Hidrogênio Verde na Mineração – A Era do H2 Verde Começa a Ser Realidade em Todo Mundo
Por Prof. Aecio D’Silva
AquaUniversity.com
Pesando 500 toneladas e medindo três andares de altura o veículo está entre os maiores que o mundo já teve. Marco histórico na descarbonização da mineração.
Hidrogênio Verde na Mineração – Um novo gigante caminhão-caçamba movido a hidrogênio está sendo testado pela indústria de mineração na esperança de ajudar a descarbonizar esta atividade que têm sido excepcionalmente desafiadoras para sair dos combustíveis fósseis.
Há muito que temos mostrada aqui no MyBJ a importância do Hidrogênio Verde na nova economia mundial e a oportunidade que o Brasil tem de ser um líder neste setor de combustíveis limpos e renováveis.
A entrada em operação deste imenso veículo de carga é sem dúvida um marco histórico na consolidação de nova era do H2 verde. Este combustível vai mudar radicalmente o mundo como temos e vemos até agora.
Hidrogênio Verde na Mineração – O imenso veículo movido a H2 vai substituir veículos típicos de transporte de mineração, que poluem pesadamente.
A mineração é uma indústria muito poluidora. O objetivo é usar o novo caminhão-caçamba movido a hidrogênio para substituir veículos de transporte tradicionais e descarbonizar suas operações. Só a mineração contribui com até 7% das emissões totais de carbono do mundo por ano de acordo com dados disponíveis. Isso representa mais do dobro da poluição da indústria naval global, que está perto de 3%.
Cerca de metade das emissões de carbono da indústria de mineração são provenientes de veículos pesados de transporte, que são usados para o transporte de rochas enormes e pesadas entre os locais minerados.
E empresa pretende usar este novo veículo movido a H2 para substituir motores convencionais movidos a diesel.
O colossal caminhão de combustível de hidrogênio deve gerar 2 megawatts de eletricidade por segundo para ser movido.
A quantidade de eletricidade necessária para abastecer o caminhão é equivalente a 1.500 casas de países desenvolvidos. Para alcançar esse nível de produção, a empresa teve de inovar como nunca imaginou antes.
A empresa combinou várias células de combustível menores para criar uma usina de 25 métricos cúbicos a bordo. Para o contexto, o peso destas células juntas é de 25 toneladas e alimenta um veículo capaz de transportar uma carga tão pesada de 500 toneladas. Imaginem o torque requerido para mover 500 toneladas serra acima a 15 quilômetros por hora.”
Hidrogênio Verde na Mineração – O gigantesco caminhão de combustível de hidrogênio começou suas operações em uma mina da Anglo-Americana na África do Sul.
O caminhão-caçamba de combustível de hidrogênio começou a operar em maio na África do Sul na mina de Mogalakwena de propriedade da conhecida empresa Anglo-American. Esta grande empresa de mineração patrocinou o desenvolvimento do projeto projetado pela empresa First Mode, e estima-se que um típico veículo de transporte de mineração de sua frota usa cerca de 900.000 litros (cerca de 237.755 galões) de diesel por ano.
O patrocínio da anglo-americana foi superimportante para atingir a viabilidade do projeto. Para fazer um veículo deste porte a hidrogênio é necessário muito mais do que simplesmente caminhões de transporte de combustível de hidrogênio de emissão zero. Foi necessário criar todo o complexo de produção local de hidrogênio verde, como as centrais de energia solar, eletrolisadores, armazenagem e distribuição.
Este caminhão de combustível de hidrogênio foi projetado especificamente para funcionar em H2 verde, pois há várias maneiras de produzir o H2, e muitas delas são baseadas no uso de combustíveis fósseis. Ao escolher o hidrogênio verde – produzido com energia renovável – tanto o processo de produção quanto o uso do veículo são livres de emissões de carbono. Os resíduos são tão somente vapor de água e calor. Nada de poluidores como o caso de combustíveis fósseis de petróleo!
A chave, no entanto, está na criação de uma cadeia de suprimentos sustentável para garantir que as demandas do caminhão de combustível de hidrogênio sejam atendidas. No momento, a empresa está trabalhando para enfrentar esse desafio.
Com tudo isto acontecendo no desenvolvimento da produção de H2 verde, o Brasil com todo seu potencial solar, eólico e biomassa tem uma oportunidade ímpar de tomar a liderança desta nova era. Vejam que somente o Polo Eólico offshore no litoral nordestino, tem condição de produzir 50 Itaipus. Imagine o que isto poderá representar para o Brasil e o mundo em geração de energia e hidrogênio verde. Como dizia meu velho pai: “cavalo selado só passa uma vez, e você tem que pular nele.” Vamos agir!!!
Esse é o caminho que o mundo deve trilhar em busca, já agora, de recuperar o que continuamos a destruir, que é o meio ambiente. E o Brasil pode dar uma maior contribuição nesse aspecto, acelerando as decisões e investimentos nesse setor.