Pioneira Plantação Comercial de Pinhão-Manso no Havaí Tem Sua Primeira Colheita

Frutos-Sementes de Pinhão-Manso (Jatropha curcas) com 30% a 37% de Óleo
Frutos-Sementes de Pinhão-Manso (Jatropha curcas) com 30% a 37% de Óleo

Em 2008, uma área de 100 hectares que antes era usada para cultivo de cana-de-açucar foi plantada com pinhão-manso na comunidade de Keaau na grande ilha Havaí.

Este experimento é a primeira plantacão comercial de cultivo do Jatropha curcas no arquipélogo havaiano.

Devido ao inicial sucesso do empreendimento, mais 300 hectares vão ser adicionados ao cultivo desta planta energética tão conhecida nossa.

Experimento similares em menor escala estão sendo feitos também no deserto do Arizona. As plantas levaram dois anos para produzir sementes no Havaí, e a primeira colheita foi feita no ano passado, com o  suficiente para fazer alguns galões de biodiesel e testar com sucesso em motores diesel da fazenda.

Os resultado até agora se mostram promissores e novas áreas serão adicionadas no futuro. Este é o primeiro plantio comercial para biocombustíveis em todo estado do Havai.

O estado do Havaí recentemente passou legislação colocando como objetivo reduzir sua dependência do petróleo e produzir 70 por cento das suas necessidades atuais com energia renovável até 2030,

Levantamentos feitos no ano passado demonstraram que o Havaí tem um potencial, usando Pinhão-manso, para produzir  20 a 22 milhões de galões de biodiesel por ano.

Novas Variedades Geneticamente Melhoradas de Pinhão-Manso no Mercado

Recentemente uma empresa americana anunciou o desenvolvimento de uma nova variedade de Pinhão-manso que aumenta a rentabilidade desta planta para mais de $800 dólares por hectare. Isto significa um incremento de mais de 300% comparada com as atuais variedades comerciais existentes no mercado.

Se estas afirmações forem confirmadas em operações comerciais, isto permitirá um avanço e crescimento em larga escala da produção de Jatropha como matéria prima de combustíveis renováveis e uma grande oportunidades para pequenos agricultores e investidores de biocombustíveis,

Pinhão-Manso e biocombustíveis aquícolas (algas e resíduos de pescado) são as grandes esperanças para livrar o planeta da atual dependência de petróleo.

Mais informações sobre biocombustíveis:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *