Água Potável do Ar – A ideia de produzir água potável do ar, digo sugada do ar, pode parecer um absurdo a primeira vista. Contudo, se você lembrar do seu ar condicionado com gotas de água caindo no chão continuadamente, uma máquina de sugar água potável do ar já não parece tão fora da realidade
Nestes anos desenvolvendo sistemas integrados sustentáveis como os AquaBioPonics, vemos que acesso a água doce é um dos maiores, senão o maior desafio da sustentabilidade deste planeta. Hoje estamos assistindo guerras jurídicas e reais sobre o direito de acesso a este precioso líquido.
Consequentemente, a notícia de que já existe tecnologia de uma empresa israelense sendo usada por forças militares de Israel, Estados Unidos e alguns outros países que produz água potável do ar, é uma novidade mais do que bem vinda.
Se você acompanha este site, sabe que temos mostrado em dezenas de artigos que água é e será cada vez mais intensamente um desencadeador de guerras em nosso planeta. Mostramos em um específico post das situações de cidades como Atlanta na Geórgia em que esse estado americano estã em verdadeira guerra pólitica para coletar água do rio Tennessee. São Paulo agora está em conflito com o estado do Rio de Janeiro para captar água do Rio Paraíba do Sul, e dai em diante.
Contudo algo está acontecendo que pode ajudar em pequena e média escala situações de extrema necessidade de água para comunidades, empresas e unidades militares. Veja a como tudo começou.
Durante as hostilidades entre Israel e o grupo militante xiita libanês Hezbollah, em 2006, algumas tropas israelenses encontraram-se em território inimigo, cortadas das suas unidades de apoio e ficaram sem água para beber. Como resultado dessa experiência, empresários israelenses iniciaram a busca de soluções que podessem fornecer água potável para as tropas militares em locais remotos, inacessíveis e perigosos.
O cenário desafiador inspirou o invento da ” unidade de gerador de água atmosférica”, um dispositivo de campo destinado a extrair gotas de água do ar e recolhê-las em água potável. A unidade foi inventada pela empresa israelense Water-Gen, fundada por um antigo comandante das forças especiais de defesa de Israel.
Representantes da empresa inventora disseram que a ideia é que “em vez de levar água para comboios em locais remotos, temos uma máquina que produz água potável do ar localmente para o pelotão inteiro, comunidade ou empresa em localidade específica.”
Água Potável do Ar – A empresa diz que seu objetivo é proteger as tropas que operam em ambientes hostis
“O sistema é otimizado para operar em uma ampla gama de condições ambientais. As unidades são dimensionadas para caber em veículos táticos militares e podem ser produzidas em diferentes dimensões e formas,” afirma a empresa em seu site.
A empresa, iniciou suas atividades há cerca de quatro anos em Israel e foi recentemente selecionada pela revista de tecnologia “Fast Company” como uma das 10 empresas mais inovadoras do mundo. Ela vende suas unidades de geração de água para as forças armadas de sete países, inclusive para os EUA e Israel. Militares afirmam que a invenção foi “uma revolução para nós.”
Os soldados agora podem beber água potável sem sair dos seus próprios veículos, mesmo se estão desconectados de suas unidades orgânicas de abastecimento,” disse um diretor da empresa. Os equipamentos podem ser facilmente instalados em carros de combates e em acampamentos.
Segundo os diretores, “A água do ar é mais ou menos uma fonte limpa. Tem seus próprios problemas como qualquer outra água tem. Respiramos continuamente água o tempo todo”.
A empresa pretende expandir para outros locais distantes além de instalações militares. Mais recentemente enviou uma de suas unidades com equipes de busca e salvamento israelense para as Filipinas após o tufão Haiyan no ano passado.
Esperamos que a tecnologia israelense possa ser usada brevemente também em regiões com carências profundas emergenciais de água causadas por secas prolongadas onde o desafio “falta de água” passa a ser uma questão de pura sobrevivência humana.
Tudo tem um começo. Quem sabe não poderemos ter no futuro grandes unidades movidas a energia renovável em comunidades localizadas em regiões áridas e extremamente carentes de água?
Água Potável do Ar – Aqui está um vídeo produzido pela empresa em seus sistemas de extração de água do ar montados em veículos