Ausente De Belo Jardim

Colaboracao: Ruy R. Leite

Ausente De Belo Jardim Passa Esse Filme Constantemente Na Minha Cabeça…

Lembro-me perfeitamente das grandes festas do dia 20 de Janeiro, quando vinha na época a abrilhantar a festa o Parque Caruaru, os coretos com as duas bandas de música, o pastoril com Saturnino Alves gastando e animando, os leilões com Sebastião Ludugero gritando, a procissão com grande volume de gente.

E também vendiam beira seca, gengibirra, tapioca, cachorro- quente, maçã do amor, rolete de cana. Tinha ainda as roletas, bicudas, bingos, era a maior festa do agreste, sem se falar nos grandes bailes com orquestras internacionais.

O encontro dos trens, na época era uma festa. Da sorveteria do Alemão, como também da sua piscina. Da primeira barragem, da inauguração da energia em 1958, era a despedida dos motores velhos. O início do calçamento feito por Artur Paes, a construção da maternidade Fernando de Abreu.

A antiga Praça da Matriz e a igreja velha. A construção da Praça Desembargador João Paes, a inauguração do Cine-Teatro São Jorge, do Cinema velho na Rua João Pessoa, a tipografia Minerva, as brincadeiras na palha de café no fim da Pedro Firmino, do filme “O último Cangaceiro” tendo como atores Cleto Mergulhão, Erasmo de Ventura, Seu Domicio Barros com seus cavalos e ainda a participação de Chico Pé de Quengo e Sinhorzinho, e ainda Zaíra Pimentel (filha do clarinetista Zé Pimentel).

Lembro dos músicos Pinote, Loro da Tuba, Zé Lopeu, Silvinho, Severino Gatinha, Severino de Seu Gonçalo, Jefessó, Jefté Campelo, Loro Sapinho e do maestro Zé Vieira. Dos atletas Zezinho Mano, Neco, Toinho de Simão, João Raposa, Tide, Toinho Lero, Elpídio,Pinga Fogo e outros.

Músicos, craques e amigos que tocam e jogam na orquestra e no time do primeiro andar. Tendo Jesus com maestro e São Pedro como treinador. Assista a esse filme e veja se não dá vontade de chorar.

4 comments

  1. Sou filho de padre Sampaio, não sei se conheceram.
    Gostaria de saber onde consigo os filmes o último cangaceiro?
    Grato

  2. Saudações do amigo que há muito não vejo só agora consigo assessar.
    Lrmbranças a Rosiel, brm como os familiares.

    Um abração fraterno de Gilvan Bico Doce.

  3. Caro Rosiel,talvez voce não tenha lembrança da minha pessoa,mas fui colega do seu irmão nos tempos do Ginasio e ia muito a vossa casa e estou sempre me comunicando com ele.Pois bem gostaria de mandar algumas historias e causos, a ex. do que Rui mandou e outros tem mandado.Aguardo instruções.

    Zeca

  4. Amigo, recentemente todos me chamam de doutor. Isto se deve ao fato de ter concluido o curso de direito… não faço nada dessas anedotas. O fato é que tudo esta assaz predestinado a ser o que é… sem metigações nem contorçoões… Rosiel Junior

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *