Tablets – Com mais de 100 Milhões Crianças em Idade Escolar do Primeiro Grau em Todo o Mundo não Tendo Nenhum Acesso à Escolaridade, Pesquisadores do MIT Experimentam Tablets como Educadores em Locais Remotos da África
Uma experiência interessante está sendo feita pela equipe do Prof. Nicholas Negro ponte da MIT fundador do programa – OLPC – Um-Laptop(Tablet)-por- Criança.
No início deste ano, pesquisadores do OLPC distribuíram caixas fechadas a crianças no interior da Etiópia na África contendo Motorola Xoom tablets recarregáveis a energia solar, pré-carregados do jogos educacionais que ensinam a formação do alfabeto, e-books, filmes, desenhos, pinturas e outros programas, mas sem nenhuma orientação como abrir, ligar ou operar a máquina.
“Eu pensei que as crianças iriam somente brincam com as caixas e nada mais. Acontece que dentro de quatro minutos, os criativos pequenos não só abriram as caixas, mas encontraram a chave liga-desliga e o alimentador solar. Dentro de cinco dias, eles estavam usando 47 apps por criança, por dia.
Dentro de duas semanas, eles estavam cantando canções do ABC na aldeia, e dentro de cinco meses, eles tinham hacked o sistema Android,”Negroponte afirmou. “Algum metido a sabida em nossa organização ou no laboratório de mídia tinha desabilitado a câmera, eles descobriram a câmera e tinham hacked o Android.”…
Com 100 milhões crianças em idade escolar do primeiro grau em todo o mundo não tendo nenhum acesso à escolaridade, a organização One Laptop Per Child está tentando algo inovador e nunca antes tentado em duas remotas aldeias etíopes — simplesmente distribuir ou deixar cair computadores tablets pré-carregados com programas educacionais e vendo o que acontece sen nenhuma interferência.
O objetivo e ver se as crianças analfabetas sem exposição anterior as palavras escritas podem aprender a ler por si mesmas, experimentando com o tablet pré-carregado com jogos educacionais, treinamentos animados, e-books, filmes, desenhos, pinturas e outros programas.
O experimento está sendo feito em duas aldeias rurais isoladas com cerca de 20 crianças em idade do primeiro grau, cerca de 50 km de Addis Abeba. Uma aldeia é chamada Wonchi, na borda de uma cratera vulcânica a 3.358 metros; a outra é chamada Wolonchete, no Vale do Rift.
Estas são crianças que nunca anteriormente tinham visto materiais impressos, sinais de trânsito ou mesmo embalagens que tivessem palavras escritas sobre elas, disse Negroponte.
Ações como estas criam novos horizontes, mudanças e realidades que podem surpreender e trazer novas opções de ensino e disseminação de conhecimentos nunca pensadas antes. Parabéns a equipe do MIT-OLPC por tão desafiadora iniciativa. Estamos torcendo pelo completo sucesso do programa.
Fonte: http://www.technologyreview.com/news/506466/given-tablets-but-no-teachers-ethiopian-children-teach-themselves/