Energia Solar Térmica Concentrada

Energia Solar Térmica Concentrada: Maior Usina Solar Térmica do Mundo com Armazenamento Entra em Operação no Deserto do Arizona

Energia Solar Térmica Concentrada – Os setores de energia renovável e de usinas de energia solar térmica concentrada estão de olho no deserto de Arizona no momento em que a maior matriz de espelhos parabólicos do mundo com armazenamento térmico entrou em pleno funcionamento esta semana.

Energia Solar Térmica Concentrada Solana Entre em Operação (Fonte: APS)

Energia Solar Térmica Concentrada Solana Entre em Operação (Fonte: APS)

Como mostramos em dezenas de artigos anteriores, centrais de energia solar térmica concentrada,  como a Solana, usam uma inovadora de tecnologia de ponta na geração de eletricidade solar. A usina Solana tem capacidade de seis horas de armazenamento usando sal derretido que lhe permite produzir energia à noite ou em períodos nublados.

Solana, é um projeto de Energia Solar Concentrada de 280 megawatt (MW) de producão contínua de eletricidade localizada a 70 quilômetros a sudoeste de Phoenix, perto de Gila Bend, Arizona.

A construção foi iniciada no início de 2011 e entrou em operação esta semana para produzir energia suficiente para abastecer 70 mil famílias e evitará a emissão de 475.000 toneladas de CO2 por ano, comparada com uma usina movida à gás natural.

A tecnologia  usada no Arizona é a de calhas parabólicas acoplada a seis horas de capacidade de armazenamento de energia térmica usando sistemas de sal derretido (Molted Salt), permitindo a geração de energia durante os períodos de nublado e depois do anoitecer.

Solana é mais um projeto mostrando que energia solar térmica concentrada chegou para ficar e é um avanço sustentável na produção de eletricidade via fonte renovável. Arizona com este empreendimento pode se tornar a capital solar da América.

Na realidade, a entrada em funcionamento da Solana é mais um empreendimento que mostra a vitalidade de CSP tentando recuperar o terreno perdido para outros empreendimentos que optaram pela via fotovoltaica. O objetivo é mostrar que CSP com armazenamento pode tornasse imbatível como uma tecnologia sustentável renovável com os custos caindo rapidamente.

A tecnologia CSP da usina Solana produz eletricidade coletando o calor do sol para criar vapor que gira turbinas convencionais. A central solar térmica tem 2.700 espelhos parabólicos, que seguem o sol para concentrar o calor em um tubo contendo um fluido de transferência de calor.

Este fluido, um óleo sintético, pode chegar a uma temperatura perto 400 graus Celsius. O fluido de transferência de calor, então, flui para caldeiras, onde ele aquece a água para criar vapor. O vapor impulsiona duas turbinas de 140MW para produzir eletricidade, muito parecido com uma planta geradora de eletricidade tradicional.

A grande vantagem da Solana comparada com outras usinas de energia solar é a sua capacidade de armazenar o calor do sol até seis horas para produção elétrica à noite. Além de criar o vapor, o fluido de transferência de calor é usado para aquecer o sal derretido em tanques adjacentes das caldeiras de vapor.

Energia Solar Térmica Concentrada Solana Gerando Eletricidade à Noite (Fonte: APS)

Energia Solar Térmica Concentrada – Gráfico de CSP Gerando Eletricidade à Noite (Fonte: APS)

O sistema de armazenamento de energia térmica inclui seis pares de tanques quentes e frios com capacidade de 125.000 toneladas de sal, e o sal fundido é mantido a uma temperatura mínima de 277 graus Celsius.

Quando o sol se põe, o fluido de transferência de calor pode ser aquecido pelo sal fundido para criar o vapor, operando através dos tanques em vez do campo de espelhos parabólicos.

Isto faz com a Solana possa produzir sempre que seus clientes precisem de eletricidade incluindo nos períodos noturnos. A empresa distribuidora de energia que recebe a produção da Solana – APS – tem cerca de  1,1 milhões de clientes.

Todos nós que acreditamos e promovemos energia renovável parabenizamos a APS e a todos que fizeram deste sonho uma realidade sustentável.

Nestes videos você pode ver como uma usina de energia solar térmica concentrada funciona

Energia Solar Térmica Concentrada – Solana Operando

Comments are closed.