram saber sobre esta terra maravilhosa de grandes oportunidades que é  nossa Angola de todos nós.

Lubango, Angola – Africa

27 comments

  1. É verdade que podem dizer sobre Angola , a guerra terminou , as novas cidades e condomínios estão a ser erguidas , mas , a fome continua prq mtas famílias tem uma refeição por dia , desemprego 80% , a ditadura 95 % , demócracia 5% , segurança nada , policia bem equipada , mas , população sofrem porque a deliquencia está 90% , água canalizada ou potável não há , enérgia électrica não há , todas famílias luandenses tem geradores , saneamento básico não há , corrupção 100% , cada um cada um Deus para todos , Deus tem poucos filhos em Angola …..

    ****************************************************************
    Resposta do Salomão Soares

    Quanto ao comentario postado em relação a Angola, dizer que há algumas verdades, mas que tambem houve muito exagero nestas informaçoes. Dificuldades há de varia ordem, visto que Angola é um pais que renasce das cinzas da guerra e tem muito caminho por trilhar para resolver todos problemas, muitos destes problemas estao a ser resolvidos e neste momento Angola é um dos pais que mais cresce no mundo e na africa, só que este crescimento ainda não esta se reflectir na vida de muitos cidadãos. Neste momento, Angola é um pais de muitas oportunidades e o problema da pobreza outros problemas serao resolvido quando mudar a mentalidade do povo. Meus compatriotas só poderao ter um estilo de vida quando mudarem a mentalidade de mendigo para empreendedores.

  2. Olá. Nunca estive em qualquer País africano mas tenho uma grande atração por África.Uma das minhas melhores amigas é agolana, do Lubango, filha de pai branco e mãe negra. Muita familia ficou em Angola: pai, irmão, tias e ainda hoje aí vivem.Segundo sei a familia tem uma fazenda e dedica-se a produção de gado e nos últimos 3 ou 4 anos que insistem para que vá visitá-los e ver o que também lhe pertence. Mas a mágoa de ter sido a única dos irmãos a ser enviada, ainda menina, para Portugal, sem que por isso a vida lhe tenha sido fácil ainda é grande… Talvez dentro de pouco tempo vá á sua terra natal, espero que sim! Sei que apesar de ser Angolana tem medo da insegurança de que tanto se houve falar… e também lhe dizem ser um momento de oportunidades e parece que no Lubango as terras são férteis… espero que lhe surja uma oportunidade de fazer as pazes com Angola e de ter uma vida melhor. Boa dicas pelas necessidades áreas a desenvolver em Angola. Só restam as dúvidas de para quem irão os lucros dos novos investimentos publico privados e de que forma beneficia efectivamente a população. Eu não me inportava de participar do desenvolvimento da educação infantil. Já agora, em termos veterinários, o que existe em Angola e/ou que necessidades?

  3. Olá, salomão. Sou aposentado. Estou a seu inteiro dispor para meus serviços no seu pais. Antes que cortem a minha contana internet. Não vai demorar, mais asim que melhorar eu vou ai para dar uma força na a rea de desporto, musica , e cidadania OK.

  4. Olá Salomão, sou Valter Filho, sou aluno de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro/Brasil. Sempre fui muito curioso por conhecer Angola mais profundamente e achei suas postagens muito interessantes!! Muito ouço sobre o grande canteiro de obras e celeiro de oportunidades que é Angola…Mas o que muito me intriga é saber como este crescimento afeta a população em geral, como o pão do crescimento é distribuído? Como é o custo de vida, a economia (não das petrolíferas ou dos produtores de diamente, mas do povo) desta terra que é tão parecida com a minha e tão contrastante ao mesmo tempo? Como você vê a atuação dos governantes Angolanos para o desenvolvimento sustentável?

    Abraços!!!

    Valter

  5. Greetings Brother Salomon!

    I cannot read too much of this Portuguese, but I know enough to see that you have done a wonderful job writing about your country and I am so grateful for this learning and growing opportunity you have been given! God is blessing you as He is using you to rebuild Angola.

