Ensino Online é uma realidade em todo mundo. Muitos acham que no futuro não teremos mais classe de aulas como conhecemos hoje porque o ensino online vai dominar de uma uma maneira tal que as pessoas terão condição de fazer qualquer treinamento, curso ou especialização usando a internet.
Ensino Online – Voltando para a realidade atual, imagine o que é fazer um exame da faculdade de ensino online onde você está estudando e receber a nota de avaliação de sua desertação imediatamente.
Isto tudo feito por um programa de computador ou software de avaliação de textos. E ainda mais, você pode imediatamente refazer o teste para tentar melhorar a sua nota e qualidade.
Isto já é uma realidade no ensino online. A EdX, uma empresa-universidade sem fins lucrativos fundada pelas mundialmente referencias Harvard e Massachusetts Institute of Technology, está oferecendo cursos grátis universitáriosde de alto nível na Internet, e acaba de introduzir um software que faz correção de textos online imediatamente depois de escritos e submetidos.
O programa tanto corrige redações inteiras de cursos de ensino online, como também respostas escritas curtas de questões em testes e exames. Isto libera o professor para outras tarefas como informa jornais americanos.
Anant Agarwal, engenheiro elétrico, que é Presidente da EdX, previu que o software de instante-avaliação seria um útil instrumento pedagógico, habilitando os alunos a fazer testes e escreverem ensaios e melhorarem a qualidade de suas respostas.
Ele disse que a tecnologia oferece vantagens distintas sobre o sistema de sala de aula tradicional, onde os alunos muitas vezes esperam dias ou semanas para receber as notas.
“Há um enorme valor na aprendizagem do ensino online com feedback imediato”, disse o Eng. Agarwal. “Os alunos estão dizendo-nos que eles aprendem muito melhor com feedback instantâneo.”
Mas os céticos dizem que o sistema automatizado não é páreo para os professores ao vivo. Será? Um grupo de educadores circula uma petição contra software automatizado de avaliação.
O grupo, que se chama profissionais contra a máquina que corrigi os ensaios e faz avaliação das escritas dos alunos, recolheu quase 2.000 assinaturas. Contudo muitos acham que é somente uma questão de tempo para isto pegar fundo.
A ferramenta de avaliação de ensino online da EdX requer professores humanos ou avaliadores de 100 textos ou de 100 respostas as questões escritas. O sistema então usa uma variedade de técnicas de aprendizado de máquina e artificial inteligencia para ser treinado e ser capaz de avaliar quase que instantaneamente e automaticamente a qualquer número de textos que a classe responder.
O software irá atribuir uma nota dependendo do sistema de pontuação criado pelo professor, se é uma uma letra (normalmente A, B, C, D ou F) ou classificação numérica. O sistema de correção automática também irá fornecer feedback geral, como por exemplo dizendo se o aluno respondeu dentro do assunto ou não.
Dois outros cursos online grátis, Coursera e Udacity, recentemente fundados por professores da também referencia, Universidade de Stanford, estão da mesma maneira empenhados em criar sistemas automatizados de avaliação devido a alta demanda e valor do feedback instantâneo.
Em um outro artigo comentando este software, um autor pergunta ou insinua quando vão existir programas que testem e classifiquem automaticamente a eficácia do professor, com base no feedback e desempenho dos alunos. Será que isto forçaria os professores a melhorar instantaneamente?
Bem, uma coisa é certa com Universidades referencias como Harvard e Stanford disseminando e aplicando estes sistemas, a tendencia é modelos como estes se multiplicarem em todo mundo no horizonte não muito longe.
Com tanto automação e ensino online presente em todos os quadrantes do planeta, imaginamos que qualidade de ensino vamos ter daqui por diante e como isto vai afetar a vida dos professores. Como eles e elas que ensinam devem preparar-se para esta nova possível realidade.