NanoTecnologia – Já imaginou como pode uma formação de luz de nanopartículas de prata ser disparada utilizando modelos de DNA de esperma de salmão integrados em um projeto de dispositivo de memória?
Bem, pesquisadores na Alemanha e em Taiwan especializados em nanotecnologia e genética criaram um dispositivo de memória “write-once-read-many-times” (WORM) baseado em DNA do salmão para obter uma melhor relação de custo-eficácia de armazenamento de dados.
O dispositivo consiste de uma fina película de DNA de salmão incorporada com nano partículas de prata, e em seguida, imprensadas entre dois eletrodos.
Para armazenar informações, a luz ultravioleta é usada para fazer o cluster de átomos de prata em um tamanho de nano partículas, que codificam os dados.
O dispositivo é capaz de sustentar carga sob baixa corrente, o que corresponde ao estado off. Sob um campo elétrico de alta corrente as cargas passam através do dispositivo, que corresponde ao estado-on.
Uma vez escrito, o dispositivo retem as informações por tempo indeterminado. Os pesquisadores relatam que a condutividade do material não se alterou significativamente durante quase 30 horas de monitoramento.
Os cientista esperam que a técnica usando nanotecnologia possa ser utilizado muito em breve no design de dispositivos de armazenamento ópticos e sugerem que ele pode ter aplicações plasmonics.
Nanotecnologia – Plasmonics ou Fusão de Fotônica e Eletrônica em Dimensões de Nanoescala
Aplicação Plasmonic é a fusão de fotônica e eletrônica usando nanotecnologia. Os circuitos eletrônicos fornecem a habilidade de controlar o transporte e armazenamento de elétrons. No entanto, o desempenho destes circuitos torna-se bastante limitado quando a informação digital tem de ser enviado a partir de um ponto para outro.
Fotônica oferece uma solução eficaz para este problema através da implementação de sistemas de comunicação ópticos baseados em fibras ópticas e circuitos fotônicos. Infelizmente, os volumosos componentes fotônicos em escala micrométrica têm limitado a integração desses componentes em chips eletrônicos, que agora são medidos em nanômetros.
Circuitos baseados em superfícies plasmonics como estes baseados no DNA do Salmão, que fundem eletrônica e fotônica em escala nanométrica, podem oferecer uma solução para este problema de compatibilidade volumétrico de componentes..
Este trabalho alcança um avanço significatio em nanotecnologia do DNA como plataforma convencional de fabricação de polímeros para implementar novos dispositivos orgânicos baseados em DNA do Salmão.