    1. O Custo de vida em Angola é muito alta. Diz-se que Angola é o país mais caro do mundo visto que 70% do que consumimos depende de importação. Outro factor que faz com que o custo de vida seja muito alto é o fenómeno alimentado pelas empresas petrolíferas. Primeiro, Alugam casas a preços exorbitantes eem segundo lugar pagam tudo sem análise de preços. Tambem o que faz encarecer o custo de vida é o facto de existir muita procura de produtos básicos mas que o mercado não tem capacidade de corresponder com a demanda ou atender todos que a procuram. Imagine que em Luanda há casas que só a renda mensal podes pagar entre $3000 á $15.000, ainda assim não é fácil achar uma. Por isso é que em Angola temos um grande desequilíbrio social muito grande entre a camada rica e a pobre. Para se viver em Angola tens que ter um bom negocio ou um bom emprego.
      Salomão Soares

  6. Você podia falar um pouco mais a construção de prédios, casas, hotéis, etc em Angola. Ouvi falar que este setor é dos que estão crescendo mais em Angola porque tudo estar para reconstruir.

    1. É verdade! Em Angola o sector de construção e obras públicas é o que mais cresce em todo país. Em todas cidades consegue-se ver em todas ruas prédios, hotéis, hospitais, estradas e casas sendo construídas. Este o é o sector que o governo Angolano mais investe por causa do programa de reconstrução nacional. Há muitas oportunidades neste sector e vale a pena investir. Ainda no programa de reconstrução nacional o governo Angolano vai construir 1 milhão de casas em todo país ate 2012.

  7. Todos os Angolanos estão de parabéns por sua coluna e artigos no MyBeloJardim. O que estar fazendo vai representar muito para minha informação e compreensão do que estar acontecendo na nossa querida Angola.

    Este canal de informação e relacionamento só vai estreitar as nossas amizades e vontade de ajudar Angola a crescer o ocupar seu espaço no mundo atual. Seria bom ter sua foto nos artigos para vermos e conhecermos você cada vez mais.

    1. Muito obrigado pelo encorajamento e pelo seu coração pela Angola. Acredito que este site do mybelojardim veio mesmo no momento certo para conhecermos e fazer novos amigos. Eu vou poder colocar a minha foto no próximo artigo que estou preparando para este site.
      Salomão Soares

  8. Parabéns por tao completa informação sobre Angola. Mantenha-nos informado do que acontece neste pais de tantas riquezas e possibilidades.

    Tenho uma questão que gostaria de sua resposta. O que aconteceu com todos os portugueses que viviam em Angola? Como é relacionamento atual com Portugal?

    Aguardo sua resposta, e continue neste trabalho de divulgação de Angola.

    1. Olha, Angola é na verdade uma terra de grandes oportunidades. Tudo dá. Por isso passarei a informar o que esta acontecer em termos de desenvolvimento aqui em Angola.
      Quanto a sua pergunta sobre o que aconteceu com os Portugueses que viviam em Angola?
      Informo-lhe que Os portugueses tiveram que abandonar a Angola em 1975 depois de 500 anos de colonização. O povo Angolano sofreu bastante com os colonos portugueses e todos recursos de Angola foram enviados para Portugal e nada para ajudar Angola e o seu povo. Como resultado o povo uniu-se e correram com os portugueses na luta de libertação nacional. Mas depois de 30 anos de independência nacional o cenário já é outro e já temos bons relacionamentos com Portugal e inclusive temos muitos portugueses regressando para Angola com fim de abrir novas empresas e fazerem negocios. Por Exemplo em Angola o segundo maior numero de empresários depois dos Chineses são os portugueses e Brasileiros. Já não existe mais mágoas ou mau estar entre Angola e Portugal.

  9. Seu artigo é de grande qualidade e super informativo. As informações sobre Angola deixaram-me emocionado com tudo o que esta acontecendo neste nação devastada por um guerra brutal que nada tinha a ver com Angola. Sabia muito pouco da reconstrução de Angola. Seu artigo me ajudou muito a entender o que esta acontecendo.

    Espero que todos vejam quão forte e rica é esta nação. Como ela esta precisando de suporte a apoio de todos nós para superar esta fase. Adiante, Salomão, seu artigos no MyBeloJardim vai informar a muita gente como eu, a realidade marcante de Angola, uma joia em toda Africa.. Deus o ajude e abençoe junto com todos Angolanos.

