A FAUNA DE BELO JARDIM – O Que Aconteceu Com os Nossos Jacus, Nambus (Pé Roxo E Pé Vermelho), Perdiz Matuta, Sariema Ou Siriema, Asa Branca…?

Colaboração:  Gil  Morais

Parece até brincadeira o que relatamos aqui a respeito dos animais – mamíferos ou não , que viviam em torno das lagoas, rios e riachos locais. Pois é por aqui viviam jacus, nambus (pé roxo e pé vermelho), perdiz matuta, sariema ou siriema, asa branca, juriti, avoante ou aribaçã, marreca, pato do mato, paturi, socó, galinha d`água, pássaro (Arão, anum branco e anum preto, além de diversos tipos de gaviões e corujas, bacurau).

Pomba-asa-branca
Asa-branca, Picazuro Pigeon (Patagioenas Picazuro) cantada e glorificada por Luis Gonzaga e desaparecida de nossas matas

Nas várzeas eram comuns os canários da terra, bigodes, golinhas, galo de capina, concriz, beija flor, caboclinho, patativa, pintas silva, sabiá, bentevis, saltacaminho, manémagos, rouxinóis; os pardais são pássaros invasores, como todos invasor atrevidos. Entram nos ninhos dos outros, devoram seus ovos, seus filhotes e colocam os da espécie. Os urubus, estes são históricos e gerais , desde os tempos das fazendas de gado disseminadas beira- mar a dentro.

As abelhas , merecem destaque entre os animais silvestres de nossa região: arapuá( também conhecida como sanharó), capuxu, inxu, urucu, tubiba, jati, as italianas domesticadas e cultivadas com técnicas especializadas, dão também o ar da graça em nossa região. No setor da piscicultura o nosso município era também expressivo na espontaneidade do aparecimento sazonal de traíras, curimatãs, caritós, jundiás, muçuns, destacando-se a colheita das piabas e piaus, por sua abundancia nos rios riachos, barragens e açudes.

De repente, começaram a desaparecer esses elementos de nosso meio ambiente. Os vegetais de grande, médio e pequeno portes sumiram. Por tabela o desmatamento desordenado, a queimada, a extração indevida de elementos essências para a manutenção do meio, forçaram o desaparecimento da fauna e flora ambientais; provocando efeito estufa que tanto mal tem causado ao planeta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *