Sustentabilidade: Água o Grande Desafio da Liderança Sustentável

Sustentabilidade – Recente relatório mundial de um mega Banco Americano conclui que quando chegarmos em 2030 será muito mais difícil obter ou comprar água do que petróleo e que a demanda do planeta pelo precioso líquido vai ser 40% maior do que a água disponível.

Sustentabilidade - Água o Grande Desafio do Século XXI
Sustentabilidade – Água o Grande Desafio do Século XXI

Quando sabemos que somente 0,7 % da água do mundo está disponível para o uso humano e que um pouco mais de 97% é salgada e cerca de 2 % está congelada nas calotas polares e que um bilhão de habitantes do planeta não têm acesso a água encanada, o assunto de aplicar sustentabilidade em nossos recursos aquáticos é vital em nossos dias.

Sempre digo nas minhas palestras sobre cidades inteligentes, liderança sustentável e sustentabilidade que escassez de água será sem dúvida um dos maiores desafios que enfrentaremos no futuro bem próximo, senão já agora, e o motivo de muitas guerras bélicas e legais que estamos presenciando e que teremos pela frente.

Os dados sobre consumo de água no mundo fornecidos pelas Nações Unidas mostram que em todo o mundo, agricultura é responsável por 70% de todo consumo de água, em comparação com 20% para a indústria e 10% para uso doméstico. Nas nações industrializadas, no entanto, indústrias consomem mais da metade da água disponível para uso humano.

Os dados mostram que as retiradas de água doce triplicaram nos últimos 50 anos. Demanda por água doce está aumentando em 64 bilhões de metros cúbicos por ano (1 metro cúbico = 1000 litros)

A população mundial está crescendo em cerca de 80 milhões de pessoas a cada ano. Mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares nos últimos anos estão exigindo mais consumo de água per capita.

Demanda de energia também está acelerando, com implicações correspondentes para a demanda de água. Quase 80% das doenças nos chamados países “em desenvolvimento” estão associados com a água, causando cerca 3 milhões mortes por ano. Por exemplo, 5.000 crianças morrem todos os dias de diarréia, ou uma em cada 17 segundos.

Segunda artigo publicado na revista Nature, quase um quarto da população do mundo vive em regiões onde a água subterrânea está sendo usado mais rápida do que pode ser reposta. “Os mais antigos e maiores aquíferos do mundo têm fornecido por milênios água para uso agrícola e industrial, mas agora estão sob a ameaça de superexploração e os reservatórios subterrâneos já não podem reconstituir-se a um ritmo sustentável.”

“Este uso excessivo vai levar à diminuição das águas subterrâneas e a disponibilidade de água potável para consumo humano e para o cultivo de alimentos.”

Quando vemos que o preço do litro de água engarrafado, em muitos países, custo mais do que um litro de leite, não precisamos ir muito adiante para ver a importância que a água representa para nossas vidas, comunidades de cidades e sustentabilidade do nosso planeta.

Sustentabilidade – Desequilíbrio Alarmante entre Oferta e Demanda de Água

Dados do Banco Mundial mostram que há um desequilíbrio alarmante de oferta-demanda de água a nível global, agravado pela poluição e drenagem dos aquíferos subterrâneos, reduzindo o abastecimento de água doce disponível.

Cidades que são abastecidas com água subterrânea estão bombeando como nunca e muito mais rápido do que os aquíferos são restabelecidos. Acrescenta-se a isto as constantes e recentes secas históricas que estão atingido os EUA, Brasil e muitos outros países do mundo.

Cidades como Phoenix, Chicago e Milwaukee se continuarem bombeando água nas taxas de retirada atuais, elas vão em duas ou três décadas secarem completamente seus poços e aquíferos de águas subterrâneas. E aí de onde virão para estas cidades?

A realidade é que devido ao crescimentos destas metrópoles, elas não só vão continuar bombeando, como estão fazendo hoje, mas vão aumentar massivamente seus consumos de água.

O relatório do banco americano prossegue dizendo que a questão de escassez de água afetaria a quase metade da população mundial. Uma maneira de reduzir a probabilidade disso acontecer é através da implementação de práticas de gestão sustentável inteligentes da água.

Então o que podemos fazer para preservar o nosso acesso a água potável com sustentabilidade? A aplicação de técnicas sustentáveis de manejo e controle de água potável em cidades inteligentes é uma das ou talvez a única alternativa viável para lidar com este mega desafio.

Veja o caso do consumo americano. Cada estadunidense típico consumo 375  litros de água por dia com uma população de 313,9 milhões em 2012  (U.S. Census Bureau), e não se preocupa muito em diminuir estes volumes.

Somente a conscientização da população começando por cada um em suas casas e práticas sustentáveis inteligentes de controle de desperdício de água podem atenuar estes desafios não somente nos EUA, Brasil e   em todo o mundo.

A realidade é que estamos enfrentando escassez de água e isto vai continuar se agravando a cada dia em todas as partes do planeta terra.

Enquanto isto não é colocado em prática, guerras jurídicas sobre disputas de água estão surgindo ou pipocando em muitas partes do Estados Unidos e do mundo. Os casos mais conhecidos são as guerras dos Tri-Estados sobre disputa da água envolvendo os estados da Geórgia, Alabama e Flórida e a nova guerra do estado da Geórgia e o Tennesse.

Por lado, cidades no mundo inteiro estão passando por desafios imensos devido a escassez e falta de acesso a água doce. Em artigos seguintes vamos conversar sobre dois exemplos típicos de cidades com estes desafios e as soluções que sugerimos para uma delas.

Sustentabilidade –  Um novo livro do Prof. Aecio D’Silva agora também em Português – “12 Princípios De Liderança Pessoal Sustentável” estará disponível brevemente na amazon.com.br, google books e Barnes & Nobles, AppleStore em formato digital Kindle, iPad, iPhone, ePub, Android, SonyReaders e qualquer outro format digital. Aguardem.

Séries Sustentabilidade Inteligente – Por: Dr. Aécio D’Silva, CEO, Moura Technologies & AIE-L

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *