Células de Combustível: Geradores Lançados por Bloom Energy

Células de Combustível – O lançamento na semana passada das caixas (baterias-pilhas) geradores de eletricidade da Bloom Energy (Vale do Silício na Califórnia) repercutiu mundialmente .

Empresas como eBay-Paypal-Skype, Google, Coca-Cola, Wal-Mart, Fedex, Cox e Staples estão apoiando, envolvidas e usando Bloom Energy Servers.  Bloom promete gerar eletricidade barata, silenciosa, eficiente, limpa, amiga do meio ambiente, fácil de produzir,  ampliar e multiplicar.

Bloom Box Energy Server
Bloom Energy Servers na Sede da eBay – Produzindo Energia Barata, Silenciosa, Limpa, Fácil de Produzir, Ampliar e Multiplicar Usando Biogas como Combustível

Se funcionar como prometido, a possível combinação de uso das células de combustível de óxido sólido da Bloom, com energia solar e biocombustívies, pode realmente revolucionar o conceito de fonte localizada de produção de energia como temos conhecido até hoje.

Pense bem, usando as caixas bloom conectadas (similares a uma rede de servidores de computadores), é possível teoricamente abastecer o que for requerido. Cada caixa gera 100 kilowatts de energia – o que segundo a empresa – é suficiente para abastecer de eletricidade  50 casas ou um pequeno escritório. Precisando de mais energia, coloca mais servidores em juntos um do outro e o show continua.

Integração com Energia Solar e Biocombustívies como os de Origem Aquícolas

No caso da divulgada integração com energia solar, os servidores ou caixas de alumínio, podem funcionar como compensadores de cargas , back-up sistemas para dias nublados e a garantia de energia durante a noite.  Isto é, acoplando as caixas Bloom a um sistema, como o concentrador de energia termosolar, podemos  ter eletricidade 24/7 e 365 dias no ano.

Quando acrescentamos ao pacote energético  o uso de combustíveis renováveis (por exemplo: biocombustívies aquicolas baseados em algas e resíduos de pescados) tais como syngas  para alimentar  as células de combustível, é possível operar continuadamente um sistema  completamente independente a nível local.

Outra coisa importante: o retorno do investimento deve ser de 3 a 5 anos, com redução de emissão de carbono entre 40% e 100%, dependendo do combustível utilizado

Realidade Concreta e Aplicável aos Nossos Dias

O mais interessante de tudo isto  é que estamos falando de uma realidade concreta e aplicável nos nossos dias como nunca imaginamos antes. Imagine com a velocidade de inovações e conhecimentos atuais como serão estas células daqui a 3-5 anos. Lembra dos computadores que ocupavam andares inteiros e o que aconteceu com a chegada dos microchips?

2º Grupo de Geradores que fornecem energia a cidade do Lubango, Angola
Geradores que Fornecem Energia e Bastante Poluição a Cidade do Lubango, Angola

Esta inovação pode ser super importante para países com déficits energéticos crônicos como o Brasil. Cidades e capitais brasileiras sofrem diariamente com problemas de apagões, queda e falta sistemática de energia. Certas áreas urbanas e de capitais do Brasil têm queda de energia diárias e com hora marcada.

A solução aplicada pelo uso de geradores a diesel é caótica, cara, insustentável  e super poluidora.  Além do Brasil,  países como Angola, como Salomão Soares de Lubango mostrou aqui, sofrem intensamente de emissão de carbono destes geradores que causam toda sorte de problemas ambientais.

Um dos objetivos que mais admiro na Bloom Energy  é a determinação de fazer acessível, no futuro, os Energy Server à regiões isoladas e sub-desenvolvidas do mundo como  India e África. Se estes objetivos continuarem serão sem dúvida uma contribuição imensa à solução dos desafios energéticos destas regiões.

Criando Mudando-Transformando-Inovando
Células de Combustível para Celulares - O Futuro Próximo
Células de Combustível para Celulares – O Futuro Próximo

Contudo para se chegar a inovações como esta, foi preciso muito trabalho envolvendo mentes de imigrantes e nativas nos USA (o inventor é naturalizado americano nascido na Índia) e o suporte de investidores de visão que acreditaram no que muitos chamavam de impossível colocando money onde estavam suas bocas. Eles juntaram mentes, trabalho e 400 milhões de dólares durante 8 longos anos!

Sei que países Latino-Lusitanos, como o Brasil, Portugal, Angola e outros têm um número imenso de mentes privilegiadas e cientistas com capacidades mudadoras-transformadoras-inovadoras para criarem inventos extraordinários.  A questão é terem condição e suporte de colocarem em ação tudo que podem e sabem!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *