Lean_Agile Quality Business Leaadership Systems
Lean_Agile Quality Business Leaadership Systems

10 maneiras de motivar e inspirar o desempenho dos liderados

10 maneiras de motivar e inspirar o desempenho dos liderados: Dicas sobre como motivar e melhorar o desempenho dos seus colaboradores.

Baseado no Livro Lean-Agile Quality Business Leadership Systems (Gestão/Liderança Empresarial Lean-Ágil de Qualidade)

Pelo Prof. Aécio D’Silva

Inspiring People

Motivar e inspirar empregados (liderados/cooperadores) é um componente fundamental na aplicação de Gestão/Liderança Empresarial Lean-Ágil de Qualidade (Lean-Agile Quality Business Leadership Systems). Muitas vezes, os gestores focam apenas nos aspectos negativos do desempenho dos colaboradores e não reconhecem o poder de ser o que se fala. Esse tipo de comportamento pode levar a moral baixa e altas taxas de rotatividade.

Motivar e inspirar – Para manter seus liderados felizes, engajados, entusiasmados e com o melhor desempenho, é importante motivá-los regularmente com atitudes positivas-criativas. Aqui estão 10 maneiras de motivar e inspirar o desempenho dos seus colaboradores.

1 – Inspire e motive sendo exemplo.

Seus colaboradores procuram modelos e direção, então certifique-se de que você é um verdadeiro exemplo e que é o que diz, liderando sendo exemplo. Se eles virem que você está trabalhando duro todos os dias e aplica o que você fala, eles seguirão o exemplo.

Como esperar que seu pessoal se entusiasme, se não dar o exemplo? Se você sempre chega atrasado para o trabalho, sai cedo ou passa a maior parte do dia no Facebook checando o WhatsApp, como você pode esperar que seus funcionários levem seu trabalho a sério?

Seus liderados querem trabalhar em um lugar em que acreditam nos líderes, onde se sentem parte de algo maior do que eles mesmos.

Os colaboradores querem trabalhar para alguém que se preocupa com eles e elas, tanto como pessoas como profissionais. Quando você trata seus liderados com verdade, respeito e dignidade, sendo o exemplo, eles vão retribuir e colocar esforço extra quando as coisas ficam difíceis. Seja o modelo ou exemplo do que você quer que os outros sejam!

2 – Crie um ambiente de trabalho positivo e livre de toxidades.

Um ambiente de trabalho tóxico (sufocante) é aquele onde todo mundo fala mal de todo mundo.  Cada um sempre culpando os outros por qualquer coisa que dar errado. Cada um querendo derrubar o outro, falando mal de todos. Tudo isto é super tóxico ao desempenho da empresa. Liderados que são tratados mal ou injustamente são mais propensos a procurar outras oportunidades de emprego, o que pode custar caro para sua empresa.

Alto desempenho é uma função de motivação, que é a chave para o sucesso em qualquer negócio. Quando os colaboradores são motivados e inspirados a fazer seu trabalho sempre melhor e continuamente removendo desperdícios, eles têm melhor desempenho e alcançam níveis mais elevados de produtividade.

Um ambiente de trabalho positivo erradicando todo comportamentos tóxicos, vai certamente elevar o desempenho dos liderados. Contudo, isto é bem mais do que simplesmente criar um lugar divertido para trabalhar. Você precisa criar um ambiente livre de atitudes tóxicas que promova uma cultura de colaboração, criatividade e inovação. Um ambiente de trabalho onde rudezas, negativismos, e micro agressões, bem como comportamentos semelhantes nunca são permitidos.

Certifique-se de que seus funcionários se sintam seguros no trabalho criando um ambiente onde eles possam expressar seus pontos de vista sem medo de serem ridicularizados ou punidos por isso.

3 – Não micro-gerencie seus liderados

Em gestão/liderança de negócios, a microgestão é um estilo de administração no qual um gerente observa ou controla obsessivamente o trabalho de subordinados ou liderados. Neste estilo, elevar a moral e motivar os colaboradores pode ser um imenso desafio, especialmente em um ambiente competitivo. Neste estilo as pessoas não têm liberdade para agir. Elas se sentem todo tempo coagidas e vigiadas.

Não micro-gerencie seus liderados. As pessoas odeiam ser micro gerenciadas. Isto sinaliza para todos que você não confia em suas habilidades ou julgamento. Se você precisa fazer comentários ou avaliação para um liderado, seja específico sobre o que você quer que ele mude e como ele pode fazer bem e melhor da próxima vez. E der espaço para fazerem as tarefas.

Mesmo com todas estas desvantagens, a microgestão ainda é um dos erros mais comuns que os gestores cometem — mas também é um dos mais fáceis de corrigir. Se você está constantemente dizendo aos seus funcionários o que fazer em vez de deixá-los assumir a responsabilidades sobre seus papéis e encargos, é hora de mudar de tática! Em vez de ditar cada passo de uma tarefa ou projeto, dê aos liderados espaço para respirar, estabelecendo expectativas claras antecipadamente sobre o que precisa ser feito — mas deixe-os descobrirem como eles mesmos vão fazer o que foi pedido.

4 – Celebre conquistas

A melhor maneira de inspirar os liderados é comemorar o que foi realizado. A motivação é passageira e pode desaparecer a qualquer momento, mas a inspiração dura mais tempo.

Você não pode comprar inspiração, embora muitos tentem fazer exatamente isso. No entanto, você pode gerar inspiração. Se o seu negócio vai prosperar, você precisa inspirar os seus colaboradores a atingir seus melhores desempenhos e serem as melhores em tudo que fazem.

Celebrar conquistas não é apenas reconhecer um bom resultado — vamos celebrá-lo! Isso pode significar dar uma festa ou dar recompensas ou prêmios de reconhecimento. Não precisa ser caro ou elaborado; mesmo algo pequeno que mostra o quanto você aprecia o trabalho duro de alguém, vai ser um valioso instrumento para aumentar a moral.

Comemorar é reconhecer o esforço sobre os resultados alcançados. Este é outro que parece simples, mas pode fazer uma grande diferença em como as pessoas se sentem sobre seus trabalhos. Certifique-se de que todos saibam quanto esforço precisa ser feito para as coisas acontecerem. E, é óbvio, no local de trabalho, as pessoas são mais motivadas por serem reconhecidas e elogiadas por suas conquistas do que por serem punidas por seus erros.

5 – Inspire os liderados serem as melhores versões de si mesmos.

Os aplicadores de gestão/liderança empresarial lean-ágil de qualidade (lean-agile quality business leadership systems) entendem que a chave para seu sucesso é inspirar os colaboradores serem as melhores versões de si mesmos.

Este é um tipo diferente de gestão/liderança do que a maioria das empresas usam. Não se trata de mandar as pessoas fazerem o que você quer que elas façam, mas sim ajudá-las a alcançar todo o seu potencial e alcançar seus objetivos.

Para isto, forneça direção e expectativas claras. Se seus empregados sabem o que deve ser feito, é mais provável que tenham sucesso. Isso ajuda a construir confiança entre você e seus membros da equipe – eles sabem que se seguirem suas instruções, eles não terão problemas ou perderão seus empregos por causa do fraco desempenho.

Ajude os outros a terem sucesso. Os melhores líderes não se concentram apenas em si mesmos; eles tentam ajudar todos ao seu redor a ter sucesso também. Quando um funcionário vê que você está disposto a ajudá-lo a crescer como indivíduo, isso faz com que ele se sinta mais confortável em correr riscos. E quando as pessoas se sentem confortáveis em correr riscos, elas são mais propensas a aproveitar quando surgem oportunidades – e é assim que novas ideias nascem!

6 – Ofereça oportunidades para desenvolvimento pessoal, treinamento e educação.

As pessoas são partes vitais do crescimento e sucesso de qualquer negócio. Os empresários muitas vezes colocam seus esforços em networking e crescente clientela; eles dão menos atenção para os funcionários. Esquecem que são eles ou elas que mantêm o negócio funcionando sem problemas todos os dias. Mesmo em tempos econômicos apertados, ainda é importante que as empresas cresçam, se expandam e se tornem mais rentáveis. Cada funcionário terá necessidades diferentes de crescimento pessoal e desenvolvimento, por isso é importante que os empregadores incluam no planejamento o desenvolvimento e capacitação individuais. Ao aumentar as taxas de retenção de funcionários por oferecer desenvolvimento profissional, em última análise, melhorará o desempenho de uma organização.

O desenvolvimento pessoal é uma prática mutuamente benéfica. Não só ajuda seus funcionários melhorarem suas habilidades sendo mais valiosos em sua empresa, mas também cria um ambiente no qual eles podem melhor atender seus clientes. Na verdade, fornecer treinamento aos liderados é uma maneira simples de reduzir a rotatividade e aumentar a produtividade dentro de sua organização.

7 – Deixe-os aprender com seus erros.

É muito melhor deixar os funcionários aprenderem com seus erros do que responsabilizá-los por cada coisinha que deu errada. Por outro lado, evitar que um erro aconteça novamente ensinará aos seus colaboradores muito mais do que simplesmente dar-lhes uma chamada cada vez que ultrapassarem o sinal.

Há, é claro, outras razões pelas quais os liderados cometem erros, como o fato de que todos nós aprendemos muito mais com os erros do que com acertos. Goste ou não, cometer erros faz parte do processo de aprender a fazer algo bem e melhor. Na vida profissional e pessoal você só se torna uma pessoa verdadeiramente qualificada depois de saber como aprender com seus erros, e este mesmo princípio é válido em todos áreas da vida. Então, deixe seus colaboradores desenvolverem suas habilidades, permitindo que eles aprendam com seus erros — o resultado certamente será uma organização mais forte e rentável.

