Tráfico Humano e Trabalho Escravo – Avaliando Empresas e Grifes Famosas

Tráfico Humano e Trabalho Escravo -A tragédia do Tráfico Humano e Trabalho Escravo estão nos noticiários há muito tempo e cada vez mais frequentes.

Tráfico Humano E Trabalho Escravo Em Confecções No Interior De São Paulo
Tráfico Humano E Trabalho Escravo Em Confecções No Interior De São Paulo

Ouvimos fatos que muitas empresas produtoras e distribuidoras de marcas famosas têm parte ou mesmo totalidade de seus produtos feitos por pessoas em regime de escravidão colaborando com Tráfico Humano e Trabalho Escravo.

Este é um das grandes tragédias que acontece no nosso dia-a-dia em pleno século 21. Pessoas são mantidas em cativeiros e forçada a trabalhar em regimes similares aos escravos do séculos passados.

Casos como o noticiado semanas passadas sobre uma fabrica de confecções no interior de São Paulo que tinha etiquetas das marcas famosas que eram confeccionadas por trabalho forçados mostram a intensidade do problema do Tráfico Humano e Trabalho Escravo.

Esta questão de empresas aceitarem ou mesmo promoverem pessoas trabalhando sobre o regime de escravidão em marcas famosas tem feito com que um número de pessoas e organizações se unam para combater esta terrível agressão aos direitos humanos básicos das pessoas neste planeta.

A questão é como ou onde podemos encontrar informações seguras e criteriosas sobre que empresas ou produtos que consumimos estão usando tráfico humano e trabalho escravo para produção de suas marcas e produtos.

Para dar esta informação, já existem heroicos web-sites que avaliam e dão notas às empresas medindo como estas companhias de marcas famosas estão reagindo a pressão internacional de não aceitarem tráfico humano e trabalho escravo na produção dos seus produtos e serviços.

Tráfico Humano e Trabalho Escravo – Você Vai se Espantar com o que Vai Descobrir

Um dos sites que você pode acessar para verificar qual é a posição de uma empresa com relação a trabalho escravo é o Free2work.org.  Você vai se espantar com o que vai descobrir.

O site é em Inglês mas você pode usar a ferramenta “Translate” da Google para traduzir para o idioma de sua preferencia.

Free2work é um web-site único que agiliza e simplifica o processo para que os consumidores , como você,  verificarem o que está acontecendo na empresas, marcas, grifes sobre o tema do trabalho forçado.

Na Free2work.org, você pode facilmente pesquisar produtos específicos, saber mais sobre as diferentes normas de trabalho e práticas empresariais, e ainda, o mais importante, dar o seu real envolvimento através de sua decisão de comprar ou não o que está sendo produzido com trabalho escravo.

Como o site enfatiza, as complexidades do comércio global de trabalho escravo e a visão limitada das cadeias de abastecimento dos produtos tornam difíceis para o consumidor médio compreender como tudo está ligado relacionado aos abusos de trabalho que ocorrem dentro do ciclo de produção global.

Hoje, as empresas estão trabalhando com uma ampla gama de iniciativas, tais como programas de certificação, monitoramento e rotulagem – para garantir aos seus consumidores que seus produtos não violam os direitos dos trabalhadores.

E depois há empresas que optam por não fazer nada. E isto você precisa saber. Esta multiplicidade de abordagens é extremamente confusa para o consumidor médio que busca uma resposta para a pergunta simples e direta: qual é a história por trás dos produtos que estou consumindo?

Tráfico Humano e Trabalho Escravo – Como a Free2Work Avalia as Empresas

Após uma extensa e criteriosa pesquisa, Free2Work avalia e dá notas às empresas em uma escala de “A” até “F”, baseado na transparência da cadeia de suprimentos, o código de conduta, a resposta ao trabalho infantil e forçado, e os esforços globais para capacitar trabalhadores.

Uma ampla gama de programas de certificação também existem que tentam proteger os direitos dos trabalhadores. O volume e a variedade desses sistemas e rótulos dos produtos pode ser confuso para os consumidores.

Free2Work ajuda a reduzir a confusão e coloca à disposição online dos consumidores um forma direta e facilmente entendível como cada programa difere por dar notas a estas certificações.

Free2Work é uma ferramenta estratégica para aumentar a transparência nas cadeias de abastecimento, habilitar os consumidores a tomar decisões informadas, bem como mediar a comunicação entre consumidores e empresas.

Tráfico Humano e Trabalho Escravo – Você Entra no Site e Seleciona o Tipo de Produto ou a Empresa que Está Interessado(a).

Por exemplo, você pode clicar em uma das seguintes categorias (http://www.free2work.org) de produtos e ver como estão empresas que produzem os mesmos: Acessórios, bebidas, jeans, câmeras digitais, equipamentos, laptops,  media players, roupa, doces e chocolates, brinquedos, roupa íntimas entre outros.

Como também pode ir direto verificar empresas , tais como Apple, Nike, Adidas, Barbie, Battleship , Champion , Faded Glory, Gap, Ghirardelli, Ghirardelli, Hannah Montana by Hasbro e diaí por diante.

É claro que neste início nem tudo e todos estão já avaliados no site da Free2Work, mas este trabalho gigantesco e cheio de ameaças e dificuldades é um grande começo que com sua ajuda e tomada de decisão pode falar bem alto para as empresas e marcas que não aceitamos o trabalho infantil e/ou escravo na manufatura dos seus produtos, tecnologias e serviços.

Use o poder e a decisão de compra na sua disposição para combater a tragédia do tráfico humano e o consequente trabalho escravo em pleno século 21. Países e empresas estão vendendo barato a um elevadíssimo preço social e humano usando escravidão. Isto tem de parar.

Links Relacionados;

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *