Telhas Solares

Telhas Solares: Construções Sustentáveis Inteligentes Integram Telhas, Janelas e Paredes Solares em Casas e Edifícios

Telhas Solares – Os painéis solares podem estar se tornado coisas do passado. Já temos telhas, vidros e paredes que produzem energia solar diretamente

A pergunta atual é por que colocar painéis solares no topo das casas, galpões e edifícios quando já existem no mercado telhas e janelas solares que coletam energia solar diretamente através dos materiais usados nas construções?

Informações do mercado divulgadas recentemente confirmam o grande e rápido crescimento de um importante setor da indústria solar: o uso de energia fotovoltaica integrada diretamente aos prédios, mais conhecido pela sigla BIPV (Building-Integrated Photovoltaics) em inglês.

Telhas Solares - Este  Telhado não Tem Painéis Solares, Ele Tem Telhas Solares (Fonte: TribuneSolar)

Telhas Solares – Este Telhado não Tem Painéis Solares, Ele Tem Telhas Solares (Fonte: TribuneSolar)

Estamos falando de células que capturam energia solar que são incorporadas às paredes, telhados e janelas dos edifícios. O melhor, são perfeitamente integrados em vez de ser aparafusadas em uma construção pronta mostrando algo externo não estético e bem à vista.

Hoje vemos que em novos e remodelados estádios de futebol no Brasil, grandes edifícios nos Estados Unidos e até em sedes de mega bancos na Grã-Bretanha, arquitetos de renome mundial estão integrando células solares à estrutura das construções.

Previsões estimam que o mercado de BIPV vai triplicar nos próximos dois anos. Em números, o mercado de energia fotovoltaica integrada diretamente aos prédios deverá crescer para US $7,5 bilhões até 2015, dos US $2,1 bilhões atualmente, de acordo com recente pesquisa de mercado americano.

As vendas de vidros solares deverão alcançar US $4,2 bilhões até 2015, as paredes que integram células solares em US $830 milhões. Cerca de US $1,5 bilhões deverão ser gerados a partir de cobertas e telhas solares.

Telhas Solares – Ajuda num Momento Crucial para os Fabricantes Solares

A tecnologia fornece uma ajuda num momento crucial para os fabricantes solares, abrindo o caminho para produzir produtos prêmios com maiores preços e valores agregados. Tradicionais painéis solares tiveram uma caída de preços a redor de 90 por cento desde 2008 devido a excesso de oferta dos produtos chineses altamente subsidiados. Isto causou um estrago sério no setor solar levando mais de 30 médias e grandes empresas fora da China para a falência.

Telhas Solares Gerando Eletricidade Renovável (Fonte: Foxnews)

Telhas Solares Gerando Eletricidade Renovável (Fonte: Foxnews)

A indústria de BIPV já está bem estabelecida nos Estados Unidos, onde mega corporações como a Dow Chemical Co., a maior fabricante de produtos químicos dos USA, e outras estão firme no mercado vendendo telhas solares produzidas localmente que parecem com material de telha dura regular.

É esperado que design e construções sustentáveis que incorporem sustentabilidade nos seus códigos de construção como o Green Building Rating System LEED (Liderança em Energia e Planejamento Ambiental) dos USA se tornem regra geral no planeta.

Pensem da capacidade produtiva de energia solar se os edifícios de São Paulo, Nova York, Londres e Tóquio usassem vidros solares em suas façhadas, sem falar nos diversos tipos e modelos de telhas solares nos tetos de galpões industriais, igrejas, shopping centers e supermercados?

Comments are closed.