8 – Ofereça horário flexível e home office (trabalho-remoto)

Horário de trabalho flexível e possibilidade de trabalhar remotamente – home office – podem ser ótimas estratégias de manter os colaboradores felizes e engajados. No entanto, com um número cada vez mais crescente de empresas adotando a cultura do trabalho remoto, você precisará ter certeza de que está atualizado sobre certas legislação trabalhista de cada estado.

De qualquer forma, é uma tática valiosa. Essa flexibilidade não só dará aos liderados mais opções na forma como gastam seu tempo e melhoram a qualidade de vida, mas também podem efetivamente aperfeiçoar o desempenho e a produtividade deles. Por exemplo, pesquisas sugerem que os liderados em casa são mais autodisciplinados e produtivos em seu trabalho do que aqueles que trabalham em um ambiente de escritório. E os colaboradores podem escolher quando decolarem no batente, o que os ajuda a coordenar suas vidas com as necessidades de suas famílias. Em última análise, oferecer horário flexível ou home offices aumenta a moral dos funcionários, o sucesso de recrutamento e a retenção, ao mesmo tempo em que reduz o absenteísmo e o atraso das tarefas e projetos.

9 – Elogie em público, critique em particular.

Este pode ser difícil para algumas pessoas entenderem, mas é crucial para qualquer empresa que queira ter sucesso. Elogiar os funcionários em público ajudará a manter seus funcionários motivados e incentivará outros a ingressarem na empresa.

Criticar colaboradores em particular desencoraja o comportamento de falar pelas costas, que é um causador de baixar produtividade e desmoralizante para todos os envolvidos.

Comece por elogiar um liderado por seus esforços positivos e depois faça críticas construtivas. Se você tem algo que precisa discutir com um funcionário ou membro da equipe, faça em particular e dê a eles a oportunidade de responder e fazer os ajustes necessários em vez de gritar publicamente com eles.

10 – Capacite e delegue seus liderados a tomar decisões.

Em uma época em que os colaboradores estão cada vez mais aproveitando ferramentas online à sua disposição para tomar melhores decisões, é mais importante do que nunca que os líderes capacitem os liderados sendo coaches e guias de alto desempenho. Os líderes devem capacitar os membros de suas equipes, saírem do caminho e deixá-los resolverem seus desafios por conta própria.

Capacitar e delegar seus liderados a tomar decisões e resolver problemas é extremamente valioso para que as organizações sejam bem-sucedidas neste mundo dos negócios em constante mudança. Você pode fazer isso de várias maneiras. Você pode capacitá-los desenvolvendo suas habilidades, dando-lhes mais poder de tomada de decisão, ou ajudando-os a construir melhores relacionamentos dentro de sua equipe e com clientes. De qualquer forma, é vital que ajudemos nossos funcionários a entender que eles são capazes de ser autônomos em seu trabalho para ainda atingirem as metas da empresa.

Gostaria de deixá-lo com um último pensamento. Quando pensamos em tomar decisões, um dos ativos mais importantes em qualquer organização é o seu pessoal. Se você investir em seus liderados, capacitá-los com responsabilidade e respeito, tratá-los como parte de um time e não como uma mercadoria, como também ajudá-los a desenvolver pessoal e profissionalmente, com certeza você colherá os frutos espelhados nos seus desempenhos. O senso de pertencer que sua equipe tem em relação à empresa, produzirá não apenas clientes satisfeitos, mas também colaboradores de alto desempenho e todos saem ganhando.

Conclusão

A principal mensagem deste artigo é que motivar e inspirar o desempenho dos que estão com você é peça chave no sucesso de seu negócio. Para motivar seus liderados, você precisa descobrir como eles funcionam. Cada pessoa é diferente, com seus próprios interesses, hobbies e personalidades únicas.

Para motivar e inspirar outros você deve acreditar em sua empresa. Você precisa acreditar sinceramente e plenamente em sua visão, sua missão, seus objetivos (objetivos estratégicos) e suas decisões. Caso contrário, por que outros deveriam? Se você pensar na sua empresa apenas como uma maneira de enriquecer rapidamente, então seus liderados perceberão isso — e isso ressonará em seus desempenhos. Eles vão ser menos entusiasmados com o trabalho, menos tenazes em inovar, e menos comprometidos com a causa do que se eles acreditem estar trabalhando por uma razão justa e maior. Reverta isto motivando e inspirando com sinceridade o desempenho de todos que estão com você no dia a dia do seu negócio!

Mais sobre motivar e inspirar o desempenho dos colaboradores, você encontrará no meus livros:

Livros do Prof. Aecio D’Silva na Amazon


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *