Energia Solar

Aeroporto a Energia Solar: Índia Tem Hoje o Primeiro Aeroporto do Mundo 100% Energia Renovável

Aeroporto a Energia Solar – Índia inova e coloca em funcionamento o primeiro aeroporto a energia solar do mundo, o aeroporto internacional de Cochin no sul do estado de Kerala. Cochin é agora oficialmente o primeiro do mundo que funciona exclusivamente com energia solar.

Aeroporto a Energia Solar - Usina Solar do Cochin International Airport (Fonte: Cochin airport)

Aeroporto a Energia Solar – Usina Solar do Cochin International Airport (Fonte: Cochin airport)

A instalação agora é declaradamente de “energia neutra” – o que significa que apenas consome a energia que produz. É um feito impressionante quando se considera que o aeroporto de Cochin é um dos maiores aeroportos da Índia, com mais de 140,00 métricos quadrados do espaço somente de terminais.

Para gerar energia suficiente para alimentar a instalação, o aeroporto construiu sua própria 12 Megawatts usina solar no local que é composta por mais de 46.000 painéis solares espalhados em uma área de 45 hectares . Essa matriz deverá produzir em ao redor de “50.000 a 60.000 unidades de electricidade cada dia”- que, num dia normal, é um pouco mais do que o aeroporto consome durante suas funções operacionais diárias.

Obviamente, a construção dessa nova matriz solar não aconteceu do dia para a noite. Cochin começou a fazer a transição em si para energias renováveis em 2013 através da instalação de uma matriz de pequenos painéis solares nos telhados de seus terminais.

No inicio dependia de uma mistura de energia solar e rede de energia, e agora que a usina está completa, é 100% solar. É interessante notar, no entanto, que Cochin ainda está conectado à rede no caso da área ensolarada ter dias nublados mesmo tendo estocagem de energia.

Aeroporto a Energia Solar - aeroporto de Cochin o quarto maior em termos de tráfego da Índia (Fonte: Kochi Airport)

Aeroporto a Energia Solar – aeroporto de Cochin o quarto maior em termos de tráfego da Índia (Fonte: Kochi Airport)

Analistas esperam que a matriz de energia solar deve eliminar cerca de 300.000 toneladas de emissões de carbono na Índia durante os próximos 25 anos.

Fonte: Digital Tendences

Já que estamos falando de energia e aeroportos vejam o que aconteceu com este Jato da Delta Airlines:

Comments are closed.