Energia Solar Fotovoltaica Concentrada

Recorde em Fotovoltaica: Desenvolvido Sistema de Energia Solar que Converte 40% da Luz Solar Em Eletricidade.

Recorde em Fotovoltaica: Equipe australiana desenvolve novo sistema de energia solar que converte 40% da Luz Solar Em Eletricidade.

Todos que trabalham com energia solar e painéis solares fotovoltaicos (PV) sabem das limitações que temos hoje na implementação de sistemas fotovoltaicos quando calculamos a quantidade de painéis solares requeridos para produzir eletricidade.

Recorde em Fotovoltaica - PV Conversão de 40% (Fonte: UNSW-AU)

Recorde em Fotovoltaica – PV Conversão de 40% (Fonte: UNSW-AU)

Entre outros, um fator torna os PV fixos não muitos eficientes: a atual baixa taxa de eficiência das células solares em converter radiação solar em eletricidade . Atualmente, os paneis PV atingem no máximo entre 15 a 20 % de eficiência.

Isto é, considerando que a energia solar produz 1000 watts por cada metro quadrado ao atingir a superfície da terra, os paneis solares só conseguem produzir de 150 a 200 watts por cada metro quadrado de painéis PV.

Porém um novo recorde em fotovoltaica mundial pode tornar o futuro da energia solar bem mais eficiente. Pesquisadores na Austrália desenvolveram recentemente um sistema de energia solar que pode converter mais de 40 por cento da luz solar incidente em eletricidade — a mais alta eficiência já relatado por um sistema fotovoltaico comercialmente disponível.

Recorde em Fotovoltaica -  Torre Concentrada PV (Fonte: Raygen)

Recorde em Fotovoltaica – Torre Concentrada PV (Fonte: Raygen)

Os especialistas usaram células solares comerciais existentes, mas de uma maneira nova. Isto significa que estas melhorias de eficiência são facilmente acessíveis à indústria solar, afirmam os cientistas do projeto.

Uma parte fundamental do projeto do protótipo do novo recorde em fotovoltaica é o uso de um filtro personalizado óptico para capturar parte da luz do sol que normalmente é desperdiçada por painéis solares comerciais atuais. Isto torna a eficiência mais elevada do que as células solares convencionais.

O recorde em fotovoltaica ou tecnologia solar alcançou a eficiência recorde em testes ao ar livre, em Sydney, na Austrália e mais posteriormente em campo de testes ao ar livre operado pelo Laboratório Nacional Americano de Energias Renováveis o (NREL) em Golden, Colorado, que é o laboratório principal de pesquisas de eficiência energética de energias renováveis nos Estados Unidos.

Martin Green, professor da Universidade de New South Wales (UNSW) e diretor do centro australiano para energia fotovoltaica avançado, liderou o grupo de pesquisa que construiu o novo sistema de energia. Esta foi a primeira vez que foi atingido um recorde mundial de tal eficiência de energia solar.

Todos do nosso grupo envolvidos com energias renováveis congratula a equipe australiana. Embora a tecnologia seja mais direcionada para torres de PV concentrada,  esperamos que muito em breve possamos ter estes painéis disponíveis no mercado.

Fonte: http://newsroom.unsw.edu.au/news/science-technology/unsw-researchers-set-world-record-solar-energy-efficiency

Comments are closed.