    1. Muito obrigado pelo seu encorajamento e garanto que vou poder mantê-lo informado sobre os acontecimentos, oportunidades e desenvolvimento de Angola. Força ai!
      Salomão Soares

  10. Tinha ouvido muito falar da pobreza e miséria em Angola, mas, muito dificilmente tinha ouvido deste grande potencial e da explosão de crescimento e oportunidades de investimentos em Angola.

    Suas informações foram muito esclarecedoras para mim. Agora sei que Angola é pais rico em recursos naturais com um potencial muito grande de se tornar uma nação importante economicamente para o mundo todo. Seu artigo não só traz esclarecimentos e informações super importantes, mas também, fala muito da riqueza cultural deste povo maravilhoso. Parabéns pelo seu trabalho. Vou ficar contando os dias para seu próximo artigo.
    Notório

  11. Que satisfação ver um Angolano informando ao mundo o que estar acontecendo em Angola. Eu não tinha quase informação do como estava a reconstrução deste pais que tanto sofreu e agora esta ressurgindo.

    Salomão você esta de parabéns. Gostei demais do seu artigo. Continue escrevendo e informando a todos nós do que esta acontecendo em Angola. Seu pais é maravilhoso e o mundo precisa saber das lutas de todo povo Angolona para reconstruir do zero e as oportunidades de investimentos em Angola.

    1. O povo Angolano é muito batalhador e suas lutas vêm de muito longe. Sei que agora é nossa vez de crescer e sermos reconhecidos pelo mundo como país de oportunidades e desenvolvimento. Muito obrigado pelo seu encorajamento e garanto que vou poder mantê-lo informado sobre os acontecimentos, oportunidades e desenvolvimento de Angola. Força ai!
      Salomão Soares

  12. Seja muito bem vindo Salomão, com certeza sua contribuição será valiosa neste site divulgando este país que tanto se assemelha ao nosso em sua alegria, rítmo e esperança de que em breve tudo vai melhorar, pois com certeza não temos medo nem vergonha do recomeço.Bem Vindos Angolanos!!!!!!!!!!!!

    1. O povo Angolano é muito batalhador e suas lutas vêm de muito longe. Sei que agora é nossa vez de crescer e sermos reconhecidos pelo mundo como país de oportunidades e desenvolvimento. Muito obrigado pelo seu encorajamento e garanto que vou poder mantê-lo informado sobre os acontecimentos, oportunidades e desenvolvimento de Angola. Força ai!

  13. Olá Salomão!! É um prazer para nós recebê-lo, não só como mais um AMI, mas também como um amigo onde trocaremos experiências e mostraremos ao mundo as inovações, transformações e o poder revolucionário que temos dentro de nós. Você é um vencedor e estará crescendo juntamente com seu país. A reconstrução é apenas o início daquilo que permanecerá eternamente: A “LUTA” PELA TRANSFORMAÇÃO. A derrota não está nos planos de Deus para nossa vida!!

    1. Obrigado por me aceitar e me receber neste site. Trocaremos muitas experiencias e mostraremos ao mundo que unidos somos mais fortes e vencedores. Obrigado e Deus lhe abençoe.
      Salomão Soares

  14. Bem vindo ao site Salomão, pois o mesmo está sendo engrandecido com sua participação, ajudando o mundo a conhecer um pouco mais sobre esse processo de reconstrução de Angola e mais ainda sobre sua maior riqueza que é essa capacidade criativa do povo angolano.Que Deus o abençoe imensamente.

    1. Olha, Oswaldyne, sou um dos seus admiradores por causa da sua incrivel obra Plástica em reconhecimento do nosso país Angola que esta em fase de desenvolvimento e reconstrução nacional. Sua obra Plastica é impressionante e sem igual. Muito obrigado. Espero conhecer-lhe ainda melhor por meio de artigos e trocas de experiencias neste site. Deus lhe abençoe e espero lhe ver um dia em Angola para fazeres a exposição do sua obra plástica em homenagem a reconstrução de Angola.

      Salomão Soares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *