Alga Biotecnologia – No primeiro trimestre de 2012 o Prof. Aecio D’Silva e o Dr. John Kyndt estarão lançando um novo livro sobre Alga Biotecnologia no Estados Unidos, Europa e Asia. A versão inicial será em Inglês, mais ainda este ano o novo livro deve ser traduzido para Português, Espanhol e Frances.
O livro em fase final de lançamento, é uma introdução ao uso de algas para produção sustentável de biocombustíveis aquícolas, alimentos, produtos químicos e farmacêuticos.
Os cientistas autores deste livro são autoridades e referencias mundiais neste assunto e em sistemas integrados de produção de alimentos e Biocombustíveis Aquícolas. O termo biocombustíveis aquícolas foi cunhado pela primeira vez pelo Prof. D’Silva e hoje é de uso mundial.
O livro já reservado por muitos e em format ebook destina-se a produtores, pesquisadores, cientistas, empresários e potenciais investidores que estão interessados no potencial de algas para produção de combustível, produção de produtos químicos de alto valor, cosméticos e produtos farmacêuticos.
O objetivo da publicação é fornecer as bases para uma estratégia de desenvolvimento, baseado na força da indústria e oportunidades, apesar de mitigar os seus riscos e gerenciamento de ameaças.
Os autores fazem uma análise em profundidade da indústria de algas atual com conselhos sobre como mitigar os riscos e evitar armadilhas comuns ao cultivo e colheita própria de algas.
Como temos mostrado aqui, embora as algas tenham sido cogitadas como uma fonte de combustível em potencial no passado, não foi até os preços dos combustíveis fósseis irem às nuvens em 2008 que esta fonte tao pequena mas superpoderosa foi realmente levada a sério.
Algas que até bem pouco tempo eram consideradas como uma praga para os donos de piscinas e principalmente para os aquicultores em fazendas de peixes, hoje têm um destino bem diferente. Os autores deste novo livro vão mostrar que as algas devem ser vistas como um investimento promissor e fontes emergentes de energia, alimentos e produtos bioquímicos.
Alga Biotecnologia – Bilhões de Dólares Investidos
Nos últimos anos houve anúncios de bilhões de dólares de investimentos, tanto de fontes privadas e governamentais para pesquisa e projetos pilotos de algas para biocombustíveis aquícolas em vários países do mundo.
Mostramos aqui em outros posts, por exemplo, o anúncio feito pela gigante do petróleo, Exxon-Mobile, de um investimento de US $ 600 milhões em biocombustíveis de algas, e o financiamento recente dado pelo Departamento de Energia americano à Aliança Nacional de Biocombustíveis Avançados e Bioproducts (NAABB) para pesquisar algas como de biocombustível.
Dr. Kyndt e o inesquecível e gênio Prof. Mike Cusanovich foram batalhadores e precursores da concretização desta aliança. Dr. Cusanovich que já não está entre nós foi e será sempre um inspiração para os autores deste novo livro.
Com todos estes milhões de investimentos, e agora com a maior fabricante mundial de aviões, a Boeing, entrando firme em algas, é claro que a corrida para desenvolver a próxima geração de combustível a partir de algas está ativada.
O conceito de usar algas para produzir biocombustíveis aquícolas não é complicado. O biocombustível aquícola é essencialmente derivada do óleo de algas que capturam energia da luz solar através da fotossíntese, enquanto crescem e se multiplicam em águas ricas em nutrientes tais como lagoas de esgoto.
As algas usam a energia solar para criar a biomassa, durante o processo capturam dióxido de carbono. As algas precisam em média 2,8 toneladas de CO2, 0,95 tonelada de nutrientes, luz e água para produzir 1 mil toneladas de matéria seca.
A biomassa resultante pode ser usada para a produção de biocombustível aquícola e centenas de outros bio produtos. O desafio é replicar a natureza em escala industrial e como diz o Prof. D’Silva criarmos uma BioEconomia sustentável para a futuras gerações.
O livro, que vai ser distribuído brevemente neste site e na seção de ebooks da amazon para todo o mundo, vai detalhar como Algas para Biocombustíveis podem ser uma realidade possível em nossos dias.
Relacionados Links: