Conheça Belo Jardim

Colaboração: Humberto Frederico e S. Fonseca.

Humberto Frederico

O nome da cidade – Belo jardim – é um atrativo turístico e corresponde ao seu potencial para vários segmentos do turismo.

A geografia do seu município tem uma variedade de relevo e de vegetação que proporciona belas paisagens e construção de barragens e açudes que aumentam as suas belezas naturais.

O potencial turístico de Belo Jardim pode ser desenvolvido em vários segmentos da indústria do turismo (a que mais cresce no mundo, fonte: OMT-Organização Mundial de Turismo).Além do já existente que é de eventos da cidade (Jardim Cultural e Festas das Marocas).

Nos distritos de Belo Jardim existem atrativos únicos e variados à espera de investimento e divulgação, a pricipio o que pode ser o carro chefe para a divulgação e atração de investimentos privados é o turismo ecológico (EcoTurismo) por começar em pequena escala e promover a educação ambiental.

Entrad de BeloJardim

Entrada da Cidade - Belo Jardim, cidade abençoada por Deus, além de terra de Músicos, é também terra de Educadores, Artistas, Estilistas, Empresários visionários, Cientistas Internacionais e acima de todo de um Povo Bravo e Lutador

Pequeno resumo destes atrativos para vários segmentos turísticos:

Turismo ECOLÓGICO: trilhas em matas que levam os banhos de bica, mirantes e locais para piqueniques e acampamentos. (Pedra do cabloco, pedra da Onça, Cruzeiro de Itacaité).

Turismo CULTURAL: em vários distritos com seus folclores e foguedos (Dança do Siriri e Bacamarteiros, Distrito de Água Fria, Pastoril, Distrito de Serra dos Ventos e o artesanato sob a  coordenação de Ana Veloso

Turismo RELIGIOSO: que se caracteriza pela peregrinação e pagação de promessas e que já acontece a vários anos no Distritos de Água Fria (Sitío Passagem, Capela Nossa Senhora das Cabeças)

Turismo de AVENTURA: corridas de aventura, trilhas de bicicleta,trekking (trilhas a pé), rapel  (decidas verticais com apoio de cordas, que já acontecem há anos, registros em fotos e revistas) e montanhismo.

Turismo PEDAGÓGICO: em vários distritos, podendo ser estruturado para recepção de estudantes e educadores dos vários níveis de pesquisas e estudos (pinturas ruprestes em grutas e pedras no Distrito de Xucurú, associações de rendeiras de Xucurú  e associação das Paneleiras de Água Fria)

Turismo de ESPORTES: campeonato de jet ski (barragem Pedro Moura Júnior-Ipojuca), corridas de jipe croos e moto croos e corridas de aventura, (esta última citada em tópico de turismo de aventura).

Turismo de PESCA; com incentivo e capacitação da associação dos pescadores (Colônia Z28)

Turismo CONTEMPLATIVO: é um dos mais democráticos por ser um segmento do turismo em que todas as religiões e grupos exotéricos formam o público alvo (passeios de toyotas com paradas para fotografias e recepções com grande diferencial em todos os distritos).

Turismo SOCIAL: é dos segmentos que o próprio nome diz, o objetivo maior é a inclusão social, e é considerado o promotor da integração entre todas as camadas sociais.

Minha sugestão é a principio a organização de passeios nos fins de semanas, a divulgação dos mesmos e a busca de parcerias com associações e empresas da área de turismo ecológico, com responsabilidade sócio-ambiental.

“A água se torna  grandes rios e chega ao mar porque serve a todos  e sabe contornar obstáculos…(lau-tse)”

3 comments to Conheça Belo Jardim

  • walis batista

    No distrito Vila nova se encontra também pinturas rupestres e junto as pinturas se encontra esqueletos de pessoas, não sei se esses esqueletos são de pessoas pré históricas, pois eu ainda não fui olhar. por favor divulgue essa atração turistica de Belo jardim que está NO Distrito Vila nova.

  • Edna Santos

    Por favor estou fazendo pesquisa de Árvore Genealógica da minha família que viveram nesse Município,criadores de gado,família Santos. Soube que meus antepassados construiram a Capela Nossa Senhora das Cabeças,fiquei orgulhosa, mas necessito ajuda para confirmação dessa história.Existem poucas fontes de pesquisa das famílias até mesmo fotos da Capela .Será que se a Prefeitura fizesse um convênio com a Family Serch liberando: Cartórios, Cemitério e Órgãos Públicos facilitaria a pesquisa….mas por enquanto continuo a procurar sobre meu avô:Francisco Antonio dos Santos/meu bisavô:Antonio Francisco dos Santos.

  • ALDO F. INACIO

    Parabéns Fred, pela divulgação desta terra maravilhosa e ao site por oferecer este espaço.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>