Artificial Inteligencia – O laboratório de Máquinas Criativas da Cornell University nos EUA colocou dois chatbots, Cleverbots, um junto do outro e forçaram os dois falarem “livremente” baseados na informação em forma de artificial inteligencia que os dois tinham acumulado.
Isto é parte da preparação para participar do Prêmio (Competição) Loebner de Inteligência Artificial 2011 que vai ocorrer na Universidade de Exeter na Inglaterra em 19 de outubro
Artificial Inteligencia – O Que é o Prêmio Loebner?
O Prêmio Loebner de inteligência artificial (AI) é a primeira instância formal e concreta do Teste de Turing.
O teste anual (desde 1991) tem o nome de Alan Turing, um brilhante matemático britânico. Entre suas muitas realizações estão pesquisas básicas em ciência da computação.
Em 1950, no artigo Computing Machinery and Intelligence que apareceu na jornal Filosofia da Mente, Alan Turing fez a seguinte pergunta: “Pode uma máquina pensar?”
Ele respondeu afirmativamente, mas uma questão central era: “Se um computador pode pensar, como poderíamos comprovar.
A Sugestão de Turing era que, se as respostas do computador eram indistinguíveis das de um humano, o computador poderia ser comprovado que estava pensando. Este campo é geralmente conhecido como processamento de linguagem natural em artificial inteligencia.
Em 1990, Hugh Loebner conjuntamente com o Centro de Cambridge para Estudos Comportamentais estabeleceram um prêmio e concurso destinado a aplicar o Teste de Turing.
Dr. Loebner prometeu um grande prêmio de US $100.000 dólares e uma Medalha de Ouro para o primeiro computador cujas respostas fossem indistinguíveis para um ser humano. Esse computador pode ser dito que pode “pensar” sobre o ponto de vista de artificial inteligencia.
Cada ano um prêmio anual de US $ 2000 dólares e uma medalha de bronze são atribuídos à maioria dos computadores com aparência humana. O vencedor do concurso anual é o melhor participante em relação aos outros competidores daquele ano, independentemente de quão bom ele é, isto é se pode “pensar” ou não.
Artificial Inteligencia – Como funciona os Cleverbots da Cornell University
O sistema da Cornell foi criado pela combinação de três componentes: um chatbot, atext-para-voz, sintetizador e um processador de avatar.
Chatbots são máquinas projetado para emular as habilidades de conversação de seres humanos, conversando com um usuário humano e, geralmente, tentando convencer o usuário que a máquina (Chatbots) é humano.
Em tal cenário, se um ser humano suficientemente hábil em uma extremidade está plenamente convencido (enganado) que a máquina é um outro ser humano, a máquina passaria o famoso Teste de Turing de artificial inteligência.
Mais de 60 anos após a sua proposta por Alan Turing, ainda não foi criada ou desenvolvida uma máquina capaz de passar este teste. O chatbot inicialmente utilizado foi Eliza, um marco importante no início da infância AI em 1960.
Estas formas são bastantes tediosas, então o pessoal da Cornell deu uma forma mais inteligente e suportável que aprende constantemente como chatbot, os Cleverbots.
Cleverbot vai continuar a aprender e quem sabe pode ser a primeira maquina baseada em artificial inteligencia a passar no teste Turing .
Os Cleverbots representado por um avatar, além de muitas outras coisas, sintetizam um personagem animado cujos gestos e os lábios são sincronizados para o fluxo de som.
Conectando a saída da primeira máquina para a entrada da segunda, e a saída da segunda para a primeira, o resultado é o vídeo que você pode ver abaixo em forma de intermináveis robóticos entretenimentos que são engraçados e ao mesmo tempo meio assustadores.