Conteúdo
- 1 Para ser Hidrogênio Verde, RGH deve ser produzido a partir de fontes de energia renováveis.
- 2 By Prof. Aecio D’Silva
- 3 AquaUniversity.com
- 4 Hidrogênio Renovável – Viabilidade do Hidrogênio Verde Renovável
- 5 Hidrogênio Renovável – Por que o mundo precisa de hidrogênio verde?
- 6 Polo Eólico Offshore do Nordeste do Brasil – Revolucionário em Todos os Sentidos e Dimensões
Para ser Hidrogênio Verde, RGH deve ser produzido a partir de fontes de energia renováveis.
By Prof. Aecio D’Silva
AquaUniversity.com
Hidrogênio Renovável – Como eu disse antes, o hidrogênio é o elemento mais abundante no universo. É também o mais simples, consistindo em apenas um próton e um elétron. Na Terra, o hidrogênio é mais encontrado como um componente da água, que é responsável por cerca de 90% de sua massa.
O hidrogênio também é produzido quando a matéria orgânica se decompõe em um ambiente anaeróbico sem oxigênio (por exemplo, debaixo d’água). E pode ser derivado de combustíveis fósseis como carvão (Hidrogênio Cinza) e gás natural (Hidrogênio Azul) através de um processo chamado reforma do vapor.
O uso de células de combustível de hidrogênio para veículos tem sido amplamente discutido para reduzir as emissões de carbono do transporte. Mas para que isso aconteça, o hidrogênio deve ser produzido a partir de fontes de energia renováveis.
Uma maneira de fazer isso é dividindo a água em seus elementos constituintes usando eletricidade gerada por painéis solares ou turbinas eólicas para alimentar um eletrólito, que separa hidrogênio e oxigênio das moléculas de água.
Para produzir RGH em grande e viável escala, devemos ter muita eletricidade gerando a partir de fontes de energia renováveis. E aí é que o Brasil pode assumir a liderança mundial com a implantação do mega offshore polo eólico no litoral do Nordeste anunciado pelo Presidente Jair Bolsonaro.
Hidrogênio Renovável – Viabilidade do Hidrogênio Verde Renovável
É possível produzir hidrogênio verde usando fontes de energia renováveis. Contudo, existem alguns desafios a serem vencidos. Os principais são encontrar maneiras de reduzir o custo da eletrólise (o processo de uso da eletricidade para dividir água em hidrogênio e oxigênio) e desenvolver uma infraestrutura de transporte e armazenagem de hidrogênio.
Não há dúvida de que o hidrogênio verde tem potencial para ser um grande player na luta por um Futuro Sustentável. A produção de hidrogênio verde não produz emissões, e o uso de hidrogênio verde em células de combustível produz zero emissões. No entanto, há um caminho a percorrer até que o hidrogênio verde atinja usos generalizados.
O maior desafio é o custo de produção. Hidrogênio verde é atualmente produzido usando eletrólise, que é um processo intensivo de energia. O custo da energia renovável vem caindo rapidamente nos últimos anos, mas ainda é mais caro do que os combustíveis fósseis. Outro desafio é a infraestrutura.
Atualmente, não há infraestrutura para suportar o uso generalizado de hidrogênio verde. Isso significa que o custo de instalação da infraestrutura seria notavelmente alto. Finalmente, há a questão do armazenamento. Hidrogênio verde é um gás muito volátil, e precisa ser armazenado em tanques especiais. O custo desses tanques é atualmente extremamente alto. Apesar desses desafios, o hidrogênio verde tem o potencial de ser uma grande fonte de combustível para um futuro sustentável.
Hidrogênio Renovável – Por que o mundo precisa de hidrogênio verde?
O mundo precisa de hidrogênio verde porque é uma fonte de energia limpa. inexaurível e renovável que pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O hidrogênio verde pode ser usado de muitas modos, em veículos, a produção de eletricidade e o suprimento de calor e energia para casas e negócios.
Há muitas razões pelas quais o mundo precisa de hidrogênio verde. Primeiro, o hidrogênio é um combustível de queima limpa que produz zero emissões quando queimado. Isso é importante porque a redução das emissões é fundamental para enfrentar a sustentabilidade mundial.
Em segundo lugar, o hidrogênio é um combustível muito versátil que pode ser usado de várias maneiras, incluindo veículos de alimentação, geração de eletricidade e aquecimento de casas e empresas. Essa versatilidade faz dela uma parte importante na efetivação de uma economia de energia renovável.
Em terceiro lugar, o hidrogênio é uma fonte de combustível doméstica que pode ajudar a reduzir a dependência de combustíveis importados. Isso é importante tanto para a segurança energética quanto para a segurança econômica.
Finalmente, o hidrogênio pode ajudar a criar muito e muitos empregos. Isto é, fazer crescer a economia sem precedentes neste planeta. De fato, a Agência Internacional de Energia estima que a economia de hidrogênio poderia criar até 30 milhões de empregos em todo o mundo até 2050.
Polo Eólico Offshore do Nordeste do Brasil – Revolucionário em Todos os Sentidos e Dimensões
A chegada do polo eólico offshore do Nordeste do Brasil, anunciado dias atrás pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, será revolucionário em todos os meios e sentidos. Será um polo de moinho de vento offshore equivalente a 50 hidrelétricas de Itaipu. Itaipu está no rio Paraguai nas fronteiras do Brasil com o Paraguai. De acordo com o site binacional da Itaipu ( https://www.itaipu.gov.br capacidade instalada (potência) da Itaipu é de 14 mil megawatts (MW). Sendo assim, 50 Itaipus podem gerar (50 x 14 = 700) 700 Gigawatts. Em 2021, a usina de Itaipu produziu 66.369 gigawatts-hora (GWh), acumulando 2.830.952 GWh. Ela fornece 10,8% da energia consumida no Brasil e 88,5% do consumo paraguaio. Isto significa que 10 Itaipus podem abastecer todo o Brasil. Imaginem o que 40 Itaipus podem produzir!!!
A energia elétrica da Usina Eólica Offshore gerada por este enorme projeto fará certamente do Brasil um líder mundial na produção de hidrogênio verde e um grande exportador de energia renovável e hidrogênio verde. As condições de todo litoral brasileiro com ventos constantes e ausência de furações são praticamente ideias para energia gerado pelo vento.
Parabéns, Pres. Bolsonaro por tal visão e coragem para transformar a nação do Brasil. Esperamos que a curto prazo possamos ver tudo isto sendo realidade.
Hidrogênio Verde Renovável – RGH – Livrando-nos Para Sempre dos Combustíveis Fósseis – Parte I
Hidrogênio Verde Renovável – RGH – Livrando-nos Para Sempre dos Combustíveis Fósseis – Parte II
Muito bom excelente explicação meus parabéns