DNA - Estocando Dados Como Nada Que Foi Criado até Hoje Pelos Humanos
DNA - Estocando Dados Como Nada Que Foi Criado até Hoje Pelos Humanos

DNA: 700 Terabytes de Dados Podem Ser Armazenados em um Única Grama de DNA

DNA - Estocando Dados Como Nada Que Foi Criado até Hoje Pelos Humanos
DNA – Estocando Dados Como Nada Que Foi Criado até Hoje Pelos Humanos

DNA – Uma descoberta fascinante publicada recentemente informa que, “O DNA tem uma capacidade de armazenamento de informações de 700 terabytes de dados em um única grama, sendo um meio de estocagem muito mais eficiênte que qualquer coisa que o ser human criou até hoje ” segundo cientistas da Universidade de Harvard.

Em um trabalho publicado no Sciences Journal , bioengenheiros e geneticistas do Instituto Wyss de Harvard anunciaram ter armazenado com êxito 5,5 petabits de dados — em torno de 700 terabytes — em uma única grama de DNA, quebrando  por mil vezes o recorde anterior de densidade de dados de DNA.

“Bem, para se ter uma ideia de quanta informação isto representa, Wikipédia informa que o gigante Google processa cerca de 25 petabits de informações todos os dias.

Com esta descoberta, o DNA poderia armazenar todas as informações diárias do Google em menos de 5 gramas de DNA.”

Vamos ver o que significa uma grama de DNA poder armazenar 700 terabytes de dados: é o mesmo que  14.000 discos de Blu-ray de 50 GB podem estocar… isto tudo em uma gota de DNA que se encaixa na ponta do seu dedo mindinho.. Para armazenar o mesmo tipo de dados em discos rígidos – o meio de armazenamento mais denso usado hoje — você precisaria 233 unidades de 3 TB, pesando um total de 151 quilos.

Então, como eles conseguiram descobrir isso? De acordo com a publicação:

“Os cientistas trataram o DNA apenas como um outro dispositivo de armazenamento digital. Em vez de dados binários sendo codificados regiões magnéticas como se faz em uma bandeja de disco rígido, diferentemente os filamentos de DNA armazenam em formato de 96 bits quando são sintetizados, com cada uma das bases (TGAC) representando um valor binário (T e G = 1, A e C = 0).”

Todos nós sabemos que os “Cientistas estão de olho no DNA como um potencial meio de armazenamento de dados desde há muito tempo.” Eles têm boas razões para isso:

Em primeiro lugar, o artigo relata que o DNA é “incrivelmente denso (você pode armazenar um bit por base, e uma base é somente do tamanho de alguns átomos)”.

Em segundo lugar, o DNA é “volumétrico (como um copo), em vez de plano (com o um disco rígido-duro),” novamente, significa que você pode embalar os dados super eficientemente tridimensionalmente.

Finalmente, o DNA é “incrivelmente estável – onde outras mídias de armazenamento de ponta têm de ser mantidas a vácuo em subzero temperaturas, DNA pode sobreviver por centenas de milhares de anos em uma caixa em sua garagem.” Isso significa que, ao contrário de discos rígidos magnéticos atuais que têm uma vida útil relativamente curta, DNA poderia armazenar dados por um longo tempo.

Nada feito por seres humanos pode nem mesmo se comparar ou chegar perto destas especificações. Qual é a calculada possibilidade ou probabilidade deste fascinante e super potente design de estocagem de dados e informações ter surgido por acaso sem nenhuma interferência ou direcionamento de um design dirigido ou inteligente?

Quem teria pensado que o DNA pode armazenar dados com muito mais eficiência do que qualquer coisa que nós criamos até hoje? Ainda mais dificil cientificamente é pensar que o DNA não foi projetado ou feito por inteligente design, mas foi evoluído!!! É preciso muita fé na evolução para acreditar isto.

Fontes:

http://www.evolutionnews.org/2012/08/who_would_have_063701.html
http://hms.harvard.edu/content/writing-book-dna

Artigos Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *